Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1904
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Poéticas e hibridações do cinema iraniano
???metadata.dc.creator???: Cruz, Michele Jeremias de La 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Araujo, Denize
???metadata.dc.contributor.referee1???: Andacht, Fernando
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pessuto, Kelen
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação de Mestrado analisa algumas produções cinematográficas do cinema realizado no Irã sob o viés da hibridação poética, investigando as estratégias cinematográficas utilizadas pelos cineastas vinculados ao cinema de arte iraniano, em filmes que compõem o corpus da pesquisa:O Vento nos Levará (1999) e Cópia Fiel (2010) de Abbas Kiarostami; A Maçã (1998) de Samira Makhmalbaf, Taxi Teerã (2015) e Hidden (2020) de Jafar Panahi. Nesse pluralismo inerente às produções escolhidas, que se revelam na tessitura das imagens, busquei explorar as‗estratégias de desconstrução‘ do limiar ficção/documentário. Busquei ainda, investigar a condição de ‗espectador emancipado‘ no público que assiste a tais produções, enquanto agentes ativos da narrativa, amiúde indeterminada por estruturas realistas ou incompletas. O problema incide em obter uma síntese que privilegie a abrangência da tensão entre realidade e ficção e ainda o fator de convergência das imagens em montagens estéticas híbridas. Para cada um dos filmes, um teórico norteará a análise: Jacques Rancière para a ‗estética relacional‘ e o ‗espectador emancipado‘ nos filmes de Abbas Kiarostami; Jacques Aumont nos ‗limites que permeiam minimalismo e realismo‘no filme de Samira Makhmalbaf e Manuela Penafria no documentarismo e ponto de vista do cineasta, nos filmes de Jafar Panahi.
Abstract: This Master's thesis analyzes some cinematographic productions of cinema made in Iran under the perspective of poetic hybridization, investigating the cinematographic strategies used by filmmakers linked toIranian art cinema, in films that make up the corpus of the research: Wind will take us (1999) and Faithful Copy (2010) by Abbas Kiarostami; The Apple (1998) by Samira Makhmalbaf, and Taxi Tehran (2015) and Hidden (2020) by Jafar Panahi. In this pluralism inherent in the chosen productions, which are revealed in the weaving of the images, I search to explore the 'deconstruction strategies' of the fiction/documentary threshold. I also sought to investigate the condition of 'emancipated spectator' in the audience that watches the productions, as active agents of the narrative, often indeterminated by realistic or incomplete structures. The problem lies in obtaining a synthesis that privileges the scope of the tension between reality and fiction and also the factor of convergence of images in hybrid aesthetic montages. For each of the films, a theorist will guide the analysis: Jacques Rancière for 'relational aesthetics' and the 'emancipated spectator' in Abbas Kiarostami's films; Jacques Aumont in the ‗limits that permeate minimalism and realism‘ in the film by Samira Makhmalbaf and Manuela Penafria in documentarism and the filmmaker‘s point of view, in Jafar Panahi.
Esta disertación de maestria analisa algunas producciones cinematográficas del cine realizado em Irán bajo el sesgo de la hibridación poética, investigando las estrategias cinematográficas utilizadas por cineastas vinculados al cine de arte iraní, em las películas que componen el corpus de investigación: O Vento nos Levará (1999) y Copy Fiel (2010) de Abbas Kiarostami; The Apple de Samira Makhmalbaf (1998) y Taxi Tehran y Hidden de Jafar Panahi (2015) (2020). En este pluralismo inherente a las producciones escogidas, que se revela em la textura de las imágenes, buscamos explorar las 'estrategias de deconstrucción' del umbral ficción /documental. También se buscó investigar la condición de 'espectador emancipado' em el público que mira las producciones, como agentes activos de la narrativa, muchas veces indeterminada por estructuras realistas o incompletas. El problema se centra en obtener una síntesis que privilegie el alcance de latensión entre realidad y ficción y también el factor de convergencia de imágenes em montajes estéticos híbridos. Para cada una de las películas, un teórico guiará el análisis: Jacques Rancière para la 'estética relacional' y el 'espectador emancipado' em las películas de Kiarostami; Aumont em los 'límites que impregnan el minimalismo y el realismo' em la película de Samira Makhmalbaf y Penafria em el documentalismo y el punto de vista del cineasta, em Jafar Panahi.
Keywords: Cinema iraniano
Hibridação poética
Realismo subjetivo
Espectador emancipado
Montagens híbridas
Iranian cinema
Poetic hybridization
Subjective realism
Emancipated spectator
Hybrid montagem
Cine iraní
Hibridación poética
Realismo subjetivo
Espectador emancipado
Montajes híbridos
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação e Linguagens
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Comunicação e Linguagens
Citation: Cruz, Michele Jeremias de La. Poéticas e hibridações do cinema iraniano. 2022. 126 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1904
Issue Date: 21-Jun-2022
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POETICAS E HIBRIDACOES.pdf2.44 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.