| ???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2080Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Rodrigues, Soiara Vaz de Oliveira | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1003555331881056 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Souza, Maria Antônia de | - |
| dc.contributor.advisor-co1 | Schlesener, Anita Helena | - |
| dc.contributor.referee1 | Cruz, Rosana Aparecida da | - |
| dc.contributor.referee2 | Rosa, Maria Arlete | - |
| dc.contributor.referee3 | Pianovski, Regina Bonat | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-31T16:23:03Z | - |
| dc.date.issued | 2020-12-17 | - |
| dc.identifier.citation | Rodrigues, Soiara Vaz de Oliveira. Prática pedagógica em escola do campo e os “alunos inclusos”: interrogações necessárias.. 2020. 115 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2020. | por |
| dc.identifier.uri | https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2080 | - |
| dc.description.resumo | O objeto desta pesquisa é a prática pedagógica em escolas do campo e os “alunos inclusos”: interrogações necessárias. O objetivo central da pesquisa é analisar quais as marcas da prática pedagógica, em alunos “inclusos” na escola do campo. Para o desenvolvimento da pesquisa, buscamos trabalhar com o conceito de prática pedagógica, conforme estudos de Maria Antônia de Souza (2016). Com o intuito de aprofundar esse conceito sob o ponto de vista da prática como práxis, trabalhamos em conjunto a obra de Adolfo Sánchez Vázquez, Filosofia da Práxis, na qual o autor reforça a práxis como a união dialética entre teoria e prática (VÁZQUEZ, 1997, p. 185). Os seguintes objetivos específicos foram definidos: Identificar entre os sujeitos, professor, aluno e família, a relação com a prática pedagógica; Identificar a influência das múltiplas determinações na prática pedagógica, de inclusão e a ingerência neste processo. Interrogar disputas político-pedagógicas em torno da concepção de inclusão de pessoas com deficiência. Analisar qual o impacto no desenvolvimento dos sujeitos envolvidos no processo de inclusão. A pesquisa caracteriza-se como sendo de natureza qualitativa e quantitativa, nos termos de Ludke e André (1986). Para isso, utilizamos os seguintes instrumentos de pesquisa: observação participativa, com registro em diário de campo, nos termos de Tozoni-Reis e Campos (2009, p. 64), coleta feita junto aos professores e alunos no percurso de casa até a escola e a participação na formação continuada, na escola. Como instrumento documental, realizamos uma leitura minuciosa dos seguintes documentos: Projeto PolíticoPedagógico (PPP) e Regimento Escolar – Centro Municipal de Atendimento Especializado (CEMAE), sob termos de Ludke e André (1986, p. 38). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética no Parecer Consubstanciado do CEP, sob o número 4.221.177. A pesquisa de campo sofreu alterações devido ao ano atípico para todos os segmentos, causado pela pandemia, que nos obrigou a trabalhar de forma diferente, assim, os encontros com os professores e famílias foram quinzenais. Com a pesquisa, foi possível constatar que, prática pedagógica sob o olhar da práxis só pode ser compreendida na perspectiva da totalidade, reforçando que, os determinantes influenciam, não só a prática pedagógica, mas a base estrutural da educação. Assim, sem a práxis, a exclusão é evidenciada, no plano dos direitos, acendendo políticas contraditórias que elaboram estratégias focadas na diferença, como sintoma da desigualdade social. Iniciamos a pesquisa interrogando a “inclusão”, contudo chegamos ao resultado de que, não se trata nem de inclusão, nem exclusão, a sociedade brasileira traz problemas mais profundos. Que nossa luta não seja contraditória, excluir para incluir, mas que lutemos por novas formas de relações sociais. | por |
| dc.description.abstract | The object of this research is the pedagogical practice in rural schools and the “included students”: necessary questions. The main objective of the research is to analyze which are the marks of the pedagogical practice, in students "included" in the rural school. For the development of the research, we seek to work with the concept of pedagogical practice, according to studies by Maria Antônia de Souza (2016). In order to deepen this concept from the point of view of practice as praxis, we work together the work of Adolfo Sánchez Vázquez, Philosophy of Praxis, in which the author reinforces praxis as the dialectical union between theory and practice (VÁZQUEZ, 1997, p. 185). The following specific objectives were defined: To identify, among the subjects, teacher, student and family, the relationship with the pedagogical practice; Identify the influence of multiple determinations on pedagogical practice, inclusion and interference in this process. Interrogate political-pedagogical disputes around the concept of inclusion of people with disabilities. Analyze the impact on the development of the subjects involved in the inclusion process. The research is characterized as being of a qualitative and quantitative nature, in the terms of Ludke and André (1986). For this, we used the following research instruments: participatory observation, recorded in a field diary, in the terms of Tozoni-Reis and Campos (2009, p. 64), collection made with teachers and students on the way home to school and participation in continuing education, at school. As a documentary instrument, we carried out a thorough reading of the following documents: Political-Pedagogical Project (PPP) and School Rules - Municipal Center for Specialized Care (CEMAE), under the terms of Ludke and André (1986, p. 38). The research was approved by the Ethics Committee in the CEP Consubstantiated Opinion, under number 4,221,177. The field research underwent changes due to the atypical year for all segments, caused by the pandemic, which forced us to work differently, so the meetings with teachers and families were fortnightly. With the research, it was possible to verify that, pedagogical practice under the perspective of praxis can only be understood in the perspective of the totality, reinforcing that the determinants influence not only the pedagogical practice, but the structural basis of education. Thus, without praxis, exclusion is evidenced, in terms of rights, igniting contradictory policies that develop strategies focused on difference, as a symptom of social inequality. We started the research questioning “inclusion”, however we arrived at the result that, it is neither inclusion nor exclusion, Brazilian society brings deeper problems. May our struggle not be contradictory, exclude to include, but that we fight for new forms of social relations. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2025-03-31T16:23:03Z No. of bitstreams: 1 PRATICA PEDAGOGICA EM ESCOLA.pdf: 2757814 bytes, checksum: 1c2ee9838d37f8f0aebea691f7b5df15 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-31T16:23:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PRATICA PEDAGOGICA EM ESCOLA.pdf: 2757814 bytes, checksum: 1c2ee9838d37f8f0aebea691f7b5df15 (MD5) Previous issue date: 2020-12-17 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Tuiuti do Paraná | por |
| dc.publisher.department | Educação | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UTP | por |
| dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
| dc.subject | Inclusão | por |
| dc.subject | Educação do campo | por |
| dc.subject | Escolas do campo | por |
| dc.subject | Pedagogical practices | eng |
| dc.subject | Inclusion | eng |
| dc.subject | Rural education | eng |
| dc.subject | Rural schools | eng |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | Prática pedagógica em escola do campo e os “alunos inclusos”: interrogações necessárias. | por |
| dc.type | Dissertação | por |
| Appears in Collections: | MESTRADO EM EDUCAÇÃO | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| PRATICA PEDAGOGICA EM ESCOLA.pdf | 2.69 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
