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dc.creatorRosário, Daniely do-
dc.contributor.advisor1Rosa, Maria Arlete-
dc.contributor.advisor-co1Buczenko, Gerson Luiz-
dc.contributor.referee1Andreoli, Vanessa-
dc.contributor.referee2Souza, Maria Antônia de-
dc.date.accessioned2023-05-10T15:41:29Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.citationRosário, Daniely do. Educação ambiental na prática do pedagogo da educação infantil da rede municipal de ensino de Paranaguá-PR. 2022. 146 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1922-
dc.description.resumoO presente estudo trata da Educação Ambiental na Educação Infantil, tendo como objeto de pesquisa a Educação Ambiental na prática pedagógica e como sujeitos de pesquisa os pedagogos dos Centro Municipal de Educação Infantil da rede de ensino de Paranaguá/Pr, localizados em diferentes regiões: ilha, área rural, área industrial/ portuária, área de manguezal. O problema de pesquisa é: como constituise a Educação Ambiental a prática dos pedagogos dos Centros Municipais de Educação Infantil da rede de ensino de Paranaguá? Os objetivo são: geral - compreender a Educação Ambiental e suas aproximações com à Educação Infantil no contexto das práticas pedagógicas do pedagogo dos Centros Municipais de Educação Infantil de Paranaguá. Os autores de referência neste estudo foram: Loureiro, Layrargues, Lima, Kramer, Oliveira e Souza, sendo para a Educação Ambiental; Loureiro (2001; 2013); Layrargues (2014), Lima (2011), para a Educação Infantil e para a prática pedagógica; Kramer (2005), Souza (2016) e Oliveira (2010 e 2012). A pesquisa de abordagem qualitativa de cunho documental e de campo empírico. Utilizou-se os documentos oficiais e dos Centros Municipais de Educação Infantil pesquisados e documentos sobre a educação ambiental e a educação infantil. Foram realizadas quatro entrevistas semiestruturada com pedagogos dos quatro Centros Municipais de Educação Infantil. Para análise do conteúdo dos relatos com as pedagogas adotamos a interpretação na perspectiva de Severino (2010). Os resultados de pesquisa apontam para a falta da prática pedagógica ambiental crítica e emancipatória nos CMEI’s analisados devido à falta de formação para embasar as políticas educacionais que englobam a educação ambiental na educação infantil.por
dc.description.abstractThe present study deals with Environmental Education in Early Childhood Education, having as research object Environmental Education in pedagogical practice and as research subjects the pedagogues of the Municipal Center for Early Childhood Education of the teaching network of Paranaguá/PR, located in different regions: Ilha , rural area, industrial/port area, mangrove area. The research problem is: how does Environmental Education constitute the practice of educators from the Municipal Centers of Early Childhood Education in the Paranaguá teaching network? The objectives are: general - to understand Environmental Education and its approaches to Early Childhood Education in the context of the pedagogical practices of the pedagogue at the Municipal Centers for Early Childhood Education in Paranaguá. The reference authors in this study were: Loureiro, Layrargues, Lima, Kramer, Oliveira e Souza, being for Environmental Education; Loureiro (2001; 2013); Layrargues (2014), Lima (2011), for Early Childhood Education and for pedagogical practice; Kramer (2005), Souza (2016) and Oliveira (2010 and 2012). Research with a qualitative approach of a documental nature and empirical field. The official documents and those from the Municipal Centers of Early Childhood Education surveyed and documents on environmental education and early childhood education were used. Four semi-structured interviews were carried out with educators from the four Municipal Centers for Early Childhood Education. To analyze the content of the reports with the pedagogues, we adopted the interpretation from the perspective of Severino (2010). The research results point to the lack of critical and emancipatory environmental pedagogical practice in the CMEI's analyzed due to the lack of training to support educational policies that include environmental education in early childhood education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2023-05-10T15:41:29Z No. of bitstreams: 1 EDUCACAO AMBIENTAL NA PRATICA DO PEDAGOGO DA.pdf: 3074190 bytes, checksum: 04fcfd837c8a8c7998d045f74103af30 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-10T15:41:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EDUCACAO AMBIENTAL NA PRATICA DO PEDAGOGO DA.pdf: 3074190 bytes, checksum: 04fcfd837c8a8c7998d045f74103af30 (MD5) Previous issue date: 2022-12-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectPedagogopor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectEducational policieseng
dc.subjectPedagogueeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação ambiental na prática do pedagogo da educação infantil da rede municipal de ensino de Paranaguá-PRpor
dc.typeDissertaçãopor
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