Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1896
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMendes, Camila Capucho Cury-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4580205726081152por
dc.contributor.advisor1Schlesener, Anita Helena-
dc.contributor.referee1Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo-
dc.contributor.referee2Flach, Simone de Fátima-
dc.contributor.referee3Salomé, Josélia Schwanka-
dc.contributor.referee4Costa Neto, Pedro Leão da-
dc.date.accessioned2022-10-07T12:43:26Z-
dc.date.issued2022-09-21-
dc.identifier.citationMendes, Camila Capucho Cury. O reuni na Universidade Tecnológica Federal do Paraná: análise das políticas públicas sobre evasão universitária. 2022. 265 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1896-
dc.description.resumoO objeto de estudo para esta tese são as políticas do REUNI e do PNAES, implementadas durante a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, no recorte temporal de 2003 a 2011, cujo intuito era a reestruturação da estrutura física das instituições federais de educação e, dentre outros, a redução da evasão universitária. A problemática foi baseada no fato de que, apesar de as universidades aderirem a tais políticas, estas foram impostas às instituições, comprometendo a autonomia universitária. A fim de responder a tal problemática, elegeu-se o Método do Materialismo Histórico-Dialético, em especial a categoria da contradição. Elencou-se, como objetivo geral, desvelar as contradições presentes nas políticas públicas de acesso e permanência na educação superior, efetivadas no período de 2003 – 2011, com ênfase no REUNI e, consequentemente, no PNAES. O caminho metodológico foi baseado em pesquisas bibliográficas e em dados estatísticos do Ministério da Educação e do INEP, bem como foram extraídos dados de Relatórios de Prestação de Contas e de Gestão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a qual foi eleita como paradigma para se estudar a implementação destas políticas públicas. Assim, foram identificados os aspectos da economia política de uma sociedade capitalista, os quais interferem na oferta da educação para a classe trabalhadora, ao equipará-la a uma mercadoria, a ser livremente comercializada. Neste sentido, as políticas públicas, em especial do REUNI e do PNAES, detêm características afeitas ao mercado, como a massificação da educação, a busca pela máxima eficiência administrativa, as quais podem ser consideradas como contradições. Os resultados da implementação destas políticas, em sede de Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ao se estudar os dados extraídos das suas prestações de contas, mostram que as políticas em questão, apesar de terem proporcionado bons resultados quanto a expansão do número de vagas públicas e à interiorização no território do Estado do Paraná, ainda são limitadas quanto à efetividade na permanência discente e na redução efetiva da evasão universitária. Em síntese, tais políticas são caracterizadas como compensatórias, pois amenizam temporariamente as necessidades da coletividade. Contudo, carecem de efetividade plena, vez que albergam o consenso neoliberal, o qual não é de interesse da classe trabalhadora. Esta tese poderá contribuir para descortinar novas contradições presentes nas políticas do REUNI e do PNAES, as quais poderão servir de paradigma para a superação das limitações. A exposição e o entendimento das contradições que permeiam a sociedade capitalista e a educação superior permitirão que sejam formuladas políticas dotadas de maior efetividade e de alcance geral para todos, de âmbito universal.por
dc.description.abstractThe object of study for this thesis are the policies of REUNI and PNAES, implemented during Luiz Inácio Lula da Silva's administration, from 2003 to 2011, whose aim was to restructure the physical structure of federal education institutions and, among others, the reduction of university dropout. The problem was based on the fact that, despite the universities adhering to such policies, they were imposed on the institutions, compromising university autonomy. In an order to respond to this problem, the Method of Historical-Dialectical Materialism was chosen, especially the category of contradiction. The general objective was to reveal the contradictions present in such policies of access and student permanence in the higher education, done during the period of 2003-2011, enphasising the politics of REUNI and PNAES. The methodological approach was based on bibliographic research and statistical data from the Ministry of Education and INEP, as well as data from Accountability and Management Reports from the Federal Technological University of Paraná, which was chosen as a paradigm to study the implementation of these public policies. Thus, aspects of the political economy of a capitalist society were identified, which interfere in the provision of education to the working class, by equating it with a commodity, to be freely traded. In this sense, public policies, especially REUNI and PNAES, have characteristics related to the market, such as the massification of education, the search for maximum administrative efficiency, which can be considered as contradictions. The results of the implementation of these policies, at the Federal Technological University of Paraná, when studying the data extracted from their accounts, show that the policies in question, despite having provided good results regarding the expansion of the number of public vacancies and to internalization in the territory of the State of Paraná, are still limited in terms of effectiveness in student permanence and in the effective reduction of university dropout. In summary, such policies are characterized as compensatory, as they temporarily alleviate the needs of the community. However, they lack full effectiveness, as they harbor the neoliberal consensus, which is not in the interest of the working class. This thesis may contribute to uncovering new contradictions present in the policies of REUNI and PNAES, which may serve as a paradigm for overcoming limitations. The exposure and understanding of the contradictions that permeate capitalist society and the sphere of higher education will allow policies to be formulated with greater effectiveness and general reach for all, of a universal scope.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2022-10-07T12:43:25Z No. of bitstreams: 1 O REUNI NA UNIVERSIDADE.pdf: 2376229 bytes, checksum: db1057ca00b56a6799b92b1a84a5273b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-07T12:43:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O REUNI NA UNIVERSIDADE.pdf: 2376229 bytes, checksum: db1057ca00b56a6799b92b1a84a5273b (MD5) Previous issue date: 2022-09-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectREUNIpor
dc.subjectPNAESpor
dc.subjectEducação Superiorpor
dc.subjectPolíticas Compensatóriaspor
dc.subjectLimitaçõespor
dc.subjectHigher Educationeng
dc.subjectCompensatory Policiespor
dc.subjectLimitationspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO reuni na Universidade Tecnológica Federal do Paraná: análise das políticas públicas sobre evasão universitáriapor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O REUNI NA UNIVERSIDADE.pdf2.32 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.