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dc.creatorOliveira, Ariane Fernandes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3586017881350595por
dc.contributor.advisor1Costa Neto, Pedro Leão da-
dc.contributor.referee1Salomé, Josélia Schwanka-
dc.contributor.referee2Pereira, Maria de Fátima Rodrigues-
dc.contributor.referee3Myszczuk , Ana Paula-
dc.contributor.referee4Carvalho, Márcio Bernardes de-
dc.date.accessioned2023-02-16T11:11:12Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.citationOliveira, Ariane Fernandes de. Dialética da exclusão: estudo dos resultados das avaliações ENADE e OAB no curso de direito na cidade de Curitiba. 2022. 230 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1912-
dc.description.resumoA presente tese, com o método do materialismo histórico dialético, tem por objetivo a análise da qualidade do ensino jurídico e os seus critérios de apuração consubstanciados em resultados das avaliações Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – e Exame de Ordem e a possibilidade de conotação discriminatória em decorrência de eventual exclusão social. Para tal finalidade, buscou-se os resultados apresentados em tais exames, bem como relacionar com as condições materiais, econômicas e sociais declaradas pelos avaliados no questionário do Estudante realizado como etapa obrigatória da avaliação Enade. Analisa-se ainda as políticas públicas de expansão do ensino jurídico no Brasil, desde a implementação dos cursos de Direito no país, bem como analisa-se a influência dos organismos internacionais na educação com documentos como a Declaração de Bolonha e o Relatório Delors. A expansão do ensino superior se desenvolve com base em interesses mercadológicos, e a educação é vista como um produto a ser consumido. Essa visão da educação-mercadoria impacta na qualidade do ensino e nas políticas públicas e sua implementação. Trabalha-se na presente tese, com a categoria avaliações e a sua possibilidade de ser usada como instrumento de perpetuação da exclusão fruto das desigualdades materiais decorrentes das situações econômicas e sociais, ao avaliar de forma igual pessoas que se encontram em situações de desigualdade. Analisa-se a avaliação Exame de Ordem, desde a sua formação de categoria profissional, a implementação do Exame, a verificação dos resultados, e a criação do Selo OAB Recomenda e seu possível caráter excludente, como manutenção de um sistema de dominação e exclusão a favor das elites dominantes. Dessa forma, pesquisa-se sobre a relevância destas avaliações e seu impacto no ensino jurídico, que pode se reduzir à verificação da apreensão de informações ou pode assumir um caráter emancipatório. A forma que o exame após a unificação inviabiliza que o curso de Direito seja direcionado para questões regionais conforme preceitua as Diretrizes Curriculares Nacionais. Há a preocupação inequívoca quanto ao número de advogados que são colocados no mercado após a aprovação de cada exame e a falta de colocação específica para tantos juristas. Há a proliferação do número de IES – Instituições de Ensino Superior – sem a observância do tripé do ensino superior compreendido pelo ensino, pesquisa e extensão. A relação do tipo de IES e os resultados verificados nas avaliações Enade e Exame de Ordem.por
dc.description.abstractThis thesis, with the dialectical historical materialism method, aims to analyze the quality of legal education and its calculation criteria embodied in the results of the Evaluations Enade - National Examination of Student Performance - and The Order Examination and the possibility of discriminatory connotation as a result of possible social exclusion. For this purpose, we sought the results presented in such exams, as well as to relate to the material, economic and social conditions declared by the evaluated in the student questionnaire performed as a mandatory stage of the Enade evaluation. It also analyzes the public policies for the expansion of legal education in Brazil, since the implementation of law courses in the country, as well as analyzes the influence of international organizations on education with documents such as the Bologna Declaration and the Delors Report. The expansion of higher education develops based on market interests, and education is seen as a product to be consumed. This view of commodity education impacts on the quality of teaching and public policies and its implementation. This thesis is worked on, with the category evaluations and its possibility of being used as an instrument of perpetuation of exclusion resulting from material inequalities arising from economic and social situations, when evaluating equally people who are in situations of inequality. It analyzes the evaluation Of The Order Examination, since its formation of professional category, the implementation of the Examination, the verification of the results, and the creation of the Seal OAB Recommends and its possible exclusionary character, as maintenance of a system of domination and exclusion in favor of the dominant elites. Thus, we research on the relevance of these evaluations and their impact on legal education, which can be reduced to the verification of the seizure of information or can assume an emancipatory character. The way that the examination after unification makes it impossible for the law course to be directed to regional issues as perceitable by the National Curriculum Guidelines. There is unequivocal concern about the number of lawyers who are placed on the market after the approval of each exam and the lack of specific placement for so many jurists. There is the proliferation of the number of HEIs - Higher Education Institutions - without the observance of the tripod of higher education understood by teaching, research and extension. The relationship of the type of HEI and the results verified in the Evaluations Enade and Examination of Order.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2023-02-16T11:11:11Z No. of bitstreams: 1 DIALETICA DA EXCLUSAO.pdf: 2524643 bytes, checksum: 1721cd58abcc675dca8a3e336241a0c5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-16T11:11:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIALETICA DA EXCLUSAO.pdf: 2524643 bytes, checksum: 1721cd58abcc675dca8a3e336241a0c5 (MD5) Previous issue date: 2022-12-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino jurídicopor
dc.subjectAvaliações do curso de Direitopor
dc.subjectProva Enadepor
dc.subjectExame de Ordempor
dc.subjectDialética de exclusãopor
dc.subjectLegal educationeng
dc.subjectEvaluations of the Law courseeng
dc.subjectEnade testeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDialética da exclusão: estudo dos resultados das avaliações ENADE e OAB no curso de direito na cidade de Curitibapor
dc.typeTesepor
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