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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Sexo, drogas e cadê o rock’n’roll? O programa dangerous decibels® Brasil como estratégia de promoção da saúde auditiva no programa saúde na escola
???metadata.dc.creator???: Gondim, Lys Maria Allenstein 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Lacerda, Adriana Bender Moreira de
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Lüders, Débora
???metadata.dc.contributor.referee1???: Araújo, Cristiano de Miranda
???metadata.dc.contributor.referee2???: José, Maria Renata
???metadata.dc.contributor.referee3???: Sanchez, Tanit Ganz
???metadata.dc.contributor.referee4???: Santos, Teresa Maria Momensohn dos
???metadata.dc.description.resumo???: Introdução: Nas últimas décadas vem se observando uma crescente preocupação acerca do ruído, que já ocupa o segundo lugar no ranking mundial de poluição ambiental. Com a sociedade moderna, além do ruído ambiental, a utilização de gadgets e fones de ouvido e a frequência a ambientes de entretenimento ruidosos tem aumentado de forma progressiva e alarmante. As crianças e jovens são os mais expostos a esses ruídos de lazer e uma tendência ao aumento das alterações auditivas vem sendo descrita nesse grupo. Como ainda não há cura ou reversão para a perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados (PAINPSE), mas, em contrapartida ela é prevenível, a educação em saúde auditiva seria uma das abordagens para o problema. Para atender parte dessa demanda de educação em saúde, em 2007, foi instituído, no Brasil, o Programa Saúde na Escola (PSE), que é uma política intersetorial da Saúde e da Educação. O PSE tem como um dos seus objetivos contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de ensino por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Em 2017 o PSE ampliou suas ações e incluiu a promoção da saúde auditiva como ação educativa prioritária. Atualmente, dentre os programas de educação e promoção de saúde auditiva mais reconhecidos mundialmente, voltados para crianças e jovens e com educadores capacitados no Brasil, destaca-se o Programa Dangerous Decibels® (DD). O Programa DD tem estratégias estruturadas, com base em evidências científicas, sendo, inclusive, indicado pela Organização Mundial de Saúde em seu último relatório mundial da audição de 2021. Objetivos: o principal objetivo do estudo foi o de propor a implementação do Programa DD como estratégia de Promoção da Saúde Auditiva no PSE do Município de Itajaí, Estado de Santa Catarina (SC); e os objetivos específicos foram: realizar uma revisão sistemática sobre a efetividade de programas educativos em saúde auditiva; caracterizar a amostra do estudo no âmbito de conhecimentos, hábitos, atitudes e comportamentos frente ao ruído e definir a prevalência da queixa de zumbido, relacionando os dados obtidos ao sexo, faixa etária, risco social, conhecimentos prévios e hábitos de risco com exposição ao ruído; assim como avaliar a efetividade da intervenção educativa do programa DD nessa população. Metodologia: além dos registros do diário de campo da pesquisa, foi realizada uma revisão sistemática, guiada pelo Protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA); e mais três estudos: dois observacionais, quantitativos, transversais e analíticos e um estudo clínico não randomizado (quase experimental), do tipo antes e depois, descritos seguindo recomendações da Declaração Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE). A amostra foi por conveniência, partindo-se da população de todos os 2.160 alunos matriculados nos 6os anos do ensino fundamental II, de 32 Escolas Municipais de Itajaí, SC, em seus oito Polos Educacionais. As amostras mínimas calculadas, para um grau de confiança de 95% e erro amostral de 3% (α=0,03) foi de 715 alunos, considerando-se os 2.160 alunos referidos e de 1.068 alunos tendo como base uma população infinita. A amostra final da pesquisa foi constituída por 1.835 alunos, sendo 838 (45,7%) do sexo feminino e 997 (54,3%) do sexo masculino, com idade média de 11,53 ± 0,8 anos. Como intervenção educativa, a estratégia do Programa Dangerous Decibels® para a sala de aula, seguindo suas nove etapas e com duração de 45 minutos, foi ministrada para todas as turmas pela pesquisadora. A obtenção dos dados foi realizada através da aplicação de três questionários específicos, previamente validados e traduzidos para o português, 9 realizados pela pesquisadora e professores, em diferentes momentos da pesquisa: pré-intervenção educativa (A), pós-intervenção educativa imediata (B) e 3 meses após a intervenção educativa (C). Os questionários continham dados de identificação geral, idade, sexo, hábitos e sintomas auditivos e questões com temáticas que foram divididas em três escalas: conhecimentos, atitudes e comportamentos frente ao ruído. Para a análise estatística dos resultados individuais dos questionários A, B e C, foram utilizados métodos de estatísticas descritivas (tabelas de frequências absolutas e relativas em percentual) e, para as análises comparativas, os testes t pareado (para os dados paramétricos) e o teste de Wilcoxon combinado a testes de pares (para os dados não paramétricos). Para as análises comparativas entre os questionários A, B e C, sempre que possível, foi utilizado o Teste de McNemar (dados pareados) ao nível de significância de 0,05. O software utilizado nessas análises foi o Statistica 13.3. Já para a análise e comparação dos resultados dos escores de acertos dos questionários A, B e C, para cada uma das três escalas referidas (conhecimentos, atitudes e comportamentos), o método utilizado foi a análise de variância (ANOVA) com medidas de repetição, ao nível de significância de 0,05. A associação entre as variáveis independentes (sexo, faixa etária, risco social e hábitos auditivos de risco) e o impacto na presença / ausência de zumbido foram analisadas por meio de análise univariada, através do teste qui-quadrado. As variáveis que apresentaram significância estatística na análise univariada (α = 10%), foram incluídas em um modelo de regressão logística multinomial, estimando a razão de chance ajustada (OR) a um modelo multivariado, com respectivos intervalos de confiança de 95%. Todas as análises foram realizadas no software JAMOVI e adotado o nível de significância de 5%. Resultados: A tese, delineada pelos seus objetivos, foi desenvolvida fornecendo bases para a elaboração de quatro estudos, além de percepções da pesquisadora através dos registros do diário de campo que permearão as diferentes seções dessa tese. Os resultados dos estudos serão assim apresentados: Artigo 1: revisão sistemática (sobre a efetividade de programas educativos em saúde auditiva): que demonstrou que todos os 36 estudos incluídos, mostraram-se efetivos, independente das estratégias educativas utilizadas; Artigo 2: artigo de caracterização geral da população dos escolares participantes do estudo (no âmbito de conhecimentos, hábitos, atitudes e comportamentos frente ao ruído): verificou que a maior parte das crianças e adolescentes tem hábitos de risco potenciais para o desenvolvimento de alterações auditivas, apresentando altos índices de queixas auditivas, pouco conhecimento sobre o assunto ou sobre quais atitudes são adequadas frente ao problema do ruído, bem como de intenções de mudanças desses comportamentos considerados de risco; relacionando-se esses dados ao sexo, idade e conhecimentos prévios, observou-se que o sexo masculino tem mais hábitos de risco e queixas de zumbido, enquanto o feminino tem mais conhecimentos e intenção de uso de protetores auditivos; já quanto a faixa etária, os alunos mais novos se protegem mais e os mais velhos se expõem mais ao ruído e tem mais queixa de zumbido, não diferindo, para a faixa etária, no quesito conhecimento; Artigo 3: estudo epidemiológico (definindo-se a prevalência do zumbido e variáveis correlatas na amostra avaliada): a prevalência de zumbido foi de 72,15%, com análise multivariada demonstrando associação significativa da queixa de zumbido com o sexo (meninos apresentando 1,47 vezes mais chances que as meninas), idade (faixa etária mais elevada) e maior número de hábitos com exposição ao ruído / de risco. Não foram observadas relações entre a presença da queixa de zumbido com o fator de risco social ou conhecimentos prévios sobre o assunto; Artigo 4: estudo de avaliação da efetividade do programa educativo Dangerous Decibels® no PSE do Município de Itajaí, SC: mostrou que as atividades do Programa DD 10 realizadas foram efetivas para as mudanças de conhecimentos, hábitos, comportamentos e atitudes dos escolares frente ao ruído e uso de protetores auditivos, sendo que, nas análises de variâncias, apenas a dimensão do comportamento não sustentou seus resultados após os três meses de intervenção no grupo avaliado. Conclusões: publicações científicas de trabalhos avaliativos da efetividade de programas educativos em saúde auditiva selecionados para revisão sistemática mostraram sua efetividade, independente da estratégia utilizada, sendo um importante instrumento para contribuir com o autocuidado e a promoção de comportamentos saudáveis relacionados à saúde auditiva; nos trabalhos de campo: verificou-se que a maior parte das crianças e adolescentes da amostra tem hábitos de risco para desenvolver PAINPSE, pouco conhecimento sobre o assunto ou sobre quais atitudes são adequadas frente ao problema do ruído; ressaltando-se que os escolares do sexo masculino e de faixa etária mais elevada mostraram piores atitudes e comportamentos frente ao problema do potencial risco auditivo causado pela exposição ao ruído; constatando-se ainda uma alta prevalência de zumbido na população avaliada, sendo essa queixa relacionada a faixa etária mais alta, ao sexo masculino e ao maior número de hábitos de risco (exposição ao ruído), independente de risco social e/ou de conhecimentos prévios sobre o assunto; verificou-se também que o programa DD foi uma estratégia efetiva na promoção em saúde auditiva no grupo participante das intervenções, propondo-se a sua inserção nas atividades do PSE. Considerações finais: Os dados mostram dimensões do problema para além da falta de conhecimentos na área, abrindo perspectivas e temáticas para reflexões a serem consideradas nas construções, atualizações e direcionamentos de propostas e futuros programas e estratégias de educação em saúde auditiva voltados a crianças e adolescentes nas políticas públicas de saúde e educação.
Abstract: Introduction: In the past decades, increasing concern on noise has been observed, which ranks second in the world ranking of environmental pollution. In modern society, apart from the environmental noise, the use of gadgets and earphones, along with the attendance to noisy entertainment settings have grown in a progressive and alarming pace. Children and adolescents are the most exposed to entertainment noise, and a trend to increasing hearing disorders has been described in this age group. As there is still no cure or reversion for noise induced hearing loss (NIHL), although it is preventable, hearing education would be one of the approaches to the problem. In 2007, the School Health Program (SHP), an intersectoral Health and Education policy, was set up in Brazil in order to meet part of that demand for health education. The SHP aims to contribute to the full education of students from state schools by means of health promotion, prevention and care actions. In 2017, the SHP expanded actions and included hearing health promotion as a priority in educational interventions. Currently, among the most acknowledged hearing health promotion and educational programs worldwide, targeting children and adolescents with qualified educators in Brazil, the Dangerous Decibels® (DD) Program stands out. The evidence-based Program with structured strategies was even recommended by the World Health Organization in its latest world hearing report in 2021. Objectives: the main objective of the study was to propose the implementation of the DD Program as a strategy for Hearing Health Promotion within the SHP in the municipality of Itajaí, Santa Catarina State/Brazil; the specific objectives were to conduct a systematic review on the effectiveness of hearing health education programs; to profile the study sample in terms of knowledge, habits, attitudes and behaviors in face of noise, and define the prevalence of tinnitus complaint, relating the obtained data to gender, age range and social risk; additionally, to assess the effectiveness of the educational intervention by means of the DD Program among that population. Methodology: apart from the research field records, a systematic review was held, guided by the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) Protocol; in addition, three studies were also conducted: two quantitative, analytical, crosssectional, observational studies, and one non-randomized, clinical (quasiexperimental), before-and-after type of study. They were further described following the recommendations of the Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE) Statement. The convenience sample comprised the population of 2,160 students, enrolled in the 6th grade of 32 Municipal Schools from Itajaí, Santa Catarina State, in its eight Educational Hubs. The minimum samples calculated were 715 students (CI=95%), considering the 2,160 students mentioned and 1,068 students, based on an infinite population. The final study sample comprised 1,835 students, among them, 838 (45.7%) were females and 997 (54.3%), males, mean age of 11.53 ± 0,8 years. As an educational intervention, the Dangerous Decibels® classroom strategy, following its 9 steps, 45 minutes each session, administered by the researcher to all classes. Data collection was conducted by means of three specific questionnaires, previously validated and translated to Portuguese, applied by the researcher and teachers in three different research times: before the educational intervention (A), immediately after the educational intervention (B), and three months after the educational intervention (C). The questionnaires entailed identification data, age, gender, habits and hearing symptoms, and thematic questions divided in 3 scales: knowledge attitudes and behaviors towards the noise. For the 12 statistical analysis of the individual results for questionnaires A, B and C, descriptive methods were used (absolute and relative frequency tables in percentages - %), and for the comparative analyses, paired T-test (for the parametric data), paired samples Wilcoxon test (for non-parametric tests). For the comparative analyses between questionnaires A, B and C, whenever it was possible, McNemar Test (paired data), significance level of 0.05, was used. Statistica 13.3 software was used to perform the analyses. For the analysis and comparison of the hit scores in questionnaires A, B, and C, in each of the three mentioned scales (knowledge, attitudes and behaviors), ANOVA repeated measures model was used, significance level of 0.05. For the association between the independent variables (gender, age range, social risk and hazardous hearing habits) and the impact on the presence/absence of tinnitus, the univariate analysis was used by means of the Chi-square test. The variables that show statistical significance by the univariate analysis (α = 10%), were included in a multinomial logistic regression model, estimating the adjusted odds ratio (OR) to a multivariate model, with the respective confidence intervals of 95%. All analyses were held using JAMOVI software, significance level of 5%. Results: The thesis, delineated by its objectives, was developed and grounded the elaboration of four studies, in addition to the researcher’s perceptions by means of the records in the field diary, which will permeate its different sessions. Thus, the study results will be shown as follows: Article 1: systematic review (on the effectiveness of hearing health education programs), which evidenced that the 36 studies included were effective, disregarding the educational strategies used; Article 2: a general profile of the student population participating in the study (comprising knowledge, habits, attitudes and behaviors towards noise). The article verified that most children and adolescents have potentially hazardous habits for the development of hearing disorders, with a high rate of hearing complaints, scarce knowledge on the theme, and on the proper attitudes towards noise, besides the intentions to change risk behaviors. By relating those data to gender, age and social risk, it was observed that males have more hazardous habits and tinnitus complaints, while females have more knowledge and intention to wear hearing protection, regarding age range, younger students protect themselves more, while the older ones are more exposed to noise, with more tinnitus complaints, but no difference perceived for the knowledge item; Article 3: epidemiological study (the prevalence of tinnitus and correlated variables in the assessed sample): tinnitus prevalence was 72.15% by means of multivariate analysis, showing significant correlation between tinnitus complaint and gender (males present 1.47 times more chances than females), age and number of habits with noise exposure/risk habits. Associations between tinnitus complaint and social risk factor or previous knowledge on the theme were not observed; Article 4: assessment study on the effectiveness of the Dangerous Decibels® educational program in the SHP from Itajaí municipality, Santa Catarina State/Brazil. It showed that the DD Program activities were effective for the changes in the students’ knowledge, habits, behaviors and attitudes towards noise and the use of hearing protection; in the variance analyses, only the behavior dimension did not keep the results in the assessed group after three months from the intervention. Conclusions: scientific publications assessing the effectiveness of hearing health education programs, selected for the systematic review, showed their effectiveness, disregarding the strategy used, being an important tool to contribute to the self-care and the promotion of healthy hearing behaviors; regarding the field work, it can be concluded that most children and adolescents from the assessed sample have hazardous habits for developing NIHL, scarce knowledge on the theme or on proper attitudes to face the noise problem. Thus, males and those in older groups 13 showed the worst attitudes and behaviors towards the potential hearing risk related to noise exposure, also showing high prevalence of tinnitus complaints. Such complaints are related to older groups, to males and greater number of hazardous habits (noise exposure), regardless of the social risk and/or previous knowledge on the theme; and the DD Program was an effective strategy for hearing- health promotion among the participants in the intervention, and its insertion is proposed in the SHP activities. Final considerations: The data evidenced the problem dimensions, beyond the lack of knowledge in the area, opening perspectives and themes for reflections to be considered in designs, updates and directions for proposals and future hearing health education programs and strategies, aiming at children and adolescents in public Health and Education policies.
Keywords: Educação em saúde
Ruído
Perda auditiva
Zumbido
Promoção da saúde escolar
Políticas públicas de saúde
Health education
Noise
Hearing loss
Tinnitus
School heatlh services
Health policy
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Distúrbios da Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Distúrbios da Comunicação
Citation: Gondim, Lys Maria Allenstein. Sexo, drogas e cadê o rock’n’roll? O programa dangerous decibels® Brasil como estratégia de promoção da saúde auditiva no programa saúde na escola. 2022. 258 f. Tese( Doutorado em Distúrbios da Comunicação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1881
Issue Date: 4-Apr-2022
Appears in Collections:DOUTORADO EM DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO

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