???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1866
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Paula Barreto de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3907015429422673 | por |
dc.contributor.advisor1 | Marquioni, Carlos Eduardo | - |
dc.contributor.referee1 | Azevedo Junior, Aryovaldo de Castro | - |
dc.contributor.referee2 | Fort, Mônica Cristine | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-18T13:25:39Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-31 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira, Paula Barreto de. Plataformas streaming e as reconfigurações no modo de assistir tv: o caso Netflix. 2020. 109 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2020. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1866 | - |
dc.description.resumo | No final dos anos 1990, em associação com os usos motivados pelos avanços tecnológicos, os modos de experienciar o “fluxo” planejado televisivo (WILLIAMS, 2016) passam por transformações, especialmente nas formas de vivenciar o modo de ver conteúdos televisuais que ficaria conhecido como binge-watching (a compulsão por “maratonar” séries ou programas de televisão), essas formas de ver TV reconfiguradas iniciam a partir de usos de tecnologías como o VHS e DVD, que trouxeram facilidades à audiência ao dispor conteúdos para serem assistidos fora do “fluxo” (ao gosto do espectador, no horário e dispositivo de preferência). Foi especialmente a partir do lançamento dos boxes de DVDs que o hábito de “maratonar” tornou-se corriqueiro. Esta dissertação tem como objetivo analisar tais transformações no modo de experienciar o conteúdo televisual (fora do “fluxo”) gerado pelas plataformas streaming. Toma-se como objeto empírico de análise a plataforma de fornecimento de conteúdos audiovisuais, a Netflix, por considerá-la uma pioneira e promotora de tais reconfigurações culturais (tanto no seu início como locadora de vídeos em VHS, quanto com o fornecimento de conteúdo em streaming). Defende-se a hipótese de que as “formas culturais” (WILLIAMS, 2016) que antecederam as plataformas streaming constituem uma espécie de “preparação cultural” para a reconfiguração da “experiência televisual” (MARQUIONI, 2016). | por |
dc.description.abstract | In the late 1990, in association with the uses motivated by technological advances, the ways of experiencing the planned “flow” of television (WILLIAMS, 2016) undergo transformations, especially in the ways of experiencing the way of viewing television content that would become known as binge-watching (the compulsion to 'marathon' series or television programs), these reconfigured ways of watching TV start from the use of technologies such as VHS and DVD, which have made it easier for the audience to have content to be watched outside the “stream” ( to the viewer's taste, in the preferred time and device). It was especially after the launch of DVD boxes that the habit of ‘marathoning’. This dissertation aims to analyze such transformations in the way of experiencing televisual content (outside the "flow") generated by streaming platforms. The platform for the provision of audiovisual content, Netflix, is taken as an empirical object of analysis, considering it a pioneer and promoter of such cultural reconfigurations (both in its beginning as a video rental company in VHS, and with the provision of content in streaming). The hypothesis is defended that the “cultural forms” (WILLIAMS, 2016) that preceded the streaming platforms constitute a kind of “cultural preparation” for the reconfiguration of the “televisual experience” (MARQUIONI, 2016). | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2022-03-18T13:25:39Z No. of bitstreams: 1 PLATAFORMAS STREAMING E.pdf: 1817549 bytes, checksum: 48edb12d1d8fb7069e04f725c543fdaf (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-18T13:25:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PLATAFORMAS STREAMING E.pdf: 1817549 bytes, checksum: 48edb12d1d8fb7069e04f725c543fdaf (MD5) Previous issue date: 2020-03-31 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Tuiuti do Paraná | por |
dc.publisher.department | Comunicação e Linguagens | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UTP | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Comunicação e Linguagens | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Netflix | por |
dc.subject | Plataforma streaming | por |
dc.subject | Binge watching | por |
dc.subject | Netflix party | por |
dc.subject | Preparação cultural | por |
dc.subject | Streaming platform | eng |
dc.subject | Cultural Preparation | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.title | Plataformas streaming e as reconfigurações no modo de assistir tv: o caso Netflix | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PLATAFORMAS STREAMING E.pdf | 1.77 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.