Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1856
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarbieri, Andréa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9789442216243605por
dc.contributor.advisor1Fort, Mônica Cristine-
dc.contributor.referee1Brito, Glaucia da Silva-
dc.contributor.referee2Biondi, Angie Gomes-
dc.date.accessioned2022-02-17T12:24:59Z-
dc.date.issued2021-10-10-
dc.identifier.citationBarbieri, Andréa. Tem dúvida? Não compartilhe! O uso de fake news por professores de língua portuguesa do ensino fundamental ii com o propósito de desenvolver habilidades em educação midiática com seus alunos. 2021. 173 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1856-
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga como professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II podem inserir fake news em práticas educativas com o propósito de desenvolver habilidades midiáticas em sala de aula. Nesse sentido, os objetivos foram traçados para entender o perfil do docente que se interessa pelo assunto fake news, compreender o quanto ele tem familiaridade com esse o universo, analisar como os professores identificam fake news e ainda como eles podem relacionar essas notícias com habilidades da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Para alcançar esses objetivos, esta pesquisa foi separada em duas etapas. Na primeira, a quantitativa, fezse um levantamento de notícias falsas relacionadas à Covid-19, no período de janeiro a dezembro de 2020. Na segunda etapa, qualitativa interpretativa, utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário no formato on-line, na plataforma Forms, composto por 45 questões, dividido em três etapas. O link do questionário foi encaminhado para os professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e teve como retorno um total de 122 respostas vindas de todas as regiões do Brasil. Após a tabulação e a análise dos dados, o resultado demonstrou que, além de serem receptivos à inserção desse conteúdo em suas práticas, os professores reconhecem a habilidade da BNCC adequada para aquele conteúdo. Esta pesquisa está ancorada em teóricos e pesquisadores como Citelli (1999; 2010), Soares (2014; 2021), Baccega (1998; 2010), Buckingham (2010; 2017; 2020; 2021), Hobbs (2018) e Silverstone (2002).por
dc.description.abstractThese research investigate how Portuguese Language teachers, from Elementary Schools in second grade, can use fake news in educational tests with the purpose to develop midia skills in the classroom. In this sense, the objects were designed to understand the profile of teachers who are interested in the subject of fake news, understand the universe, learn how teachers identify fake news and how they can relate to some of the skills of the National Curricular Common Base - BNCC. To achieve these goals, this research was separated into two stages. In the quantitative stage, a survey of fake news related to the second Covid-19, in January 20, was carried out on Forms, consisting of 45 questions, divided into three stages. The link was sent to Portuguese teachers of Elementary School II and had a total of 122 responses from all regions of Brazil. After tabulating the data, the result and adequate analysis, in addition to being their insertion practices, teachers recognize the ability of BN content. This research is anchored in surveys and surveys such as Citelli (1999; 2010), Soares (2014; 2021), Baccega (1998; 2010), Buckingham (2010; 2017; 2020; 2021), Hobbs (2018) e Silverstone (2002).eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2022-02-17T12:24:59Z No. of bitstreams: 1 TEM DUVIDA.pdf: 6553334 bytes, checksum: 84326433d9adb424be619c0d3bf75deb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-17T12:24:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TEM DUVIDA.pdf: 6553334 bytes, checksum: 84326433d9adb424be619c0d3bf75deb (MD5) Previous issue date: 2021-10-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectCovid-19por
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducomunicaçãopor
dc.subjectEducação midiáticapor
dc.subjectFake newspor
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEducommunicationeng
dc.subjectMedia educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleTem dúvida? Não compartilhe! O uso de fake news por professores de língua portuguesa do ensino fundamental ii com o propósito de desenvolver habilidades em educação midiática com seus alunospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TEM DUVIDA.pdf6.4 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.