Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1946
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Lilian Hildebrando da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8103908130868663por
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Rita de Cássia-
dc.contributor.referee1Stival, Maria Cristina Elias Esper-
dc.contributor.referee2Santos Filho, Fausto Amaral dos-
dc.date.accessioned2023-10-05T12:42:32Z-
dc.date.issued2023-08-30-
dc.identifier.citationSilva, Lilian Hildebrando da. O trabalho remoto na pandemia da Covid-19 no estado do Paraná: ferramentas digitais e formação do professor. 2023. 156 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1946-
dc.description.resumoEste estudo aborda o trabalho dos professores e as mudanças ocorridas durante a Pandemia da Covid-19. Analisamos as legislações tanto a nível nacional quanto estadual do Paraná para compreender como elas afetaram o trabalho dos docentes durante o Ensino Remoto Emergencial. Além disso, examinamos os desafios enfrentados pelos professores em relação à tecnologia e à necessidade de se capacitar para lidar com ferramentas digitais. O interesse por esse tema surgiu em resposta ao contexto da pandemia, no qual observamos a angústia dos pedagogos e professores em relação ao uso das tecnologias digitais, ao mesmo tempo em que enfrentamos uma demanda crescente por trabalho. Os profissionais da educação precisaram não apenas compreender novas metodologias de ensino, mas também se adaptar às tecnologias emergentes e lidar com as pressões da Secretaria de Estado da Educação (SEED) e de outros órgãos governamentais. O objetivo principal deste estudo é compreender os desafios pela legislação paranaense no trabalho remoto dos professores com o uso das ferramentas digitais durante os anos de 2020 e 2021. Isso se deve ao fato de que a pandemia de Covid-19 resultou em medidas de isolamento social, incluindo a suspensão das aulas presenciais por meio do Decreto nº 4.258 como parte do enfrentamento ao coronavírus. Nesse contexto, os desafios enfrentados implicam a necessidade de compreender como a legislação afeta o desenvolvimento do trabalho remoto dos professores com o uso de ferramentas digitais durante a pandemia de Covid-19. Para conduzir esta pesquisa, realizamos um levantamento bibliográfico de base teórica e metodológica de autores que servem de fundamentação para o estudo.por
dc.description.abstractThis study addresses the work of teachers and the changes that have occurred during the Covid-19 Pandemic. We analyzed the legislations at both the national and state levels of Paraná to understand how they affected the work of teachers during Emergency Remote Teaching. In addition, we examine the challenges faced by teachers in relation to technology and the need to empower themselves to deal with digital tools. The interest in this topic arose in response to the context of the pandemic, in which we observed the anguish of pedagogues and teachers regarding the use of digital technologies, while we face a growing demand for work. Education professionals needed not only to understand new teaching methodologies, but also to adapt to emerging technologies and deal with pressures from the State Department of Education (SEED) and other government agencies. The main objective of this study is to understand the challenges of the Paraná legislation in the remote work of teachers with the use of digital tools during the years 2020 and 2021. This is since the Covid-19 pandemic has resulted in social isolation measures, including the suspension of inperson classes through Decree No. 4,258 as part of tackling the coronavirus. In this context, the challenges faced imply the need to understand how legislation affects the development of teachers' remote work with the use of digital tools during the Covid-19 pandemic. To conduct this research, we conducted a bibliographic survey of theoretical and methodological basis of authors who serve as a basis for the study.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2023-10-05T12:42:32Z No. of bitstreams: 1 O TRABALHO REMOTO NA PANDEMIA.pdf: 1682386 bytes, checksum: cc6acc2417b8bff0f0249eac88550a35 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-05T12:42:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O TRABALHO REMOTO NA PANDEMIA.pdf: 1682386 bytes, checksum: cc6acc2417b8bff0f0249eac88550a35 (MD5) Previous issue date: 2023-08-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstudantespor
dc.subjectFerramentas digitaispor
dc.subjectLegislaçãopor
dc.subjectPandemia da Covid19por
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectStudentseng
dc.subjectDigital toolseng
dc.subjectLegislationeng
dc.subjectCovid-19 Pandemiceng
dc.subjectTeacherseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO trabalho remoto na pandemia da Covid-19 no estado do Paraná: ferramentas digitais e formação do professor.por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O TRABALHO REMOTO NA PANDEMIA.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.