Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2067
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Tarcisio Matos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9130149720144212por
dc.contributor.advisor1Donato, Sueli Pereira-
dc.contributor.advisor-co1Souza, Maria Antônia de-
dc.contributor.referee1Almeida, Patrícia Cristina Albieri de-
dc.contributor.referee2Romanowski , Joana Paulin-
dc.contributor.referee3Leite, Maria Alzira-
dc.date.accessioned2025-03-21T14:09:08Z-
dc.date.issued2024-11-19-
dc.identifier.citationOliveira, Tarcisio Matos de. Representações sociais de um grupo de professores iniciantes sobre a formação continuada propiciada pela Rede Adventista de Educação. 2024. 218 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2067-
dc.description.resumoEste estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná, na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores, e faz parte do Grupo de Pesquisa “Formação de Professores, Cidade Educadora e Representações Sociais”. Este, por sua vez, integra o Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS - Ed) na Fundação Carlos Chagas – FCC (São Paulo, Brasil) que abriga a Cátedra da UNESCO sobre Profissionalização Docente. Apresenta como objeto de estudo a Formação Continuada propiciada pela Rede Adventista de Educação (RAE), a partir das representações sociais identificadas por meio das falas apresentadas e do questionário aplicado a um grupo composto por quarenta e sete professores(as) iniciantes. Esta pesquisa é subsidiada pelo aporte teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais, proposta por Moscovici (1961), articulada à abordagem estrutural de Abric (2000). Assim, propôs-se investigar, como problema de pesquisa: Quais são as Representações Sociais de um grupo de professores iniciantes sobre a Formação Continuada propiciada pela Rede Adventista de Educação? Elencou-se como objetivo geral: analisar as Representações Sociais de um grupo de professores iniciantes sobre a Formação Continuada propiciada pela Rede Adventista de Educação. Como objetivos específicos, foram elencados: a) apresentar a proposta de Formação Continuada propiciada pela Rede Adventista de Educação; b) Interpretar o conteúdo e a estrutura das Representações Sociais dos participantes sobre a Formação Continuada propiciada pela RAE; c) Constatar a centralidade e o grau de conexidade entre os elementos estruturais das Representações Sociais. O procedimento metodológico é de abordagem qualitativa, em campo. O estudo foi delimitado aos professores iniciantes (que têm entre um e cinco anos de exercício profissional docente). A produção de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário para a identificação do perfil sociodemográfico, seguido pela aplicação da Técnica de Associação Livre de Palavras para a apreensão das Representações Sociais dos professores acerca do termo indutor “Formação Continuada”. Esses dados, foram organizados pela Ordem Média de Importância e processados no software EVOC (2005) para geração do quadro de quatro casas (análise prototípica) em conformidade com a Teoria do Núcleo Central de Abric (2000). Como resultado, 12 foram identificadas as palavras “aprendizado”, “capacitação”, “conhecimento” e “crescimento” como os elementos do provável núcleo central. Em seguida realizouse a análise de similitude, que gerou a ‘árvore máxima’ pelo software IRAMUTEQ, confirmando o provável núcleo central das RS, por meio da conexidade entre as palavras “aprendizado” e “conhecimento”. Os professores enfatizaram a concepção da aprendizagem ao longo da vida e destacaram os principais desafios enfrentados no processo de inserção profissional. Identificou-se que as medidas mais efetivas para a Formação Continuada são as realizadas in loco, especialmente nos atendimentos individuais e interações com os pares. Todavia, notou-se uma distorção na compreensão do conceito de “capacitação”. Este estudo amplia as pesquisas em TRS, dialoga com os professores iniciantes e equipes gestoras, considera a perspectiva da profissionalidade aprimorada, e apresenta como aporte teórico Almeida (2007); Imbernón (2009, 2016); Marcelo (1999); Nóvoa (2022); Romanowski (2012); Tardif (2014); Vaillant e Marcelo (2012), entre outros.por
dc.description.abstractThis study is linked to the Postgraduate Program in Education at the Tuiuti University of Paraná, in the Research Line Pedagogical Practices: Articulating Elements, and is part of the Research Group “Teacher Training, Educating City and Social Representations”. This, in turn, is part of the International Center for Studies in Social Representations and Subjectivity – Education (CIERS - Ed) at the Carlos Chagas Foundation – FCC (São Paulo, Brazil) which houses the UNESCO Chair on Teaching Professionalization. It presents as an object of study the Continuing Training provided by the Adventist Education Network (RAE), based on the social representations identified through the speeches presented and the questionnaire applied to a group composed of forty-seven beginning teachers. This research is supported by the theoretical-methodological contribution of the Theory of Social Representations, proposed by Moscovici (1961), articulated with the structural approach of Abric (2000). Thus, it was proposed to investigate, as a research problem: What are the Social Representations of a group of beginning teachers regarding Continuing Training provided by the Adventist Education Network? The general objective was: to analyze the Social Representations of a group of beginning teachers regarding Continuing Training provided by the Adventist Education Network. The following were listed as specific objectives: a) present the Continuing Training proposal provided by the Adventist Education Network; b) Interpret the content and structure of the participants' Social Representations regarding Continuing Training provided by RAE; c) Verify the centrality and degree of connectedness between the structural elements of Social Representations. The methodological procedure is a qualitative approach, in the field. The study was limited to beginning teachers (who have between one and five years of professional teaching experience). Data production occurred through the application of a questionnaire to identify the sociodemographic profile, followed by the application of the Free Word Association Technique to capture the teachers' Social Representations regarding the inductive term “Continuing Training”. These data were organized by Average Order of Importance and processed in the EVOC software (2005) to generate the four-house chart (prototypical analysis) in accordance with Abric's Central Core Theory (2000). As a result, the words “learning”, “training”, “knowledge” and “growth” were identified as the elements of the probable central nucleus. Next, the similarity analysis was 14 carried out, which generated the 'maximum tree' using the IRAMUTEQ software, confirming the probable central nucleus of the SR, through the connection between the words “learning” and “knowledge”. The teachers emphasized the concept of lifelong learning and highlighted the main challenges faced in the professional insertion process. It was identified that the most effective measures for Continuing Training are those carried out on site, especially in individual consultations and interactions with peers. However, a distortion was noted in the understanding of the concept of “training”. This study expands research on TRS, dialogues with beginning teachers and management teams, considers the perspective of improved professionalism, and presents Almeida (2007) as a theoretical contribution; Imbernón (2009, 2016); Marcelo (1999); Nóvoa (2022); Romanowski (2012); Tardif (2014); Vaillant and Marcelo (2012), among others.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2025-03-21T14:09:08Z No. of bitstreams: 1 REPRESENTACOES SOCIAIS DE.pdf: 3259152 bytes, checksum: 896fa7177bd82da31fa94d656881f888 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-21T14:09:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 REPRESENTACOES SOCIAIS DE.pdf: 3259152 bytes, checksum: 896fa7177bd82da31fa94d656881f888 (MD5) Previous issue date: 2024-11-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectProfessores iniciantespor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectDesenvolvimento profissional docentepor
dc.subjectSocial representationseng
dc.subjectBeginning teacherseng
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectProfessional teacher developmenteng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleRepresentações sociais de um grupo de professores iniciantes sobre a formação continuada propiciada pela Rede Adventista de Educaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REPRESENTACOES SOCIAIS DE.pdf3.18 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.