Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1847
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Marcio Bernardes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4355607040379100por
dc.contributor.advisor1Costa Neto, Pedro Leão da-
dc.contributor.referee1Lombardi, José Claudinei-
dc.contributor.referee2Bernartt, Maria de Lourdes-
dc.contributor.referee3Schlesene, Anita Helena-
dc.contributor.referee4Salomé, Josélia Schwanka-
dc.contributor.referee5Pereira, Maria de Fátima Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-12-15T17:33:28Z-
dc.date.issued2021-11-30-
dc.identifier.citationCarvalho, Marcio Bernardes de. Educação fragmentada: o ensino médio que nos foi negado. 2021. 419 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1847-
dc.description.resumoO presente texto se propõe a analisar a organização da estrutura nacional do Ensino Médio como última etapa da educação básica no Brasil, com seus limites e desafios, sob a perspectiva dos interesses da classe trabalhadora. Como objetivo geral essa pesquisa pretende analisar o Ensino Médio, seu processo de estruturação histórica e o seu contexto atual, verificando na formação econômico-social brasileira tendências e regularidades no contexto da luta de classes sob a perspectiva dos interesses da classe trabalhadora brasileira. Defende-se nessa pesquisa a tese que a formação econômico-social brasileira possui uma singularidade que afeta diretamente toda a estrutura educacional, inclusive o Ensino Médio estatal (público). Essa singularidade é a fragmentação. A análise do momento atual nos ajudará a verificar as regularidades históricas sabendo que a luta de classes é um dos eixos estruturantes dessa análise. Sendo assim, temos um Ensino Médio estatal (público) também singular, que para os mais abastados é ponte para a Educação Superior e para os mais empobrecidos torna-se uma barreira de contenção. A tese possui três capítulos onde se tornou necessário verificar aspectos históricos do Ensino Médio estatal (público) para unificar a compreensão da análise estrutural (primeiro capítulo), histórica (segundo capítulo) com as determinações externas (terceiro capítulo).por
dc.description.abstractEste texto tiene como objetivo analizar la organización de la estructura nacional de la escuela secundaria como la última etapa de la educación básica en Brasil, con sus límites y desafíos, desde la perspectiva de los intereses de la clase trabajadora. Como objetivo general, esta investigación pretende analizar la escuela secundaria, su proceso de estructuración histórica y su contexto actual, verificando tendencias y regularidades en el contexto de la lucha de clases en la formación socio-económica brasileña desde la perspectiva de los intereses de la clase trabajadora brasileña. . Esta investigación defiende la tesis de que la formación económico-social brasileña tiene una singularidad que afecta directamente a toda la estructura educativa, incluida la secundaria estatal (pública). Esa singularidad es la fragmentación. El análisis del momento actual nos ayudará a verificar las regularidades históricas sabiendo que la lucha de clases es uno de los ejes estructurantes de este análisis. Por lo tanto, tenemos una escuela secundaria estatal (pública) que también es única, que para los más ricos es un puente hacia la educación superior y para los más pobres se convierte en una barrera de contención. La tesis tiene tres capítulos donde se hizo necesario verificar aspectos históricos del bachillerato estatal (público) para unificar la comprensión del análisis estructural (primer capítulo), histórico (segundo capítulo) con determinaciones externas (tercer capítulo).spa
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2021-12-15T17:33:28Z No. of bitstreams: 1 EDUCACAO FRAGMENTADA.pdf: 2568920 bytes, checksum: 70c45143e091c6753771609748526d5e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-15T17:33:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EDUCACAO FRAGMENTADA.pdf: 2568920 bytes, checksum: 70c45143e091c6753771609748526d5e (MD5) Previous issue date: 2021-11-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectFragmentaçãopor
dc.subjectEducaciónspa
dc.subjectBachilleratospa
dc.subjectFragmentaciónspa
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação fragmentada: o ensino médio que nos foi negadopor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCACAO FRAGMENTADA.pdf2.51 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.