Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2078
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCampos, Alessandra Aparecida-
dc.contributor.advisor1Schlesener, Anita Helena-
dc.contributor.referee1Hom, Geraldo Balduino-
dc.contributor.referee2Salomé, Josélia Schwanka-
dc.date.accessioned2025-03-28T18:16:36Z-
dc.date.issued2020-07-07-
dc.identifier.citationCampos, Alessandra Aparecida. Educação e transformação digital: questões e desafios para o sistema educacional brasileiro. 2020. 91 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2078-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo geral refletir sobre as alterações do sistema produtivo ante a transformação digital e os desafios lançados ao sistema educacional brasileiro. O interesse pelo tema surge de uma inquietude profissional, de quem vem acompanhando o cenário da transformação digital, bem como das suas consequências no mercado de trabalho e no sistema educacional. Propõe-se como objetivo geral pesquisar como o sistema educacional brasileiro está respondendo às demandas de um novo arranjo produtivo, decorrente da transformação digital. Para tanto, a pesquisa parte da apresentação das bases políticas e econômicas que sustentam as mudanças estruturais do sistema produtivo, e como a transformação digital incide no mundo do trabalho, para então abordar os impactos destas transformações no sistema educacional brasileiro. Sob o aspecto metodológico, a presente pesquisa será pautada no levantamento bibliográfico, analisado sob uma perspectiva crítica. A atualidade do tema da mudança estrutural no mundo do trabalho impõe desafios imensos ao processo educativo, visto que se trata de apropriação de novos conhecimentos qualificados que exigem novos dispêndios de energia num tempo sempre mais acelerado de aprendizagem. Os desafios que se apresentam implicam entender a formação dos trabalhadores para o trabalho e os desdobramentos destas transformações na educação brasileira. Para o desenvolvimento desta pesquisa, realizou-se um levantamento bibliográfico da base teórica e metodológica de autores que fundamentam sua análise a partir das contradições destes movimentos e seus impactos sociais.por
dc.description.abstractThis dissertation has the general objective of reflecting on the changes in the productive system face of digital transformation and the challenges posed to the Brazilian educational system. The interest in the theme arises from a professional anxiety, from whom has been following a scenario that imposes itself in the face of digital transformation, its consequences in the labor market, and the educational system. It’s proposed as a general objective to research how the Brazilian educational system is responding to the demands of a new productive arrangement, resulting from the digital transformation. For this purpose, the research starts from the presentation of the political and economic bases that support the structural changes of the productive system, and how the digital transformation affects the world of work to. The final chapter, address the impacts of these transformations on the Brazilian educational system. Under the methodological aspect, the present research will be based on the bibliographic survey, from a critical perspective. The topicality of the theme of structural change in the world of work poses immense challenges to the educational process since it is about the appropriation of new qualified knowledge that requires new expenditures of energy in ever more accelerated learning time. The challenges that arise involve understanding the training of workers for work and the consequences of these transformations in the Brazilian education system. For the development of this research, a bibliographic survey of the theoretical and methodological basis of authors has carried out that base their analysis from the contradictions of these movements and their social impacts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2025-03-28T18:16:36Z No. of bitstreams: 1 EDUCACAO E TRANSFORMACAO.pdf: 677244 bytes, checksum: 0bf7aa6c98b3d5d07c23f484dc249c8d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-28T18:16:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EDUCACAO E TRANSFORMACAO.pdf: 677244 bytes, checksum: 0bf7aa6c98b3d5d07c23f484dc249c8d (MD5) Previous issue date: 2020-07-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTransformação digitalpor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDigital transformationeng
dc.subjectJobeng
dc.subjectEducationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação e transformação digital: questões e desafios para o sistema educacional brasileiropor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCACAO E TRANSFORMACAO.pdf661.37 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.