| ???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2081| ???metadata.dc.type???: | Dissertação |
| Title: | O letramento crítico na área de língua portuguesa em escolas públicas de ensino médio |
| ???metadata.dc.creator???: | Bonka, Izabel Cristina Batista Savio |
| ???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Garcia, Joe |
| ???metadata.dc.contributor.referee1???: | Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo |
| ???metadata.dc.contributor.referee2???: | Leite, Maria Alzira |
| ???metadata.dc.description.resumo???: | Esta dissertação apresenta uma investigação qualitativa e exploratória sobre as práticas pedagógicas de letramento crítico desenvolvidas por um grupo de professores de Língua Portuguesa, de escolas públicas estaduais de Ensino Médio, no município de Campo Largo, no Paraná. Por meio da utilização de diferentes abordagens e materiais, essas práticas influenciam o desenvolvimento da consciência crítica dos alunos, os quais aprendem a expressar suas visões, posições, entendimentos e significados. É nesse contexto que os professores exercem responsabilidade de cunho pedagógico, social e cultural. No entanto, a literatura educacional, particularmente brasileira, apresenta lacunas sobre como tais práticas são exercidas. Nessa perspectiva, o objetivo geral foi analisar como aquele grupo de professores desenvolvia práticas pedagógicas de letramento crítico. Os procedimentos metodológicos englobaram levantamento e revisão de literatura, análise de documentos e trabalho de campo. O referencial teórico destaca estudos de autores como Soares (2008, 2010), Kleiman (1995) e Rojo (2010), para discutir letramento; Sardinha (2018), Street (2013) e Freire (1987, 1996), para discutir linguagem e consciência crítica; e Saviani (1995, 2003), para fundamentar a prática pedagógica na concepção histórico-crítica. O levantamento de campo foi feito em duas escolas com desempenhos históricos distintos no ENADE. Os participantes da pesquisa foram três professores que aceitaram cooperar com a pesquisa. Foi realizada aplicação de questionário online e entrevista semiestruturada. A análise de conteúdo das entrevistas seguiu o método proposto por Bardin (1977), em que foram elaboradas três categorias que permitiram conhecer as práticas pedagógicas de letramento crítico desenvolvidas pelos professores: exploração de diferentes gêneros textuais; promoção da reflexão crítica entre os alunos sobre suas realidades; abordagens didáticas diferenciadas. Dentre os resultados, destacamos que as práticas pedagógicas de letramento crítico desenvolvidas estão relacionadas com o uso de diferentes gêneros textuais orais e escritos e de diversas abordagens didáticas, com vistas ao desenvolvimento da consciência crítica dos alunos. |
| Abstract: | This dissertation presents a qualitative and exploratory investigation on critical literacy pedagogical teaching methods promoted by a group of Portuguese teachers that work in two state public high schools, in the municipality of Campo Largo, in Paraná. Through the use of different approaches and materials, these practices influence the critical awareness development among students, who learn to express their views, positions, understandings, and meanings. That is the context that teachers exercise pedagogical, social, and cultural responsibility. However, the educational literature, particularly Brazilian, presents gaps about how those practices are executed. Following this perspective, the main goal of this dissertation was to analyze how that group of teachers developed critical literacy practices. The research procedures included survey and literature review, document analysis, and fieldwork. The theoretical framework highlights studies by authors such as Soares (2008, 2010), Kleiman (1995), and Rojo (2010), to discuss literacy; Sardinha (2018), Street (2013), and Freire (1987, 1996), to discuss language and critical awareness; and Saviani (1995, 2003), to base the pedagogical practice in the historical-critical conception. The fieldwork happened in two schools, with different historical performances at ENADE. The research participants were three teachers who agreed to participate in the research. An online questionnaire and semi-structured interview were applied. The data content analysis followed a method proposed by Bardin (1977), by which three categories were elaborated, and allowed to know the pedagogical practices of critical literacy developed by the teachers: exploration of different textual genres; promoting critical reflection among students about their realities; different teaching approaches. Among the results, we highlight that the pedagogical practices of critical literacy developed are related to using different oral and written textual genres and different didactic approaches, with a view to the development of critical awareness of students. |
| Keywords: | Educação Ensino médio Letramento crítico Práticas pedagógicas Língua portuguesa Education High school Critical literacy Pedagogical practices Portuguese language |
| ???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| ???metadata.dc.language???: | por |
| ???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Tuiuti do Paraná |
| ???metadata.dc.publisher.initials???: | UTP |
| ???metadata.dc.publisher.department???: | Educação |
| ???metadata.dc.publisher.program???: | Mestrado em Educação |
| Citation: | Bonka, Izabel Cristina Batista Savio. O letramento crítico na área de língua portuguesa em escolas públicas de ensino médio. 2021. 93 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2021. |
| ???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2081 |
| Issue Date: | 22-Mar-2021 |
| Appears in Collections: | MESTRADO EM EDUCAÇÃO |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| O LETRAMENTO CRITICO.pdf | 1.23 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
