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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Relação pedagógica como um jogar
???metadata.dc.creator???: Brito, Clovis da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Garcia, Joe de Assis
???metadata.dc.contributor.referee1???: Amaral Filho, Fausto dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Fernandes, Rui Eduardo Trindade
???metadata.dc.contributor.referee3???: Garanhani, Marynelma Camargo
???metadata.dc.contributor.referee4???: Eyng, Ana Maria
???metadata.dc.description.resumo???: Esta tese apresenta uma investigação teórica com foco no conceito de relação pedagógica. Com o intuito de desenvolver este conceito, explora a ideia de relação pedagógica como um jogar e utiliza como método de pesquisa um tipo de Análise Conceitual, o Desenvolvimento Conceitual explorado nas referências de Garcia (2012a), Wilson (2005) e Coombs e Daniels (1991). Ao utilizar tal método, nessa abordagem, e empregar o conceito de jogar como gerador de metalinguagem para auxiliar na interpretação e desenvolvimento do conceito de relação pedagógica, esta tese apresenta um olhar diferenciado sobre o tema, explora caminhos ainda pouco percorridos em pesquisas na área de Educação e propicia avanços nas discussões a respeito da relação pedagógica. Uma parte da investigação conceitual aqui realizada envolve uma revisão da literatura educacional a respeito do conceito de relação pedagógica com base nas obras de Postic (1990), Freire (2002) e Trindade (2009; 2012), nas quais foi percebida uma possibilidade de explorar o conceito de relação pedagógica a partir do conceito de jogar. Este foi pesquisado nas teorias de Wallon (2007), Piaget (1954; 1961; 1971; 1983; 1990; 1994; 1999), Vigotski (2010), Elias (2005) e Huizinga (1999), e é fundamentado, epistemologicamente, nos estudos do filósofo alemão Gadamer (1990) que, além de propor com sua teoria uma ruptura com a racionalidade do Iluminismo, apresenta uma diferenciação entre os conceitos de jogar (enquanto uma ação) e o jogo (enquanto um evento), e também propicia condição para entender o jogar como uma experiência circular que enriquece a discussão sobre o conceito de relação pedagógica. Com o auxílio do método de pesquisa é explorada a ideia de relação pedagógica como um jogar e, após abstrair elementos criativos para ampliar a compreensão do conceito a ser desenvolvido, são apresentados novos significados para a relação pedagógica por quatro perspectivas de análises. A primeira interpreta a relação pedagógica como uma adesão a condutas codificadas e, além de indicar a compreensão de algumas situações que acontecem na relação pedagógica, propõe que, para amenizar conflitos entre os envolvidos, sejam valorizados alguns momentos épicos da própria relação pedagógica. Na sequência, a relação pedagógica é interpretada como uma ocasião social de interdependência que permite entender que os envolvidos naquele processo, além de terem suas ações influenciando as ações dos outros, como em uma experiência de ação e reação, não são adversários, mas coadjuvantes, ou seja, o objetivo de professores e alunos na relação pedagógica é realizar a própria manutenção do processo como parceiros. Posteriormente é interpretada a relação pedagógica como uma elaboração e reelaboração de si na qual é percebido que docentes e principalmente os discentes, tanto para entrar na relação pedagógica, como para permanecer naquele processo, ampliam suas possibilidades criativas – que é uma das qualidades almejada e estimulada na relação pedagógica atual. Por último é interpretada a relação pedagógica como uma representação circular, com base na qual se propõe um outro tipo de envolvimento na relação pedagógica para esta ser caracterizada como tal.
Abstract: This thesis presents a theoretical investigation focusing on the concept of pedagogical relationship. In order to develop this concept, the paper explores the idea of pedagogical relationship as a play, and as a research method it uses a type of Conceptual Analysis called the Conceptual Development explored in references of Garcia (2012a), Wilson (2005) and Coombs; Daniels (1991). By using this method, in this approach, and employing the concept of play as a meta-language creator to assist in the interpretation and development of the concept of pedagogical relationship, this thesis presents a different view on the subject, explores ways still poorly covered in research in education and promotes advances in discussions about the pedagogical relationship. A part of the conceptual research here undertaken involves a review of the educational literature about the concept of pedagogical relationship based on the works of Postic (1990), Freire (2002), and Trindade (2009; 2012), in which it was perceived a chance to explore the term pedagogic relationship from the concept of play. This concept was researched in the theories proposed by Wallon (2007), Piaget (1954; 1961; 1971; 1983; 1990; 1994; 1999), Vigotski (2010), Elias (2005), and Huizinga (1999), and is grounded, epistemologically, in studies of the German philosopher Gadamer (1990) who, in addition to proposing a break with the rationality of the Enlightenment, introduces a differentiation between the concepts of play (as an action) and game (as an event), and also provides a condition to understand the play as a circular experience that enriches the discussion about the concept of pedagogical relationship. With the aid of the research method, this theses explores the idea of pedagogical relationship as a play and, after abstracting creative elements to broaden the understanding of the concept being developed, new meanings are presented to the pedagogical relationship through four analyzes perspectives. The first one interprets the pedagogical relationship as an adherence to codified behaviors and, besides indicating the understanding of some situations that happen in the pedagogical relationship, it proposes that, in order to ease conflicts among the parties, some epic moments of the pedagogical relationship be valued. Then, the pedagogical relationship is interpreted as a social occasion of interdependence that allows us to understand the process involved in it, in addition to having their actions influencing the actions of others, as an experience of action and reaction, are not adversaries, but supporters; that is, the aim of teachers and students in the pedagogical relationship is to perform their own process maintenance as partners. Subsequently, the pedagogical relationship is interpreted as a drafting and redrafting of itself in which it is perceived that teachers and especially the students, both to enter the pedagogical relationship as to stay in that process, expand their creative possibilities – that is one of the desired and stimulated qualities in the current pedagogical relationship. Finally, the pedagogical relationship is interpreted as a circular representation based on which this theses proposes another type of involvement in the pedagogical relationship to this be characterized as such.
Keywords: Educação
Relação pedagógica
Jogar
Análise conceitual
Education
Pedagogical relation
Play
Conceptual analysis
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Educação
Citation: Brito, Clovis da Silva. Relação pedagógica como um jogar. 2014. 160 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2102
Issue Date: 15-Aug-2014
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

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