Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1855
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMello, Eloisa Helena-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9550550998400403por
dc.contributor.advisor1Ferreira , Naura Syria Carapeto-
dc.contributor.advisor-co1Costa Neto, Pedro Leão da-
dc.contributor.referee1Nunes, Odilon Carlos-
dc.contributor.referee2Ens, Romilda Teodora-
dc.contributor.referee3Gagno, Roberta Ravaglio-
dc.contributor.referee4Salomé, Josélia Schwanka-
dc.date.accessioned2022-02-02T13:20:02Z-
dc.date.issued2020-10-07-
dc.identifier.citationMello, Eloisa Helena. Políticas em ação do pedagogo: dimensões, finalidades e limites de seu trabalho. 2020. 291 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1855-
dc.description.resumoA educação é um direito de todo cidadão, representa um ato político que requer compromisso. Assim, compreende-se que a educação tem papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e solidária, pautada pela formação omnilateral. A tese discute as políticas em ação do pedagogo nas unidades escolares e produz um panorama das dimensões, finalidades e limites de seu trabalho sob a perspectiva da formação e da qualidade social. A pesquisa tem como problema: a formação e o trabalho do pedagogo apresentam relações no seu fazer pedagógico com vistas à qualidade social da educação? A qualidade social tem o sentido político de garantir uma educação emancipatória, que envolve a vida no seu sentido pleno, de vigor, alegria, humanidade, justiça e solidariedade; princípios endossados quando se defende a formação omnilateral. Além disso, a qualidade social sustenta-se na valorização profissional, na aprendizagem significativa e democrática, perpassando todas as instâncias e permitindo a todos o desenvolvimento e crescimento enquanto “homem”. A formação para a emancipação compromete-se com o outro. O objetivo geral desta tese é analisar a relação entre a formação e as políticas do trabalho do pedagogo sob a perspectiva da qualidade social. Para esta análise trabalha-se com as categorias formação e qualidade. A metodologia fundamenta-se no materialismo dialético, o que permite o exame do objeto de pesquisa sob as categorias da historicidade, totalidade e contradição. No polo teórico, houve a ponderação de documentos subsidiada pelas sínteses dos teóricos: Dermeval Saviani (2019), Karl Marx (1968), Adolfo Sánchez Vázquez (2011), Karel Kosik (1969), Gaudêncio Frigotto (2012), Naura Syria Carapeto Ferreira (2017), Luiz Fernandes Dourado (2016), Carlos Roberto Jamil Cury (2007) e Acácia Zeneida Kuenzer (2011). No polo prático, foi realizada a pesquisa empírica com os pedagogos do ensino público de escolas do Fundamental I e II da cidade de Ponta Grossa, PR. Neste estudo, defende-se a formação para a vida, sem submeterse aos princípios excludentes e violentos que marginalizam, mas estimulando a capacidade de escolha do pedagogo, o diálogo, superando a consciência ingênua mesmo nesse contexto de contradição. Mas esse entendimento se processa por meio do projeto formativo do aluno, do professor e do pedagogo. Com base neste estudo, nas pesquisas realizadas, observando as divergências e as congruências sobre o objeto da investigação, defende-se que a formação do pedagogo e o seu trabalho apresentam relações intrínsecas, que influem nas diretrizes e políticas vigentes na escola. Portanto, há de se garantir a formação do pedagogo em suas diversas dimensões: política, pedagógica, ética e humana, pois este é o caminho para a construção de uma escola de qualidade social, que supera a marginalidade, a violência e qualquer tipo de discriminação.por
dc.description.abstractEducation is the right of every citizen, it represents a political act that requires commitment. Thus, it is understood that education has a fundamental role in the construction of a more just and solidary society, based on omnilateral formation. The thesis deals with the policies in action of the pedagogue in the school units and produces an overview of the dimensions, purposes and limits of his work from the perspective of education and social quality. The research has as a problematic: the formation and the work of the pedagogue present relations in his pedagogical practice with a view to the social quality of education? Social quality has the political meaning of guaranteeing an emancipatory education, which involves life in its fullest sense, of vigor, joy, humanity, justice and solidarity. Principles endorsed when advocating omnilateral training. In addition, social quality is based on professional development, meaningful and democratic learning, permeating all levels and allowing everyone to develop and grow as a “man”. Formation for emancipation commits to the other. The general objective of this thesis is to analyze what is the relationship between education and the policies of the pedagogue's work from the perspective of social quality. For this analysis we work with the categories training and quality. The methodology is based on dialectical materialism, which allows the analysis of the research object under the categories of historicity, totality and contradiction. At the theoretical level, there was document analysis subsidized by the theorists' syntheses: Dermeval Saviani (2019), Karl Marx (1968), Adolfo Sánchez Vázquez (2011), Karel Kosik (1969), Gaudêncio Frigotto (2012), Naura Syria Carapeto Ferreira (2017), Luiz Fernandes Dourado (2016), Carlos Roberto Jamil Cury (2007), Acácia Zeneida Kuenzer (2011). In the practical area, empirical research was carried out with public education pedagogues from elementary schools I and II in Ponta Grossa. In this study, training for life is advocated, without submitting to the exclusionary and violent principles that marginalize, but stimulating the pedagogue's ability to choose, dialogue, overcoming naive awareness even in this context of contradiction. However, this understanding takes place through the formative project of the student, the teacher and the pedagogue. From this study, from the researches carried out, observing the divergences and congruences on the object of research, it is argued that the education of the pedagogue and his work have intrinsic relations, which reverberate in the guidelines and policies in force in the school. Therefore, it is necessary to guarantee the education of the pedagogue in its various political, pedagogical, ethical and human dimensions, as this is the way to build a school of social quality, which overcomes marginality, violence and any type of discrimination.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2022-02-02T13:20:02Z No. of bitstreams: 1 POLITICAS EM ACAO DO PEDAGOGO.pdf: 5643777 bytes, checksum: 4c763e29e8d147c9d0c951c8a2b824e0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-02T13:20:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 POLITICAS EM ACAO DO PEDAGOGO.pdf: 5643777 bytes, checksum: 4c763e29e8d147c9d0c951c8a2b824e0 (MD5) Previous issue date: 2020-10-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTrabalho do pedagogopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectQualidade socialpor
dc.subjectFormação omnilateralpor
dc.subjectDimensões da formaçãopor
dc.subjectPedagogist's workeng
dc.subjectFormationeng
dc.subjectSocial qualityeng
dc.subjectOmnilateral formationeng
dc.subjectFormation dimensionseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePolíticas em ação do pedagogo: dimensões, finalidades e limites de seu trabalhopor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLITICAS EM ACAO DO PEDAGOGO.pdf5.51 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.