Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2058
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Sandra Lenara Nunes de-
dc.contributor.advisor1Souza, Maria Antônia de-
dc.contributor.referee1Bonet, Lindomar Wessler-
dc.contributor.referee2Rosa, Maria Arlete-
dc.contributor.referee3Savel, Esméria de Lourdes-
dc.date.accessioned2025-02-26T13:05:08Z-
dc.date.issued2013-06-04-
dc.identifier.citationCarvalho, Sandra Lenara Nunes de. A ação pedagógica e administrativa do gestor (diretor) perante a violência no espaço escolar. 2013. 115 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2013.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2058-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta os resultados da pesquisa realizada em oito escolas públicas de município da Região Metropolitana de Curitiba. Traz um mapeamento das manifestações de violência no espaço escolar e caracteriza as ações do gestor no enfrentamento das mesmas. Por meio da abordagem qualitativa de pesquisa, foram utilizadas as seguintes técnicas de coleta de dados: entrevistas, observação, questionários e análise documental, em especial a legislação existente na escola, e a legislação em âmbito estadual e federal. As manifestações de violência relacionadas estão, neste trabalho, classificadas de acordo com sua incidência e, para cada uma delas, foram indicadas as ações empreendidas nas escolas. Estudase a violência no espaço escolar mediante as relações com desigualdade, exclusão e tipos de dominação. Para compreender o fenômeno “violência escolar” foi necessária a leitura de obras que discutem a violência sob óticas diferentes, inclusive no que diz respeito à produção da mesma. Diante das teorias e do trabalho de campo, foi possível concluir que a violência é produzida dentro e fora da escola, que as ações dos gestores ao enfrentamento à violência são pontuais, ocorrendo prioritariamente de forma intuitiva, estando a escola isolada para estas ações. Finalmente, constata-se que há necessidade de ação conjunta de diferentes segmentos da sociedade, em uma perspectiva intersetorial, para o enfrentamento à violência, com um olhar atento para as diferenças, a diversidade e a exclusão.por
dc.description.abstractThis thesis presents the results of a research conducted in eight public schools in cities of the metropolitan area of Curitiba. Provides a mapping of the manifestations of violence at the school space and characterize the actions of the manager in addressing them. Through qualitative research approach, was used the following techniques of data collection: interviews, observation, questionnaires and documental analysis, in particular the legislation existent at the school, and legislation at the state and federal levels. The manifestations of violence related are, in this work, classified according to their incidence and, for each one of them were given the actions undertaken in schools. The violence in the scholar space was studied through relations with inequality, exclusion, and types of domination. To understand the "scholar violence" phenomenon was required reading paper works that discuss violence in different optics, including what regard to the production of it. Given the theories and field work, it was concluded that violence is produced inside and outside the school, that the actions of managers to address violence are punctual, occurring primarily intuitively, being the school isolated for these actions. Finally, it appears that there is need for joint action by different segments of society, in an intersectoral perspective, to face violence, with a closer look at the differences, diversity and exclusion.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2025-02-26T13:05:08Z No. of bitstreams: 1 A ACAO PEDAGOGICA.pdf: 627591 bytes, checksum: 2f96dc6170a99acb09a128766e7992af (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-26T13:05:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A ACAO PEDAGOGICA.pdf: 627591 bytes, checksum: 2f96dc6170a99acb09a128766e7992af (MD5) Previous issue date: 2013-06-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectViolênciapor
dc.subjectViolência escolarpor
dc.subjectIntersetorialidadepor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.subjectViolenceeng
dc.subjectScholar violenceeng
dc.subjectIntersectionalityeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA ação pedagógica e administrativa do gestor (diretor) perante a violência no espaço escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A ACAO PEDAGOGICA.pdf612.88 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.