Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1863
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Na fronteira entre a ficção e o documentário: o verossímil na era do index appeal
???metadata.dc.creator???: Ferro, Jeferson 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Andacht, Fernando Torres
???metadata.dc.contributor.referee1???: Opolsk, Débora
???metadata.dc.contributor.referee2???: Araujo, Denize Correa
???metadata.dc.contributor.referee3???: Baggio, Eduardo Tulio
???metadata.dc.contributor.referee4???: Uchôa, Fábio Raddi
???metadata.dc.description.resumo???: Esta tese discute o conceito de verossimilhança enquanto construção narrativa no cinema contemporâneo, investigando-o a partir da dicotomia ‘ficção’ X ‘não ficção’, analisada em bases teóricas e estéticas. Parte-se da compreensão de que o cenário comunicacional em que vivemos é marcado por uma intensificação da dúvida em relação ao valor de verdade dos discursos. Neste cenário de incerteza, visto como uma consequência do ceticismo pós-moderno, observa-se uma tendência - especificamente na literatura e no cinema, mas não apenas – caracterizada pela valorização dos ‘signos do real’. Na perspectiva da semiótica peirceana, que adotamos neste trabalho, esses signos são aqueles cujo aspecto indicial é colocado em evidência, constituindo o que Andacht nomeou de index appeal (2003), fenômeno entendido como o uso de signos indiciais para se acentuar o efeito de autenticidade da representação. Após fazer uma caracterização deste cenário e de apresentar os conceitos semióticos fundamentais para nossa reflexão, resgatamos a discussão sobre a mimese e o conceito de verossimilhança em Platão e Aristóteles, para em seguida tratar da questão do verossímil na literatura e no cinema. Abordamos conceituações clássicas a respeito da natureza da ficção e da não ficção, como as de Searle e Carroll, e de filósofos contemporâneos como Grodal e Worth, para refletir sobre a definição de uma linha fronteiriça que separa estes dois grandes conjuntos narrativos. Fazemos uma aproximação destes conceitos com a leitura semiótica peirceana, baseada nos estudos de Andacht, Ransdell e Simões, entre outros. Buscamos entender como o realismo, enquanto movimento literário e como manifestação estética, está fortemente ligado à construção do efeito de verossimilhança no universo da arte, e para isso recorremos a autores como Wood e Bazin. Por fim, analisamos três filmes produzidos no biênio 2014-2015 que alcançaram considerável sucesso e se colocam em pontos distintos do eixo ficção x não ficção: Birdman ou (A inesperada virtude da ignorância), Olmo e a Gaivota, e Homem Comum. O efeito de verossimilhança é um produto de seu tempo, sujeito às convenções narrativas de gêneros e estilos, que dependem das relações que a arte estabelece com o mundo exterior, seja ela de natureza ficcional ou não. Concluímos que, se por um lado identifica-se na comunicação audiovisual contemporânea a busca pelo indicial como uma estratégia de validação e autenticidade, por outro vemos uma aproximação do documentário com a matéria ficcional, o que aponta para uma diminuição da distância entre os polos da ficção e da não ficção neste cenário.
Abstract: This thesis discusses the concept of verisimilitude as a narrative construction in contemporary cinema, investigating it from the perspective of the dichotomy ‘fiction’ X ‘nonfiction’, analyzed on theoretical and aesthetic grounds. It begins with the understanding that the communicational scenario in which we live is marked by an intensification of doubt regarding the truth value of discourse. In this scenario of uncertainty, seen as a result of postmodern skepticism, a tendency is observed - specifically in literature and cinema, but not only - characterized by the valorization of the 'signs of the real'. Under the perspective of Peircean semiotics, which we have adopted for this work, these signs are those whose indexical aspect is highlighted, constituting what Andacht named the index appeal (2003), a phenomenon understood as the use of indexical signs to increase the effect of authenticity in representation. After characterizing this scenario and presenting the semiotic concepts that are fundamental for our reflection, we approach the discussion on mimesis and the concept of verisimilitude in Plato and Aristotle, and then deal with the question of what is ‘verisimilar’ in literature and cinema. We review classic concepts about the nature of fiction and non-fiction, such as those of Searle and Carroll, and of contemporary philosophers such as Grodal and Worth, to reflect on the definition of a line that separates these two great narrative sets. We approach these concepts through a Peircean semiotic reading, based on the studies of Andacht, Ransdell and Simões, among others. We seek to understand how realism, as a literary movement and as an aesthetic expression, is strongly linked to the construction of the effect of verisimilitude in the art universe, and for that we resort to authors such as Wood and Bazin. Finally, we analyze three films produced in the 2014-2015 biennium that achieved considerable success and are placed in different points of the fiction x nonfiction spectrum: Birdman or (The unexpected virtue of ignorance), Olmo and the Seagull, and Homem Comum. The effect of verisimilitude is a product of its time, subject to the narrative conventions of genres and styles, which depend on the relations that art establishes with the outside world, whether it be of a fictional nature or not. We conclude that, if on the one hand we identify in contemporary audiovisual communication the search for the index as a strategy of validation and authenticity, on the other we see an approximation of the documentary with the fictional world, which points to a reduction of the distance between the poles of fiction and nonfiction in this scenario.
Keywords: Verossimilhança
Index appeal
Ficção
Cinema
Semiótica
Contemporaneidade
Verisimilitude
Fiction
Semiotics
Contemporaneity
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação e Linguagens
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Comunicação e Linguagens
Citation: Ferro, Jeferson. Na fronteira entre a ficção e o documentário: o verossímil na era do index appeal. 2020. 174 f. Tese( Doutorado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1863
Issue Date: 30-Jun-2020
Appears in Collections:DOUTORADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NA FRONTEIRA ENTRE A.pdf3.13 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.