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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação superior na idade média (1200 a 1500) e práticas pedagógicas: heranças e contribuições à contemporaneidade
???metadata.dc.creator???: Steinthaler, Gustavo klauss
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Donato, Sueli Pereira
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Souza, Maria Antônia de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Guebert, Mirian Célia Castellain
???metadata.dc.contributor.referee2???: Amaral Filho, Fausto dos Santos
???metadata.dc.description.resumo???: A dissertação em questão investiga a educação superior durante a Idade Média (1200- 1500), com foco na prática pedagógica da Universidade de Bolonha e suas influências para a educação contemporânea. O objetivo geral é apresentar o que herdamos do mundo medieval (1200-1500) concernente a educação superior, tendo por base a universidade de Bolonha, que ainda se mantém presente e/ou poderia ser algo produtivo às práticas pedagógicas contemporâneas? Para alcançar objetivo geral proposto, delimita-se os seguintes objetivos específicos: a) Descrever o século XIII ao XV concernente as suas transformações sociais e educacionais; b) Explicar o nascimento das universidades na idade média e suas principais características, em especial, a universidade de Bolonha; c) Descrever a estrutura das primeiras universidades durante o período de 1200 a 1500; c) Elucidar as heranças e contribuições da Universidade Bolonha às práticas pedagógicas contemporâneas. Como principais aportes teóricos utilizados foram utilizados os autores: Jacques (2003); José Francisco (2000); Nunes (2018), Ullmann (2000), Haskins (2015), Jerpgagnon (1992), Jacques Le Goff (1964), Marc Bloch (1939) e Verger (2001). A metodologia utilizada nessa pesquisa é de abordagem qualitativa (Biklen; Bogdan, 1994) e corresponde a uma pesquisa de caráter e procedimento bibliográfico. Ao longo desta dissertação, destacou-se o surgimento e a continuidade de uma instituição educacional de grande relevância, que persiste até os dias atuais. É sabido que as instituições perduram apenas enquanto conseguem se adaptar às demandas do seu tempo histórico, caso contrário, correm o risco de desaparecer. A presença contínua dessa universidade na vida acadêmica é um testemunho de sua capacidade de evoluir, antecipando e satisfazendo as necessidades dos indivíduos. No decorrer da pesquisa, focou-se em responder à questão central, onde demonstrou-se o pioneirismo da Universidade de Bolonha na implementação de preocupações em diversas áreas, como, entre outras, estabelecer os alicerces para a estruturação dos ciclos acadêmicos de estudo, promover a padronização de sistemas de créditos, a integração entre pesquisa e ensino, além de garantir a qualidade e a própria flexibilidade curricular, permitindo a internacionalização e a mobilidade acadêmica. Seu modelo de ensino, baseado em faculdades e departamentos, estruturando o ensino em cátedras específicas demonstrou sua organização eficaz de gerir e gerar o conhecimento. Junto a isso, criou uma estrutura administrativa, envolvendo reitores, 10 professores e estudantes em suas decisões acadêmicas. Esse pioneirismo continua a influenciar e moldar o ambiente acadêmico contemporâneo. É importante destacar que embora algumas práticas adotadas na época não sejam amplamente utilizadas hoje, não se pode ignorar o papel fundamental da Universidade de Bolonha na formação do sistema educacional existente e como seu legado inspira a comunidade acadêmica global.
Abstract: The dissertation in question investigates higher education during the Middle Ages (1200-1500), focusing on the pedagogical practice of the University of Bologna and its influences on contemporary education. The general objective is to present what we have inherited from the medieval world (1200-1500) regarding higher education, based on the University of Bologna, which is still present and/or could be something productive for contemporary pedagogical practices? In order to achieve the proposed general objective, the following specific objectives are delimited: a) Describe the 13th to 15th centuries in terms of their social and educational transformations; b) Explain the birth of universities in the Middle Ages and their main characteristics, especially the University of Bologna; c) Describe the structure of the first universities during the period from 1200 to 1500; c) Elucidate the legacies and contributions of the University of Bologna to contemporary pedagogical practices. He main theoretical contributions used were: Jacques (2003); José Francisco (2000); Nunes (2018), Ullmann (2000), Haskins (2015), Jerpgagnon (1992), Jacques Le Goff (1964), Marc Bloch (1939) and Verger (2001). The methodology used in this research is a qualitative approach (Biklen; Bogdan, 1994) and corresponds to a bibliographical research and procedure. Throughout this dissertation, we have highlighted the emergence and continuity of an educational institution of great importance, which persists to this day. It is well known that institutions only last as long as they can adapt to the demands of their historical time, otherwise they run the risk of disappearing. The continued presence of this university in academic life is testimony to its ability to evolve, anticipating and meeting the needs of individuals. In the course of the research, the focus was on answering the central question, which demonstrated the pioneering spirit of the University of Bologna in implementing concerns in various areas, such as, among others, laying the foundations for the structuring of academic study cycles, promoting the standardization of credit systems, the integration of research and teaching, as well as guaranteeing quality and curricular flexibility itself, allowing for internationalization and academic mobility. Its teaching model, based on faculties and departments, structuring teaching in specific chairs, demonstrated its effective organization for managing and generating knowledge. Alongside this, it created an administrative structure, involving deans, professors and students in its academic decisions. This pioneering spirit continues to influence and shape the contemporary academic environment. It is important to note 12 that although some of the practices adopted back then are not widely used today, one cannot ignore the fundamental role of the University of Bologna in shaping the existing educational system and how its legacy inspires the global academic community.
Keywords: Educação e idade média
Universidade de Bolonha
Práticas pedagógicas
Universidades medievais
Education and the middle ages
University of Bologna
Pedagogical practices
Medieval universities
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Steinthaler, Gustavo klauss. Educação superior na idade média (1200 a 1500) e práticas pedagógicas: heranças e contribuições à contemporaneidade. 2024. 110 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2077
Issue Date: 22-Feb-2024
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

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