Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1864
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Cinema de mulheres em Curitiba: subjetividade feminista indireta livre na construção de um contracinema
???metadata.dc.creator???: Zétola, Anna Paula 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Uchoa, Fábio Raddi
???metadata.dc.contributor.referee1???: Adamatti, Margarida Maria
???metadata.dc.contributor.referee2???: Baggio, Eduardo
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo deste estudo é analisar, sob uma perspectiva feminista, o cinema realizado por mulheres em Curitiba, de 2013 a 2017, por meio dos filmes de três cineastas que apresentam diferentes maturidades e abrangências (nacional, estadual e regional). Especificamente, busca analisar a questão de gênero, a subjetividade feminina e o estilo indireto livre. À luz da teoria feminista do cinema, serão analisados três filmes: o longa-metragem Construindo Pontes (2017), de Heloisa Passos; o curtametragem Notícias da Rainha (2013), de Ana Johann; e o curta-metragem Tentei (2016), de Laís Melo. Para isso, o trabalho é dividido em três passos principais, envolvendo uma parte teórica, uma parte sobre conceitos fílmicos e outra com a análise propriamente dita. Utilizaremos como referencial teórico para abordagem da subjetividade feminista nos filmes analisados: os estudos sobre a identificação e projeção feminina de Laura Mulvey; a ideia de um contracinema em oposição ao cinema clássico de Mulvey, Smelik, De Lauretis e A. M. Veiga; o debate sobre a voz over/voz off por Doane; a questão de gênero com De Lauretis, Foucault e Butler, o cinema moderno brasileiro de autoria feminina de Karla Holanda, e o feminismo brasileiro da nova geração no Brasil, com Heloisa Buarque de Hollanda. As principais linhas teóricas tensionadas serão abordadas sob uma perspectiva feminista levandose em conta a questão do estilo do cinema moderno somado à subjetividade indireta livre de Pasolini. A partir desse paradigma central, tomando-o como hipótese de abordagem, cada um dos filmes analisados abre-se para um caminho específico. Em Construindo Pontes, envereda-se pelas relações entre público e privado nos documentários em primeira pessoa; em Notícias da Rainha, recorre-se às intersecções entre mise-en-scène e intermidialidade; por fim, em Tentei, parte-se para o debate dos silêncios e da opressão dentro de slow cinema. Desta forma, cotejaremos o estilo indireto livre utilizado pelas diretoras na construção de um contracinema e, portanto, com traços modernos.
Abstract: The aim of this study is to analyze, from a feminist perspective, the cinema made by women in Curitiba, from 2013 to 2017, through the films of three filmmakers who have different maturities and scope (national, state and regional). Specifically, it seeks to analyze the issue of gender, female subjectivity and free indirect style. In the light of the feminist film theory, three films will be analyzed: the feature film Construindo Pontes (2017), by Heloisa Passos; the short film Notícias da Rainha (2013), by Ana Johann; and the short film Tentei (2016), by Laís Melo. For this, the work is divided into three main steps, involving a theoretical part, a part on film concepts and another with the analysis itself. We will use as a theoretical reference to approach feminist subjectivity in the analyzed films: studies on the identification and projection of women by Laura Mulvey; the idea of a counter-cinema as opposed to the classic cinema of Mulvey, Smelik, De Lauretis and A. M. Veiga; the debate over voice over / voice off by Doane; the gender issue with De Lauretis, Foucault and Butler, the modern Brazilian cinema authored by Karla Holanda, and the Brazilian feminism of the new generation in Brazil, with Heloisa Buarque de Hollanda. The main tensioned theoretical lines will be approached from a feminist perspective taking into account the question of the style of modern cinema added to Pasolini's free indirect subjectivity. From this central paradigm, taking it as an approach hypothesis, each of the analyzed films opens up a specific path. In Construindo Pontes, we engage in public-private relations in firstperson documentaries; in Notícias da Rainha, the intersections between mise-enscène and intermidiality are used; finally, in Tentei, the debate on silences and oppression within slow cinema begins. In this way, we will compare the free indirect style used by the directors in the construction of a counter-cinema and, therefore, with modern features.
Keywords: Cineastas mulheres
Gênero
Subjetividade
Feminismo
Contracinema
Women filmmakers
Gender
Subjectivity
Feminism
Counter-cinema
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação e Linguagens
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Comunicação e Linguagens
Citation: Zétola, Anna Paula. Cinema de mulheres em Curitiba: subjetividade feminista indireta livre na construção de um contracinema. 2020. 180 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1864
Issue Date: 28-May-2020
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CINEMA DE MULHERES EM.pdf2.46 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.