Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2070
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação ambiental em centros de educação integral municipal de ensino fundamental de Curitiba
???metadata.dc.creator???: Prosdócimo, Natacha Souza das Neves 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rosa, Maria Arlete
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Amaral Filho, Fausto dos Santos
???metadata.dc.contributor.advisor-co2???: Buczenko , Gerson Luis
???metadata.dc.contributor.referee1???: Leite, Maria Alzira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Campos, Marília Andrade Torales
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho reflete sobre as práticas pedagógicas em Educação Ambiental nos Anos Iniciais dos Centros de Educação Integral Municipal de Ensino Fundamental de Curitiba. A pergunta que norteou a pesquisa foi: Quais determinações estão presentes na prática de Educação Ambiental dos professores dos Centros de Educação Integral da Rede Municipal de Ensino Fundamental de Curitiba? O objetivo geral buscou compreender as práticas pedagógicas de Educação Ambiental na Educação Integral do ensino fundamental no município de Curitiba. Os objetivos específicos visaram a: conhecer os professores de Educação Ambiental e o contexto dos Centros de Educação Integral da Rede Municipal de Ensino de Curitiba; identificar e caracterizar as práticas pedagógicas dos professores de Educação Ambiental dos Centros de Educação Integral da Rede Municipal de Ensino de Curitiba; discutir as práticas de Educação Ambiental dos Centros de Educação Integral diante das tendências e das políticas atuais de Educação Ambiental. De início, destacam-se as considerações teóricas sobre educação ambiental e seus principais autores, como: Loureiro (2006; 2012; 2019); Carvalho (2013) e Guimarães (1995; 2004), em diálogo com Layrargues; Costa-Lima (2014) e Sauvé (2005a, 2005b). No segundo momento, trata-se das principais políticas de educação ambiental em seus aspectos federais, estaduais e municipais vistos como documentos norteadores para a prática pedagógica e para a sociedade. No que diz respeito à Educação Integral, foram selecionados estudos de Parente (2018) e Moll (2012; 2013). Quanto à metodologia adotada, fundamenta-se na pesquisa qualitativa com dados coletados em documentos oficiais, como o Projeto Político-Pedagógico e entrevistas com quatro professoras de Educação Ambiental da regional de Santa Felicidade, sendo o campo de pesquisa três Centros de Educação Integral e o contexto de pesquisa em Curitiba. A análise interpretativa do conteúdo dos dados traz como referência Severino (2016), com base na codificação e decodificação do conteúdo dos textos. Foram utilizados: celular, gravador de áudio, roteiro semiestruturado para as entrevistas gravadas e transcritas. Os resultados da pesquisa apontam que a Educação Ambiental consta nos documentos norteadores do município, mas no contexto de pandemia não foram valorizados diante da prioridade de outras demandas; o Currículo, a formação inicial e continuada, o espaço físico, a gestão e a comunidade são determinantes que influenciam nas práticas pedagógicas dos professores de Educação Ambiental. Quanto à caracterização das práticas pedagógicas dos professores de Educação Ambiental, a educação tradicional ainda é maioria, contudo relevantes práticas pedagógicas transformadoras foram encontradas a partir de temas geradores, assim como projetos externos de reciclagem, pesquisa da bacia hidrográfica, aulas de campo e os projetos internos como: coleta de pilhas e óleo de fritura usados. A discussão das práticas pedagógicas nos Centros de Educação Integral diante das atuais tendências da Educação Ambiental conservadora e crítica foram encontradas no ambiente escolar e nas entrevistas com as professoras participantes.
Abstract: The present work reflects on the pedagogical practices in Environmental Education in the Early Years of the Municipal Integral Education Centers of Elementary Education in Curitiba. The question that guided the research was: What determinations are present in the practice of Environmental Education of the teachers of the Integral Education Centers of the Municipal Elementary School Network in Curitiba? The general objective sought to understand the pedagogical practices of Environmental Education in the Integral Education of elementary school in the city of Curitiba. The specific objectives aimed at: knowing the Environmental Education teachers and the context of the Integral Education Centers of the Municipal Education Network of Curitiba; to identify and characterize the pedagogical practices of Environmental Education teachers from the Integral Education Centers of the Municipal Education Network in Curitiba; to discuss the Environmental Education practices of the Integral Education Centers in view of the current trends and policies of Environmental Education. At first, the theoretical considerations on environmental education and its main authors stand out, such as: Loureiro (2006; 2012; 2019); Carvalho (2013) and Guimarães (1995; 2004), in dialogue with Layrargues; Costa-Lima (2014) and Sauvé (2005a, 2005b). In the second moment, it deals with the main environmental education policies in their federal, state and municipal aspects seen as guiding documents for pedagogical practice and for society. About Integral Education, studies by Parente (2018) and Moll (2012; 2013) were selected. As for the methodology adopted, it is based on qualitative research with data collected in official documents, such as the Political-Pedagogical Project and interviews with four teachers of Environmental Education from the Santa Felicidade region, with the field of research being three Centers for Integral Education and the research context in Curitiba. The interpretative analysis of the data content brings Severino (2016) as a reference, based on the encoding and decoding of the content of the texts. The following were used: cell phone, audio recorder, semi-structured script for the recorded and transcribed interviews. The research results indicate that Environmental Education is included in the municipality's guiding documents, but in the context of a pandemic they were not valued in the face of the priority of other demands; Curriculum, initial and continuing education, physical space, management and the community are determinants that influence the pedagogical practices of Environmental Education teachers. As for the characterization of the pedagogical practices of Environmental Education teachers, traditional education is still the majority, however relevant transformative pedagogical practices were found from generating themes, as well as external recycling projects, watershed research, field classes and projects such as: collection of used batteries and frying oil. The discussion of pedagogical practices in Integral Education Centers in the face of current trends in conservative and critical Environmental Education was found in the school environment and in interviews with the participating teachers.
Keywords: Educação ambiental
Educação integral
Prática pedagógica
Políticas educacionais
Environmental education
Comprehensive education
Pedagogical practice
Educational policies
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Prosdócimo, Natacha Souza das Neves. Educação ambiental em centros de educação integral municipal de ensino fundamental de Curitiba. 2022. 247 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2070
Issue Date: 15-Jun-2022
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCACAO AMBIENTAL EM CENTROS.pdf4.45 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.