| ???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2038Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Alberton, Josililian | - |
| dc.contributor.advisor1 | Donato, Sueli Pereira | - |
| dc.contributor.referee1 | Zanon, Denise Puglia | - |
| dc.contributor.referee2 | Souza, Maria Antônia de | - |
| dc.date.accessioned | 2024-09-16T17:18:46Z | - |
| dc.date.issued | 2024-04-30 | - |
| dc.identifier.citation | Alberton, Josililian. Curricularização da extensão no curso de pedagogia em uma instituição particular do litoral paranaense: debates e embates. 2024.162 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2024. | por |
| dc.identifier.uri | https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2038 | - |
| dc.description.resumo | Esta dissertação, articulada ao PPGED/TUIUTI na Linha de Pesquisa: “Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores”, integra as pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa: “Formação de Professores, Territórios Educativos e Representações Sociais – FOTERS”, e tem como objeto de estudo a curricularização da extensão universitária no curso de Pedagogia. Elege-se como problema de pesquisa: quais debates e embates sobre extensão universitária estão presentes no curso de Pedagogia em uma IES particular do litoral paranaense? Para tanto, como objetivo geral, propõe-se: analisar os debates e embates sobre a curricularização da extensão presentes no curso de Pedagogia em uma instituição da rede privada do estado do Paraná e suas contribuições para a formação do pedagogo. Delineia-se como objetivos específicos: a) Historicizar o contexto e a estrutura da matriz curricular do curso de licenciatura em Pedagogia na IES da rede privada no estado do Paraná, especialmente no que respeita à curricularização da extensão. b) Identificar a proposição e desenvolvimento da curricularização da extensão no curso de licenciatura em Pedagogia, mediante o princípio da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão. Como metodologia, adota-se, para este estudo, a abordagem qualitativa no tratamento dos dados de pesquisa, para elucidar a subjetividade do fenômeno social da extensão no lócus pesquisado. Além disso, apoia-se em análise documental do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), Projeto Pedagógico do Curso (PPC), Projeto Político Pedagógico (PPP) e uma entrevista semiestruturada com a Coordenadora Pedagógica da IES pesquisada, que podem contribuir para a concretização dos objetivos da pesquisa. Os resultados apresentados e analisados, nesta Dissertação, apontam para o entendimento da curricularização da extensão e para as ações extensionistas, para além de protocolos institucionais e do encastelamento do notório saber. Concomitante demonstra, possibilidades para que a extensão se constitua em espaço fecundo no que tange saberes eruditos e da comunidade e que se entrelacem e realmente agreguem múltiplos valores, ao sujeito que cursa Licenciatura em Pedagogia, na solidificação da teoria na prática e no vínculo com os conhecimentos anteriormente adquiridos na cotidianidade da vida. Desta análise, permite inferir que a curricularização da extensão universitária assentada em ações extensionistas que comunguem com a práxis: teoria e prática num entendimento de - ação-reflexão-ação -, possam realmente transformar o espaço do Ensino Superior e ampliar os horizontes do conhecimento para a sociedade de seu entorno. | por |
| dc.description.abstract | Linked to the Research Line: “Pedagogical Practices: Articulating Elements” this Master´s degree dissertation integrates the research carried out by Group named: “Teacher Training, Educational Territories and Social Representations – FOTERS”. The main object of study is the university extension in the Pedagogy course. The research problem is: what debates and conflicts about university extension are present in the Pedagogy course at a private College located on the coast of Paraná? For that, as a major objective, it is proposed: to analyze the debates and clashes about the “curricularização” of extension present in the Pedagogy course in a private college in the state of Paraná and their contributions to the pedagogue´s training. The specific objectives are: a) Historicize the context and structure of the curricular matrix of the degree course in Pedagogy at private College in the state of Paraná, especially with regard to the “curricularização” of extension. b) Identify the proposition and development of the “curricularização” of extension in the degree course in Pedagogy, based on the principle of inseparability of teaching, research and extension. As a methodology, for this study, a qualitative approach was adopted in the treatment of research data, to elucidate the subjectivity of the social phenomenon of extension in the researched locus. Furthermore, it is based on documentary analysis of the Institutional Pedagogical Project (PPI), Course Pedagogical Project (PPC), Pedagogical Political Project (PPP) and a semi-structured interview with the College Pedagogical Coordinator. The results presented and analyzed point to the understanding of the “curricularização” of extension and extension actions, in addition to institutional protocols and the encapsulation of notorious knowledge. At the same time, it demonstrates possibilities for the extension to constitute a fruitful space in terms of scholarly and community knowledge and that intertwine and truly add multiple values, to the subject studying the Degree in Pedagogy, in solidifying theory in practice and in link with knowledge previously acquired in life. From this analysis, it allows us to infer that the “curricularização” of university extension based on extension actions share with praxis: theory and practice in an understanding of - action-reflection-action - can really transform teaching in college and expand the horizons of knowledge for society. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2024-09-16T17:18:46Z No. of bitstreams: 1 CURRICULARIZACAO DA EXTENSAO.pdf: 3192872 bytes, checksum: 41ccdc33ab77b2d688a5fe7dd97093e7 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-09-16T17:18:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CURRICULARIZACAO DA EXTENSAO.pdf: 3192872 bytes, checksum: 41ccdc33ab77b2d688a5fe7dd97093e7 (MD5) Previous issue date: 2024-04-30 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Tuiuti do Paraná | por |
| dc.publisher.department | Educação | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UTP | por |
| dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Extensão universitária | por |
| dc.subject | Curricularização da extensão | por |
| dc.subject | Curso de licenciatura em pedagogia | por |
| dc.subject | University extension | eng |
| dc.subject | Extension “curricularização” | eng |
| dc.subject | Degree course in pedagogy | eng |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | Curricularização da extensão no curso de pedagogia em uma instituição particular do litoral paranaense: debates e embates | por |
| dc.type | Dissertação | por |
| Appears in Collections: | MESTRADO EM EDUCAÇÃO | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| CURRICULARIZACAO DA EXTENSAO.pdf | 3.12 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
