Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1904
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCruz, Michele Jeremias de La-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7024723065983055por
dc.contributor.advisor1Araujo, Denize-
dc.contributor.referee1Andacht, Fernando-
dc.contributor.referee2Pessuto, Kelen-
dc.date.accessioned2022-12-08T13:30:28Z-
dc.date.issued2022-06-21-
dc.identifier.citationCruz, Michele Jeremias de La. Poéticas e hibridações do cinema iraniano. 2022. 126 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1904-
dc.description.resumoEsta dissertação de Mestrado analisa algumas produções cinematográficas do cinema realizado no Irã sob o viés da hibridação poética, investigando as estratégias cinematográficas utilizadas pelos cineastas vinculados ao cinema de arte iraniano, em filmes que compõem o corpus da pesquisa:O Vento nos Levará (1999) e Cópia Fiel (2010) de Abbas Kiarostami; A Maçã (1998) de Samira Makhmalbaf, Taxi Teerã (2015) e Hidden (2020) de Jafar Panahi. Nesse pluralismo inerente às produções escolhidas, que se revelam na tessitura das imagens, busquei explorar as‗estratégias de desconstrução‘ do limiar ficção/documentário. Busquei ainda, investigar a condição de ‗espectador emancipado‘ no público que assiste a tais produções, enquanto agentes ativos da narrativa, amiúde indeterminada por estruturas realistas ou incompletas. O problema incide em obter uma síntese que privilegie a abrangência da tensão entre realidade e ficção e ainda o fator de convergência das imagens em montagens estéticas híbridas. Para cada um dos filmes, um teórico norteará a análise: Jacques Rancière para a ‗estética relacional‘ e o ‗espectador emancipado‘ nos filmes de Abbas Kiarostami; Jacques Aumont nos ‗limites que permeiam minimalismo e realismo‘no filme de Samira Makhmalbaf e Manuela Penafria no documentarismo e ponto de vista do cineasta, nos filmes de Jafar Panahi.por
dc.description.abstractThis Master's thesis analyzes some cinematographic productions of cinema made in Iran under the perspective of poetic hybridization, investigating the cinematographic strategies used by filmmakers linked toIranian art cinema, in films that make up the corpus of the research: Wind will take us (1999) and Faithful Copy (2010) by Abbas Kiarostami; The Apple (1998) by Samira Makhmalbaf, and Taxi Tehran (2015) and Hidden (2020) by Jafar Panahi. In this pluralism inherent in the chosen productions, which are revealed in the weaving of the images, I search to explore the 'deconstruction strategies' of the fiction/documentary threshold. I also sought to investigate the condition of 'emancipated spectator' in the audience that watches the productions, as active agents of the narrative, often indeterminated by realistic or incomplete structures. The problem lies in obtaining a synthesis that privileges the scope of the tension between reality and fiction and also the factor of convergence of images in hybrid aesthetic montages. For each of the films, a theorist will guide the analysis: Jacques Rancière for 'relational aesthetics' and the 'emancipated spectator' in Abbas Kiarostami's films; Jacques Aumont in the ‗limits that permeate minimalism and realism‘ in the film by Samira Makhmalbaf and Manuela Penafria in documentarism and the filmmaker‘s point of view, in Jafar Panahi.eng
dc.description.abstractEsta disertación de maestria analisa algunas producciones cinematográficas del cine realizado em Irán bajo el sesgo de la hibridación poética, investigando las estrategias cinematográficas utilizadas por cineastas vinculados al cine de arte iraní, em las películas que componen el corpus de investigación: O Vento nos Levará (1999) y Copy Fiel (2010) de Abbas Kiarostami; The Apple de Samira Makhmalbaf (1998) y Taxi Tehran y Hidden de Jafar Panahi (2015) (2020). En este pluralismo inherente a las producciones escogidas, que se revela em la textura de las imágenes, buscamos explorar las 'estrategias de deconstrucción' del umbral ficción /documental. También se buscó investigar la condición de 'espectador emancipado' em el público que mira las producciones, como agentes activos de la narrativa, muchas veces indeterminada por estructuras realistas o incompletas. El problema se centra en obtener una síntesis que privilegie el alcance de latensión entre realidad y ficción y también el factor de convergencia de imágenes em montajes estéticos híbridos. Para cada una de las películas, un teórico guiará el análisis: Jacques Rancière para la 'estética relacional' y el 'espectador emancipado' em las películas de Kiarostami; Aumont em los 'límites que impregnan el minimalismo y el realismo' em la película de Samira Makhmalbaf y Penafria em el documentalismo y el punto de vista del cineasta, em Jafar Panahi.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2022-12-08T13:30:28Z No. of bitstreams: 1 POETICAS E HIBRIDACOES.pdf: 2493963 bytes, checksum: e2606171379e51063ca486ca773f177a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-08T13:30:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 POETICAS E HIBRIDACOES.pdf: 2493963 bytes, checksum: e2606171379e51063ca486ca773f177a (MD5) Previous issue date: 2022-06-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCinema iranianopor
dc.subjectHibridação poéticapor
dc.subjectRealismo subjetivopor
dc.subjectEspectador emancipadopor
dc.subjectMontagens híbridaspor
dc.subjectIranian cinemaeng
dc.subjectPoetic hybridizationeng
dc.subjectSubjective realismeng
dc.subjectEmancipated spectatoreng
dc.subjectHybrid montagemeng
dc.subjectCine iraníspa
dc.subjectHibridación poéticaspa
dc.subjectRealismo subjetivospa
dc.subjectEspectador emancipadospa
dc.subjectMontajes híbridosspa
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titlePoéticas e hibridações do cinema iranianopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POETICAS E HIBRIDACOES.pdf2.44 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.