| ???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2085| ???metadata.dc.type???: | Dissertação |
| Title: | A formação jurídica e as polêmicas sobre a oferta do curso de direito na modalidade EAD |
| ???metadata.dc.creator???: | Tedesko, Danielle ![]() |
| ???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Salomé, Josélia Schwanka |
| ???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: | Amaral Filho, Fausto dos Santos |
| ???metadata.dc.contributor.referee1???: | Brito, Glaucia da Silva |
| ???metadata.dc.contributor.referee2???: | Souza, Maria Antônia de |
| ???metadata.dc.description.resumo???: | A presente dissertação traz o enlace entre as áreas da educação e do direito, tendo como objeto o estudo da formação jurídica do advogado. Uma das questões discutidas neste trabalho, diz respeito às atividades presenciais e, se as mesmas poderiam ser suprimidas do treinamento técnico e prático necessários aos acadêmicos do curso superior em Direito. Assim tem-se a problemática da pesquisa, qual seja, Quais fatores incidem na oferta do curso de Direito na modalidade à distância? O objetivo geral tratou de analisar a formação acadêmica do estudante do curso superior de Direito e os apontamentos dos documentos que tratam do ensino na modalidade a distância do curso de Direito. Como objetivos espefificos a presente dissertação propôs realizar o levantamento das principais Legislações e Regulamentações Nacionais que estabelecem as diretrizes norteadoras do curso de Direito bem como tratar das especificidades da Educação a Distância atrelada a formação profissional do bacharel em Direito além de abordar o posicionamento e diretrizes jurídicas, pedagógicas e políticas no que tange a autorização para funcionamento do curso de Direito na modalidade EaD. Para a construção dessa dissertação, como percurso metodológico, foi realizado um estudo documental, através da pesquisa do conjunto petitório e decisões judiciais em trâmite perante a Justiça Federal do Distrito Federal e do Supremo Tribunal Federal. Sendo o curso de Direito pertencente a ciência social aplicada que exige correlação entre conhecimento teórico e habilidades práticas este restaria prejudicado frente aoferta do curso na modalidade a distância, mesmo havendo a obrigatoriedade de atividades presenciais as quais seriam insuficientes para garantir o treinamento técnico e prático necessários aos acadêmicos do curso superior em Direito. Nessa perspectiva, não se trata de conservadorismo nem tão pouco do fechamento de um sistema educativo e sim uma preocupação com a qualidade dos cursos jurídicos. |
| Abstract: | This dissertation brings the link between the areas of education and law, having as its object the study of the legal training of lawyers. One of the issues discussed in this work concerns face-to-face activities and whether they could be removed from the technical and practical training required by law students. So there is the research problem, which is, What factors affect the offer of the Law course in the distance modality? The general objective was to analyze the academic formation of the student of the Law course and the notes of the documents that deal with distance education in the Law course. As specific objectives, this dissertation proposed to carry out a survey of the main National Legislation and Regulations that establish the guiding guidelines of the Law course, as well as address the specifics of Distance Education linked to the professional training of the Bachelor of Law, in addition to addressing the legal position and guidelines , pedagogical and political regarding the authorization for the operation of the Law course in the distance education modality. For the construction of this dissertation, as a methodological path, a documental study was carried out, through the research of the set of petitions and judicial decisions in process before the Federal Court of the Federal District and the Federal Supreme Court. Since the Law course belongs to applied social science, which requires a correlation between theoretical knowledge and practical skills, it would be hampered by the offer of the course in the distance modality, even though face-to-face activities are mandatory, which would be insufficient to guarantee technical and practical training necessary for the academics of the law degree. From this perspective, it is not a question of conservatism or the closing of an educational system, but a concern with the quality of legal courses. |
| Keywords: | Ensino superior Educação a distância Curso de direito Política educacional Constituição Federal University education Distance education Law course Educational politics Federal Constitution |
| ???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| ???metadata.dc.language???: | por |
| ???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Tuiuti do Paraná |
| ???metadata.dc.publisher.initials???: | UTP |
| ???metadata.dc.publisher.department???: | Educação |
| ???metadata.dc.publisher.program???: | Mestrado em Educação |
| Citation: | Tedesko, Danielle. A formação jurídica e as polêmicas sobre a oferta do curso de direito na modalidade EAD. 2021. 171 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2021. |
| ???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2085 |
| Issue Date: | 10-Nov-2021 |
| Appears in Collections: | MESTRADO EM EDUCAÇÃO |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| A FORMACAO JURIDICA E.pdf | 5.04 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

