Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2083
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorWojciechowski, Alua Bianchi-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0030245169382708por
dc.contributor.advisor1Garcia, Joe-
dc.contributor.referee1Luz, Araci Asinelli da-
dc.contributor.referee2Amaral Filho, Fausto dos Santos-
dc.date.accessioned2025-04-02T14:27:19Z-
dc.date.issued2021-05-24-
dc.identifier.citationWojciechowski, Alua Bianchi. O conceito de fantasia em Gianni Rodari: implicações pedagógicas para a escola da infância. 2021. 107 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2083-
dc.description.resumoEsta dissertação situada no campo dos estudos sobre Educação Infantil objetiva analisar o conceito de fantasia que permeia a obra Gramática da Fantasia (1982) de Gianni Rodari, considerando suas implicações para a escola da infância. Com esse propósito, buscamos primeiramente apresentar a biografia do autor (ARGILLI, 1990; CAMBI, 1990; DE LUCA, 1991; ROGHI, 2020) ressaltando fatos de sua vida que nos aproximam de suas ideias voltadas ao trabalho com a fantasia direcionado às crianças, bem como a relação que estabeleceu com as escolas municipais infantis da cidade italiana de Reggio Emilia e, especialmente, com Loris Malaguzzi, pedagogo e diretor de tais escolas. Rodari foi professor, jornalista e escritor e todo seu trabalho literário, principalmente o realizado ao longo dos anos 1960 e 1970, foi voltado à linguagem articulada à fantasia, colocando-se na contramão do modelo de escola que operava em sua época e que ainda nos parece muito familiar, quando valoriza a memória e a atenção em detrimento à imaginação, e que ensina a reproduzir e consumir cultura sem dar espaço para criá-la e impossibilitando a autoria de pensamento. Na sequência, exploramos as concepções de criança e infância, baseando-nos em teóricos da Sociologia da Infância (SARMENTO, 2003, 2008, 2013; CORSARO, 2002, 2008; QVORTRUP, 2011) e, na perspectiva pedagógica da abordagem Reggio Emilia (MALAGUZZI, 1993, 1999; RINALDI, 2017), apresentamos, além das concepções de criança e infância, a concepção de escola da infância. Em seguida, apresentamos um breve panorama da legislação e das diretrizes voltada à infância no Brasil, ressaltando pontos cruciais que remetem à influência italiana. Ainda, trazemos à luz, autores contemporâneos que estudaram a fantasia na infância (BARBOSA, 2007; EGAN, 2007; HARRIS, 2005; SARMENTO, 2003) e enfocamos, principalmente, as ideias do psicólogo russo Lev Vygotsky, o qual foi um dos estudiosos de maior influência para a constituição do pensamento rodariano acerca da fantasia. No último capítulo, apresentamos o método de desenvolvimento conceitual, proposto por Coombs e Daniels (1991), utilizado para desenvolver o conceito de fantasia na Gramática da Fantasia (RODARI, 1982), então, apresentamos o conceito desenvolvido em três perspectivas distintas, porém complementares: (i) a fantasia como função da experiência; (ii) a fantasia como instrumento do ato criativo; (iii) a fantasia como estranhamento e, com isso, discorremos sobre as implicações pedagógicas desse conceito para a escola da infância, partindo de estudos e documentações pedagógicas sobre práticas realizadas nas escolas de Reggio Emilia (BEGA; TAGLIATI, 2018; FILIPPINI; VECCHI, 2014; GIROLIMETTI, SERRAINO; 2014). Assim, destacamos como resultado desta investigação: o desenvolvimento do conceito de fantasia de Rodari, a partir das três perspectivas referenciadas, as quais nos permitiram pensar suas implicações pedagógicas para a escola da infância.por
dc.description.abstractThis dissertation located in the field of studies on Early Childhood Education aims to analyze the concept of fantasy that permeates Gianni Rodari's Grammatica da Fantasia (1982), considering its implications for the childhood school. For this purpose, we first seek to present the author's biography (ARGILLI, 1990; CAMBI, 1990; DE LUCA, 1991; ROGHI, 2020) highlighting facts of his life that bring us closer to his ideas about working with fantasy aimed at children, as well as the relationship he established with municipal children's schools in the Italian city of Reggio Emilia and, especially, with Loris Malaguzzi, educator and director of such schools. Rodari was a teacher, journalist and writer and all his literary work, especially that carried out throughout the 1960s and 1970s, was aimed at a language articulated with fantasy, putting himself against the school model that operated in his time and that still exists in us. it seems very familiar, when it values memory and attention over imagination, and it teaches how to reproduce and consume culture without giving space to create it and making thought authorship impossible. Next, we explore the conceptions of child and childhood, based on theorists of the Sociology of Childhood (SARMENTO, 2003, 2008, 2013; CORSARO, 2002, 2008; QVORTRUP, 2011) and, in the pedagogical perspective of the Reggio Emilia approach (MALAGUZZI , 1993, 1999; RINALDI, 2017), we present, in addition to the conceptions of child and childhood, the conception of childhood school. Then, we present a brief overview of legislation and guidelines aimed at children in Brazil, highlighting crucial points that refer to the Italian influence. Still, we bring to light contemporary authors who have studied childhood fantasy (BARBOSA, 2007; EGAN, 2007; HARRIS, 2005; SARMENTO, 2003) and we focus mainly on the ideas of Russian psychologist Lev Vygotsky, who was one of the scholars of greater influence for the constitution of Rodariano's thinking about fantasy. In the last chapter, we present the method of conceptual development, proposed by Coombs and Daniels (1991), used to develop the concept of fantasy in the Grammar of Fantasy (RODARI, 1982), so we present the concept developed in three distinct but complementary perspectives. : (i) fantasy as a function of experience; (ii) fantasy as an instrument of the creative act; (iii) fantasy as estrangement and, with this, we discuss the pedagogical implications of this concept for the childhood school, based on studies and pedagogical documentation on practices carried out in the schools of Reggio Emilia (BEGA; TAGLIATI, 2018; FILIPPINI; VECCHI, 2014; GIROLIMETTI, SERRAINO; 2014). Thus, we highlight as a result of this investigation: the development of the concept of fantasy by Rodari, from the three perspectives mentioned, which allowed us to think about its pedagogical implications for the childhood school.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2025-04-02T14:27:19Z No. of bitstreams: 1 O CONCEITO DE FANTASIA.pdf: 925474 bytes, checksum: a73df4df3532d835ad1148c4e16a3b9d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-02T14:27:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O CONCEITO DE FANTASIA.pdf: 925474 bytes, checksum: a73df4df3532d835ad1148c4e16a3b9d (MD5) Previous issue date: 2021-05-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectAnálise conceitualpor
dc.subjectImaginaçãopor
dc.subjectReggio Emiliapor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectCreativityeng
dc.subjectConceptual analysiseng
dc.subjectImaginationeng
dc.subjectReggio Emiliaeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO conceito de fantasia em Gianni Rodari: implicações pedagógicas para a escola da infânciapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O CONCEITO DE FANTASIA.pdf903.78 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.