Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2073
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMostachio, Rosimeiry-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2037281501521975por
dc.contributor.advisor1Garcia, Joe de Assis-
dc.contributor.advisor-co1Schlesener, Anita Helena-
dc.contributor.referee1Lüders, Valéria-
dc.contributor.referee2Fontana, Maria Iolanda-
dc.date.accessioned2025-03-27T13:34:52Z-
dc.date.issued2019-04-22-
dc.identifier.citationMostachio, Rosimeiry. O brincar livre na educação infantil. 2019. 112 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2073-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma investigação qualitativa e exploratória, tendo por objetivo analisar a visão de um grupo de professoras de pré-escola sobre como as crianças criam brincadeiras livres nessa etapa da Educação Infantil. A pesquisa foi desenvolvida com base em uma revisão de literatura e um levantamento, em campo, por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com professoras que atuavam com crianças de 4 e 5 anos de idade em instituições públicas e privadas de Curitiba (Paraná). O referencial teórico envolveu a análise dos conceitos de brincar e brincadeira livre, e uma perspectiva de como as crianças criam brincadeiras livres na Educação Infantil. Entre os teóricos utilizados nesta dissertação, destacamos Winnicott (1971, 1975, 1982), Brougère (2006), Borba, (2005, 2006), Wajskop (1996, 2001), Vigotski (2007), Moyles (2007), Kramer (1987, 1998, 2005), Didonet (2001), Corsaro (2002, 2009, 2011) e Sarmento (1997, 2004). Também analisamos alguns documentos governamentais e legislação educacional brasileira, tais como: Constituição da República Federativa do Brasil (BRASIL, 1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1988), Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2006), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009) e a recente Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). A seleção das professoras participantes seguiu alguns critérios, tais como experiências com o brincar na Educação Infantil. A seleção seguiu, ainda, critérios de amostragem intencional por intensidade, encontrados em Patton (1990). Para o autor, esse tipo de amostragem origina-se na triagem de sujeitos qualificados que poderão fornecer dados, em virtude da intensidade de suas experiências com o fenômeno de interesse da investigação. Para a coleta de dados em campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, como sugerem Bogdan e Biklen (1991), Triviños (1987), Lüdke e André (1986). Ao todo, foram realizadas oito entrevistas com professoras que atuavam naquele período, com crianças da pré-escola. As análises de conteúdo das entrevistas foram realizadas seguindo a perspectiva proposta por Bardin (1988), com a qual elaboramos quatro categorias que nos permitiram conhecer algumas singularidades na percepção das professoras sobre como as crianças criam brincadeiras livres no contexto da Educação Infantil. São elas: expressão da capacidade de criar e imitar, criação sem interferência, reflexão sobre suas próprias experiências e reelaboração de situações cotidianas. Dentre os resultados podemos destacar que, a criação de brincadeiras livres na pré-escola envolve um procedimento similar à construção de “mosaicos mentais”, onde as crianças mesclam elementos de suas experiências e observações cotidianas, bem como uma forma criativa de “transporte mental” de cenas, situações e elementos do cotidiano que compõem as brincadeiras criadas no contexto da Educação Infantil.por
dc.description.abstractThis dissertation presents a qualitative and exploratory investigation, aiming to analyze the vision of a group of pre-school teachers about how children create free play at this stage of Early Childhood Education. The research was developed based on a literature review and a survey in the field, through semi-structured interviews, carried out with teachers who worked with children of 4 and 5 years of age in public and private institutions of Curitiba (Paraná). The theoretical framework involved the analysis of the concepts of play and free play, and a perspective of how children create free games in Early Childhood Education. Among the theorists used in this dissertation, we highlight Winnicott (1971, 1975, 1982), Brougère (2006), Borba, (2005, 2006), Wajskop (1996, 2001), Vigotski (2007), Moyles , 1998), Didonet (2001), Corsaro (2002, 2009, 2011) and Sarmento (1997, 2004). We also analyzed some government documents and Brazilian educational legislation, such as: Constitution of the Federative Republic of Brazil (BRASIL, 1988), Law of Guidelines and Bases of National Education (BRASIL, 1996), National Curriculum Framework for Early Childhood Education ), National Quality Parameters for Early Childhood Education (BRASIL, 2006), National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (BRASIL, 2009) and the recent National Curricular Common Base (BRASIL, 2017). The selection of participating teachers followed certain criteria, such as experiences with playing in Early Childhood Education. The selection followed criteria of intentional sampling by intensity found in Patton (1990). For the author, this type of sampling originates in the screening of qualified subjects who can provide data, due to the intensity of their experiences with the phenomenon of research interest. For data collection in the field, semi-structured interviews were conducted, as suggested by Bogdan and Biklen (1991), Triviños (1987), Lüdke and André (1986). In all, eight interviews were conducted with teachers who worked in that period, with pre-school children. The analysis of the content of the interviews was carried out following the perspective proposed by Bardin (1988), with which we elaborated four categories that allowed us to know some singularities in the perception of the teachers about how children create free games in the context of Early Childhood Education. They are: expression of the ability to create and imitate, creation without interference, reflection on their own experiences and re-elaboration of everyday situations. Among the results we can highlight that the creation of free play in the preschool involves a procedure similar to the construction of "mental mosaics", where children mix elements of their experiences and daily observations, as well as a creative form of "mental transport" scenes, situations and daily elements that make up the games created in the context of Early Childhood Education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2025-03-27T13:34:52Z No. of bitstreams: 1 O BRINCAR LIVRE NA EDUCACAO.pdf: 889774 bytes, checksum: 629bc36e455b29bff987fb4dfa02279e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-27T13:34:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O BRINCAR LIVRE NA EDUCACAO.pdf: 889774 bytes, checksum: 629bc36e455b29bff987fb4dfa02279e (MD5) Previous issue date: 2019-04-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectBrincadeira livrepor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectPlaypor
dc.subjectFree playpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO brincar livre na educação infantilpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O BRINCAR LIVRE NA EDUCACAO.pdf868.92 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.