Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2093
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Juliana de Cássia Ferreira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1454797513607751por
dc.contributor.advisor1Donato, Sueli Pereira-
dc.contributor.advisor-co1Souza, Maria Antônia-
dc.contributor.referee1Nagel, Jaqueline Salanek de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-05-19T14:33:22Z-
dc.date.issued2025-03-25-
dc.identifier.citationSilva, Juliana de Cássia Ferreira da. Representações sociais de coordenadores pedagógicos sobre o seu trabalho no cotidiano escolar na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. 2025. 185 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2093-
dc.description.resumoA presente dissertação tematiza a representações sociais de coordenadores pedagógicos sobre o seu trabalho no cotidiano escolar. Esta articula a Linha de pesquisa: Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), faz parte das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa “Formação de Professores, Cidade Educadora e Representações Sociais” (FOPCIERS) articulado ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação/CIERS-Ed, da Fundação Carlos Chagas/FCC, e à Cátedra da UNESCO sobre “Profissionalização Docente”. E surge das inquietações de uma coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Curitiba sobre seu trabalho no cotidiano escolar. Neste sentido, propõe-se como problema de pesquisa: quais as representações sociais de Coordenadores(as) Pedagógicos(as) sobre o seu trabalho no contexto do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, na Rede Municipal de Ensino de Curitiba/PR, na relação com o Decreto nº1622/2022? E a finalidade deste estudo é compreender as representações sociais de coordenadores(as) pedagógicos(as) sobre seu trabalho no cotidiano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais na Rede Municipal de Ensino de Curitiba/PR, na relação com o Decreto nº1622/2022. Para tanto, descreve as atribuições dos coordenadores no cotidiano da RME de Curitiba, tomando como referência a legislação vigente da RME de Curitiba, identifica o conteúdo dos processos de ancoragem e objetivação das representações sociais sobre o trabalho do coordenador pedagógico e relaciona os conteúdos dos processos de ancoragem e objetivação das representações sociais de coordenadores pedagógicos sobre seu trabalho no cotidiano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais na Rede Municipal de Ensino de Curitiba/PR com o Decreto nº 1622/2022. O desenvolvimento desta pesquisa adotou a perspectiva qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994), exploratória e com o aporte teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 1978, 2003, 2015) com base na Abordagem Processual de Jodelet (2001). Os participantes da pesquisa foram 14 coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, selecionados de acordo com tempo de atuação na função de dois anos, no mínimo, atuantes no Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Como procedimentos para produção de dados: utilizou-se questionário contendo a dimensão sociodemográfica com questões fechadas (Sá, 1998), seguindo de entrevista semiestruturada referente a aspectos do cotidiano escolar e das atribuições da função de coordenador pedagógico. Como recurso tecnológico utilizou-se o software: IRAMUTEQ com opção pela Classificação Hierárquica Descendente (CHD), que gerou duas categorias nomeadas pela pesquisadora de “O trabalho da coordenadora pedagógica” e “Gestão escolar”, subdivididas em cinco classes, que foram organizados com apoio da análise de conteúdo de Bardin (2021), e analisados com base no aporte teórico, sobre o trabalho do coordenador pedagógico no cotidiano escolar, tendo como principais autores: Placco (2012), Almeida (2006), Christov (2012), Nagel (2017, 2022) Vasconcellos (2009) e Libâneo (2006), entre outros. Sobre a Teoria das Representações Sociais destacam-se autores como Moscovici (1978; 2003; 2015), Sá (1996; 1998); Jodelet (2001), entre outros. Concluiu-se que a RS das CPs sobre o seu trabalho reflete uma função com trabalhos de ordem técnicas, relegando a segundo plano o trabalho pedagógico, e influencia na identidade profissional.por
dc.description.abstractThis dissertation addresses the social representations of pedagogical coordinators about their work in everyday school life. It articulates the Research Line: Pedagogical Practices: Articulating Elements of the Postgraduate Program in Education at the Tuiuti University of Paraná (UTP), and is part of the research developed by the Research Group “Teacher Training, Educating City and Social Representations” (FOPCIERS) in conjunction with the International Center for Studies in Social Representations and Subjectivity – Education/CIERS-Ed, of the Carlos Chagas Foundation/FCC, and the UNESCO Chair on “Teacher Professionalization”. It arises from the concerns of a pedagogical coordinator of the Municipal Education Network of Curitiba about her work in everyday school life. In this sense, the following research problem is proposed: what are the social representations of Pedagogical Coordinators about their work in the context of Elementary Education - Initial Years, in the Municipal Education Network of Curitiba/PR, in relation to Decree No. 1622/2022? And the purpose of this study is to understand the social representations of pedagogical coordinators about their work in the daily life of Elementary Education - Initial Years in the Municipal Education Network of Curitiba/PR, in relation to Decree No. 1622/2022. To this end, it describes the attributions of the coordinators in the daily life of the RME of Curitiba, taking as a reference the current legislation of the RME of Curitiba, identifies the content of the processes of anchoring and objectification of social representations about the work of the pedagogical coordinator and relates the contents of the processes of anchoring and objectification of the social representations of pedagogical coordinators about their work in the daily life of Elementary Education - Initial Years in the Municipal Education Network of Curitiba/PR with Decree No. 1622/2022. The development of this research adopted the qualitative perspective (Bogdan; Biklen, 1994), exploratory and with the theoretical-methodological contribution of the Theory of Social Representations (Moscovici, 1978, 2003, 2015) based on Jodelet's Processual Approach (2001). The research participants were 14 pedagogical coordinators from the Municipal Education Network of Curitiba, selected according to their time of experience in the role of at least two years, working in Elementary Education – Initial Years. As procedures for data production: a questionnaire containing the sociodemographic dimension with closed questions was used (Sá, 1998), followed by a semi-structured interview regarding aspects of the school routine and the duties of the pedagogical coordinator role. As a technological resource, the software IRAMUTEQ was used with the option for Descending Hierarchical Classification (CHD), which generated two categories named by the researcher as “The work of the pedagogical coordinator” and “School management”, subdivided into five classes, which were organized with the support of Bardin's content analysis (2021), and analyzed based on the theoretical contribution, on the work of the pedagogical coordinator in everyday school life, with the main authors: Placco (2012), Almeida (2006), Christov (2012), Nagel (2017, 2022) Vasconcellos (2009) and Libâneo (2006), among others. Regarding the Theory of Social Representations, authors such as Moscovici (1978; 2003; 2015), Sá (1996; 1998); Jodelet (2001), among others, stand out. It was concluded that the RS of the CPs about their work reflects a function with technical tasks, relegating pedagogical work to the background, and influences professional identity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2025-05-19T14:33:22Z No. of bitstreams: 1 REPRESENTACOES SOCIAIS DE COORDENADORES.pdf: 3110203 bytes, checksum: 51506ddaaff437f24912032ed7de366f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-19T14:33:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 REPRESENTACOES SOCIAIS DE COORDENADORES.pdf: 3110203 bytes, checksum: 51506ddaaff437f24912032ed7de366f (MD5) Previous issue date: 2025-03-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectCoordenador pedagógicopor
dc.subjectCotidiano escolarpor
dc.subjectSocial representationseng
dc.subjectPedagogical coordinatoreng
dc.subjectDaily school lifeeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleRepresentações sociais de coordenadores pedagógicos sobre o seu trabalho no cotidiano escolar na Rede Municipal de Ensino de Curitibapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REPRESENTACOES SOCIAIS DE COORDENADORES.pdf3.04 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.