| ???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2071Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Costa, Marilene Alves Franco | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8564531420099378 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Donato, Sueli Pereira | - |
| dc.contributor.advisor-co1 | Amaral Filho, Fausto dos Santos | - |
| dc.contributor.referee1 | Moro, Catarina de Souza | - |
| dc.contributor.referee2 | Leite, Maria Alzira | - |
| dc.contributor.referee3 | Fofonca, Eduardo | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-25T16:28:32Z | - |
| dc.date.issued | 2023-04-25 | - |
| dc.identifier.citation | Costa, Marilene Alves Franco. Entrelaçando fundamentos, contextos e contrapontos da abordagem Reggio Emilia à prática pedagógica em um centro municipal de educação infantil de Itaúna/MG. 2023. 209 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2023. | por |
| dc.identifier.uri | https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2071 | - |
| dc.description.resumo | Esta dissertação se insere na Linha de Pesquisa “Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores” do PPGED da Universidade Tuiuti do Paraná, cujo objeto de estudo são, as práticas pedagógicas na Educação Infantil (de 0 a 3 anos), seus elementos articuladores e a Abordagem Reggio Emilia. A questão norteadora é: em que aspectos os elementos articuladores das práticas pedagógicas em um CMEI da rede municipal de Itaúna/MG se aproximam e/ou se distanciam dos fundamentos da abordagem Reggio Emilia? O objetivo geral é: analisar os elementos articuladores das práticas pedagógicas do CMEI “ALFA” da rede municipal de Itaúna/MG concernentes às aproximações e/ou distanciamentos da abordagem Reggio Emilia. Os objetivos específicos são: a) Identificar as concepções de Educação Infantil e a prática pedagógica, de 0 a 3 anos no lócus pesquisado; b) Caracterizar a constituição das Práticas Pedagógicas em seus elementos articuladores no contexto do CMEI; c) Apresentar as aproximações e os distanciamentos entre as práticas pedagógicas e seus elementos articuladores constituídas no CMEI “ALFA” e as práticas pedagógicas da Abordagem Reggio Emilia. A pesquisa é de abordagem qualitativa e o procedimento técnico de natureza bibliográfica, documental e de campo. A produção de dados ocorreu por meio de documentos oficiais, do lócus pesquisado, questionários e entrevistas. Para interpretação e análise do conteúdo textual, utilizou-se a análise interpretativa (SEVERINO, 2016). No embasamento teórico, destacam-se: Malaguzzi (1999), Edwards, Gandini e Forman (2016, 1999) sobre a abordagem Reggio Emilia. Kuhlmann Jr (2000) abordou a infância e a Educação Infantil no Brasil e para conceito de práticas pedagógicas, Franco (2016) que realizou reflexões e problematizações sobre as práticas pedagógicas e a intecionalidade educativa. Horn e Barbosa (2022), dialogam sobre os espaços da escola infantil e os campos de experiência. Após concluir a pesquisa, percebe-se aproximações e distanciamentos concernentes à abordagem Reggio Emilia. As participantes demostram acreditar na potência das crianças, ao investirem em práticas que valorizem a escuta, a observação, a relação e a participação. Porém, sobressaem desafios e distanciamentos para alcançar a tão almejada, e, direito de todas as crianças, uma educação pública de qualidade. Para tanto, a abordagem Reggio Emilia tem muito a contibuir por meio de suas propostas e experiências referendadas na Educação Infantil. É fator preponderante uma reorganização curricular, por meio de um currículo flexível, que enxergue a criança em suas potencialidades e competências. Investir em formações, pensar em trocas, diálogos e confrontos que levem a reflexões sobre as práticas pedagógicas e seus elementos articuladores na Educação Infantil e criar conexões que possibilitem pesquisar diferentes formas de educar. | por |
| dc.description.abstract | This dissertation is part of the Research Line “Pedagogical Practices: Articulating Elements” of the PPGED of the Tuiuti University of Paraná, whose object of study are the pedagogical practices in Early Childhood Education (from 0 to 3 years old), its articulating elements and the Reggio Emilia Approach. The guiding question is: In what aspects do the articulating elements of pedagogical practices in a CMEI of the municipal network of Itaúna/MG approach and/or distance themselves from the fundamentals of the Reggio Emilia approach? The general objective is: to analyze the articulating elements of the pedagogical practices of the CMEI “ALFA” of the municipal network of Itaúna/MG concerning the approximations and/or distances of the Reggio Emilia approach. The specific objectives are: a) To identify the conceptions of Early Childhood Education and the pedagogical practice, from 0 to 3 years old in the researched locus; b) Characterize the constitution of Pedagogical Practices in their articulating elements in the context of the CMEI; c) Present the approximations and distances between the pedagogical practices and their articulating elements constituted in the CMEI “ALFA” and the pedagogical practices of the Reggio Emilia Approach. The research has a qualitative approach and the technical procedure is bibliographical, documental and field in nature. Data production took place through official documents, the researched locus, questionnaire and interviews. For interpretation and analysis of textual content, interpretive analysis was used (SEVERINO, 2016). In the theoretical basis, the following stand out: Malaguzzi (1999), Edwards, Gandini and Forman (2016, 1999) on the Reggio Emilia approach. Kuhlmann Jr (2000) addressed childhood and Early Childhood Education in Brazil and for the concept of pedagogical practices, Franco (2016) who carried out reflections and problematizations on pedagogical practices and educational intentionality. Horn and Barbosa (2022), dialogue about the spaces of the children's school and the fields of experience. After completing the research, similarities and differences can be seen concerning the Reggio Emilia approach. Participants demonstrate belief in the power of children, by investing in practices that value listening, observation, relationship and participation. However, challenges and distances stand out to achieve the much desired, and right of all children, a quality public education. To this end, the Reggio Emilia approach has much to contribute through its proposals and endorsed experiences in Early Childhood Education. It is a preponderant factor a curricular reorganization, through a flexible curriculum, that sees the child in its potentialities and competences. Invest in training, think about exchanges, dialogues and confrontations that lead to reflections on pedagogical practices and their articulating elements in Early Childhood Education and create connections that make it possible to research different ways of educating. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2025-03-25T16:28:32Z No. of bitstreams: 1 ENTRELACANDO FUNDAMENTOS.pdf: 4490468 bytes, checksum: ec802c40b456636e3197881eacd3eda1 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-25T16:28:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ENTRELACANDO FUNDAMENTOS.pdf: 4490468 bytes, checksum: ec802c40b456636e3197881eacd3eda1 (MD5) Previous issue date: 2023-04-25 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Tuiuti do Paraná | por |
| dc.publisher.department | Educação | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UTP | por |
| dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Educação infantil | por |
| dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
| dc.subject | Abordagem Reggio Emilia | por |
| dc.subject | Early childhood education | eng |
| dc.subject | Pedagogical practices | eng |
| dc.subject | Reggio Emilia approach | eng |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | Entrelaçando fundamentos, contextos e contrapontos da abordagem Reggio Emilia à prática pedagógica em um centro municipal de educação infantil de Itaúna/MG | por |
| dc.type | Dissertação | por |
| Appears in Collections: | MESTRADO EM EDUCAÇÃO | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ENTRELACANDO FUNDAMENTOS.pdf | 4.39 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
