Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1869
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Práticas comunicacionais na MEDIA LIFE: como se dá o relacionamento entre assessores de comunicação e jornalistas da cidade de Curitiba no contexto da midiatização
???metadata.dc.creator???: Teixeira, Raphael Moroz 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fort, Mônica Cristine
???metadata.dc.contributor.referee1???: Marquioni, Carlos Eduardo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Rebechi, Cláudia Nociolini
???metadata.dc.description.resumo???: Quando se fala em mediação entre organizações e sociedade, a assessoria de comunicação é uma das atividades mais empregadas. Nessa mediação, a atividade da assessoria envolve a gestão do relacionamento e dos fluxos informacionais entre empresas, imprensa e sociedade (DUARTE, 2011). Com a midiatização – processo no qual o uso de mídias configura comportamentos humanos e provoca mudanças socioculturais (HEPP, 2013) –, é possível constatar mudanças no escopo de trabalho de assessores e nas relações que estes estabelecem com jornalistas de veículos de comunicação e com a sociedade. Considerando esse cenário, colocou-se o seguinte problema de pesquisa: em que medida a midiatização e, especificamente, a media life (termo cunhado por Mark Deuze em 2012) têm influenciado práticas comunicacionais estabelecidas entre assessores de comunicação e jornalistas atuantes em veículos de comunicação? O presente trabalho objetivou analisar práticas comunicacionais estabelecidas entre assessores de comunicação e jornalistas de veículos no contexto da midiatização e da media life. Os objetivos específicos foram: discutir práticas jornalísticas e de assessoria de comunicação estabelecidas no contexto da midiatização e da media life; compreender o papel da assessoria de comunicação e do jornalismo no contexto em questão; analisar o discurso verbal oral de assessores de comunicação e jornalistas de veículos no que tange a práticas comunicacionais estabelecidas no contexto da midiatização e da media life. Para isso, foram realizadas entrevistas em profundidade com oito assessores de comunicação e oito jornalistas que atuam na cidade de Curitiba (PR), sendo que os dados coletados receberam tratamento qualitativo. Os resultados apontaram cinco categorias de análise: 1) Mudanças no escopo de trabalho do assessor de comunicação; 2) Interdependência profissional; 3) Proximidade da relação profissional; 4) Falta de noticiabilidade e objetividade dos releases; 5) Desconhecimento da linha editorial e das rotinas produtivas dos veículos de comunicação. Concluiu-se que a midiatização e, especificamente, a media life têm contribuído para que as práticas comunicacionais estabelecidas entre assessores e jornalistas de Curitiba sejam alteradas em termos de espacialidade, temporalidade e sociabilidade. O presente trabalho teve, como embasamento teórico, pressupostos de autores como Mark Deuze (2012; 2013; 2016), Andreas Hepp (2013; 2016), Nick Couldry (2016) e Henry Jenkins (2008).
Abstract: When dealing with mediation between organizations and society, communication consultancy is one of the most employed activities. In this mediation, the advisory activity involves managing the relationship and information flows between companies, the press and society (DUARTE, 2011). With mediatization – a process in which the use of media configures human behavior and causes sociocultural changes (HEPP, 2013) – it is possible to see changes in the scope of the work of advisors and in the relationships that they establish with journalists of communication vehicles and with the society. Considering this scenario, the following research problem arose: in which extent mediatization and, specifically, media life (a term coined by Mark Deuze in 2012) have influenced communication practices established between communication advisers and journalists working in communication vehicles? The present work aimed to analyze communication practices established between communication advisers and media journalists in the context of mediatization and media life. The specific objectives were: to discuss journalistic and communication advisory practices established in the context of mediatization and media life; understand the role of media relations and journalism in the context in question; to analyze the oral verbal discourse of communication advisors and media journalists regarding the communication practices established in the context of mediatization and media life. For this, in-depth interviews were carried out with eight communication advisers and eight journalists who work in the city of Curitiba (PR), and the collected data received qualitative treatment. The results showed five categories of analysis: 1) Changes in the scope of work of the communication advisor; 2) Professional interdependence; 3) Proximity to the professional relationship; 4) Lack of newsworthiness and objectivity in the releases; 5) Unknowledge of the editorial line and the productive routines of the communication vehicles. It was concluded that mediatization and, specifically, media life have contributed to a change in terms of spatiality, temporality and sociability in the communication practices established between advisors and journalists in Curitiba. The present work was based on the assumptions of authors such as Mark Deuze (2012; 2013; 2016), Andreas Hepp (2013; 2016), Nick Couldry (2016) and Henry Jenkins (2008).
Keywords: Assessoria de comunicação
Jornalismo
Práticas comunicacionais
Midiatização
Media life
Communication advice
Journalism
Communication practices
Mediatization
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação e Linguagens
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Comunicação e Linguagens
Citation: Teixeira, Raphael Moroz. Práticas comunicacionais na MEDIA LIFE: como se dá o relacionamento entre assessores de comunicação e jornalistas da cidade de Curitiba no contexto da midiatização. 2020. 175 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1869
Issue Date: 26-Mar-2020
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRATICAS COMUNICACIONAIS NA.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.