Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2060
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Educação ambiental como estratégia de ambientalização curricular em cursos de direito
???metadata.dc.creator???: Osternack, Cristiane Leamari Castro 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rosa, Maria Arlete
???metadata.dc.contributor.referee1???: Buczenko, Gerson Luiz
???metadata.dc.contributor.referee2???: Nascimento Neto, José Osório do
???metadata.dc.contributor.referee3???: Becker, Josiane
???metadata.dc.contributor.referee4???: Souza, Maria Antônia de
???metadata.dc.contributor.referee5???: Schlesener, Anita Helena
???metadata.dc.description.resumo???: A educação ambiental na educação superior é o tema deste estudo. A educação ambiental como estratégia de ambientalização curricular constitui-se como objeto de pesquisa, tendo como campo de investigação os Cursos de Graduação em Direito de quatro instituições de Ensino Superior de Curitiba e sua Região Metropolitana, localizada no estado do Paraná, Brasil. A questão norteadora dessa pesquisa busca responder: Em que medida a educação ambiental contribuiu para a ambientalização curricular de Cursos de Direito em Curitiba? Os objetivos de pesquisa constituem-se em: objetivo geral que busca analisar a educação ambiental e a sua relação com à ambientalização curricular na educação superior; objetivos específicos: compreender o conceito de educação ambiental em seus fundamentos no enfoque da ambientalização curricular na educação superior; identificar evidências da presença da educação ambiental nos documentos das IES e dos Cursos Graduação de Direito (PDI, PPC e Ementas) no enfoque da ambientalização curricular; analisar a educação ambiental como estratégia de ambientalização curricular nos Cursos Graduação de Direito nas instituições de ensino de Curitiba diante das atuais políticas de educação ambiental; analisar a ambientalização curricular dos Cursos Graduação de Direito na perspectiva da tendência crítica da educação ambiental brasileira. A tese de pesquisa é de que a educação ambiental como uma estratégia de ambientalização curricular ocorre de forma parcial nos Cursos de Direito. A abordagem metodológica de pesquisa qualitativa fundamenta este estudo, em que a visão crítico dialética busca explicitar as contradições presentes no fenômeno em análise. Para compreender a singularidade da educação ambiental como estratégia de ambientalização curricular na educação superior enquanto fenômeno, requer que sejam analisadas as determinações que se manifestam em sua totalidade na realidade do sistema de ensino brasileiro em suas instituições de ensino e seus cursos no âmbito de suas atribuições quanto ao ensino, a pesquisa e a extensão. Assim, foram utilizadas as pesquisas bibliográfica e documental para elaboração do presente texto requisito desta pesquisa, que empregou o método crítico-dialético. Este estudo está dividido em quatro partes em que a primeira aborda a Educação Ambiental e seus fundamentos no enfoque da ambientalização curricular no Brasil. A segunda trata das políticas públicas de Educação Ambiental e sua relação com a ambientalização curricular na educação superior. A terceira é dedicada ao estudo de educação ambiental e ambientalização curricular na educação superior, e a quarta refere-se ao campo de pesquisa e apresenta os dados sistematizados e sua análise sobre as evidências da Educação Ambiental e a ambientalização curricular nos cursos de Graduação de Direito em instituições de ensino de Curitiba e Região Metropolitana. Estas quatro partes constituíram a organização da versão final do texto deste estudo a ser apresentado como requisito para a defesa de tese.
Abstract: Environmental education in higher education is the subject of this study. Environmental education as a strategy of curricular environmentalization is the object of research, having as its field of investigation the Law Degree Courses of four institutions of Higher Education of Curitiba and its Metropolitan Region, located in the state of Paraná, Brazil. The guiding question of this research seeks to answer: To what extent has environmental education contributed to the environmental curriculum of Law Courses in Curitiba? The research objectives are: general objective that seeks to analyze the environmental education and its relationship with the environmental curriculum in higher education; specific objectives: to understand the concept of environmental education in its fundamentals in the approach of the environmental curriculum in higher education; to identify evidence of the presence of environmental education in the documents of the IES and Courses Law Graduation (PDI, PPC and Menus) in the approach of the environmental curriculum; to analyze the environmental education as a strategy of environmental curriculum in the Courses Law Graduation in the educational institutions of Curitiba in face of the current policies of environmental education; to analyze the environmental curriculum of the Law Graduation Courses from the perspective of the critical trend of Brazilian environmental education. The research thesis is that environmental education as a strategy of curricular environmentalization occurs partially in Law Courses. The methodological approach of qualitative research is the basis of this study, in which the dialectic critical view seeks to explain the contradictions present in the phenomenon under analysis. To understand the uniqueness of environmental education as a strategy of curricular environmentalization in higher education as a phenomenon, it requires the analysis of the determinations that are manifested in their entirety in the reality of the Brazilian education system in its educational institutions and its courses within the scope of its attributions regarding teaching, research and extension. Thus, the bibliographic and documental researches were used for the elaboration of the present text, which is a requirement of this research, which used the critical-dialectic method. This study is divided into four parts in which the first deals with Environmental Education and its fundamentals in the approach to environmental curriculum in Brazil. The second deals with the public policies of Environmental Education and its relationship with the environmental curriculum in higher education. The third is dedicated to the study of environmental education and curricular environmentalization in higher education, and the fourth refers to the field of research and presents the systematized data and its analysis on the evidence of Environmental Education and curricular environmentalization in the courses of Law Graduation in educational institutions of Curitiba and the Metropolitan Region. These four parts constituted the organization of the final version of the text of this study to be presented as a requirement for the thesis defense.
La educación ambiental en la educación superior es el tema de este estudio. La educación ambiental como estrategia de ambientalización curricular es objeto de investigación, teniendo como campo de investigación los Cursos de Grado en Derecho de cuatro instituciones de Educación Superior de Curitiba y su Región Metropolitana, ubicadas en el estado de Paraná, Brasil. La pregunta que guía esta investigación trata de responder: ¿En qué medida la educación ambiental ha contribuido al programa de estudios ambientales de los cursos de derecho en Curitiba? Los objetivos de la investigación son: objetivo general que busca analizar la educación ambiental y su relación con el currículo ambiental en la educación superior; objetivos específicos: comprender el concepto de educación ambiental en sus fundamentos en el enfoque del currículo ambiental en la educación superior; identificar evidencia de la presencia de la educación ambiental en los documentos del IES y de los Cursos Graduação de Direito (PDI, PPC y Menús) en el enfoque del currículo ambiental; analizar la educación ambiental como estrategia del currículo ambiental en los Cursos Graduação de Direito en las instituciones educativas de Curitiba en vista de las políticas actuales de educación ambiental; analizar el currículo ambiental de los Cursos Graduação de Direito en la perspectiva de la tendencia crítica de la educación ambiental brasileña. La tesis de investigación es que la educación ambiental como estrategia de ambientalización curricular se da parcialmente en los cursos de derecho. El enfoque metodológico de la investigación cualitativa es la base de este estudio, en el que la visión crítica dialéctica trata de explicar las contradicciones presentes en el fenómeno analizado. Para comprender la singularidad de la educación ambiental como estrategia de ambientalización curricular en la educación superior como fenómeno, se requiere el análisis de las determinaciones que se manifiestan en la realidad del sistema educativo brasileño en sus instituciones educativas y sus cursos en el ámbito de sus atribuciones en materia de enseñanza, investigación y extensión. Así pues, para la elaboración del presente texto se utilizó la investigación bibliográfica y documental, que es un requisito de esta investigación, que utilizó el método de la dialéctica crítica. Este estudio está dividido en cuatro partes en las que la primera trata de la Educación Ambiental y sus fundamentos en el enfoque del currículo ambiental en Brasil. El segundo trata de las políticas públicas de Educación Ambiental y su relación con el programa de estudios ambientales en la enseñanza superior. El tercero se dedica al estudio de la educación ambiental y la ambientalización curricular en la enseñanza superior, y el cuarto se refiere al campo de la investigación y presenta los datos sistematizados y su análisis sobre la evidencia de la Educación Ambiental y la ambientalización curricular en los cursos de Graduación en Derecho en las instituciones educativas de Curitiba y la Región Metropolitana. Estas cuatro partes constituyeron la organización de la versión final del texto de este estudio para ser presentado como un requisito para la defensa de la tesis.
Keywords: Educação ambiental
Ambientalização curricular
Educação superior
Política educacional
Environmental education
Curriculum environmentalization
College education
Educational politics
Educación ambiental
Currículum ambientalización
Educación universitaria
Política educativa
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Educação
Citation: Osternack, Cristiane Leamari Castro. Educação ambiental como estratégia de ambientalização curricular em cursos de direito. 2020. 134 f.Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2060
Issue Date: 16-Nov-2020
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCACAO AMBIENTAL COMO.pdf1.95 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.