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???metadata.dc.type???: Tese
Title: (FOLK)comunicação, cultura e identidade: práticas alimentares do consumo de tanajura enquanto dimensões comunicativas em Tianguá (CE)
???metadata.dc.creator???: Sousa, João Eudes Portela de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fort, Mônica Cristine
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pieroni, Geraldo Magela
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Marcelo Carvalho da
???metadata.dc.contributor.referee3???: Woitowicz, Karina Janz
???metadata.dc.contributor.referee4???: Lucena Filho, Severino Alves de
???metadata.dc.description.resumo???: A tese investiga como as práticas comunicacionais a partir de um consumo cultural auxiliam o fortalecimento da cultura e identidades locais, com ênfase nos hábitos consumeristas dos habitantes do município de Tianguá (CE). Situada na Serra da Ibiapaba, a região se destaca pela naturalidade na ingestão da formiga (tanajura), o que reflete nas dinâmicas socioculturais propostas por moradores e visitantes daquela comunidade. Os relatos revelam que tal hábito alimentar surgiu com índios – primeiros habitantes da região – e tem se perpetuado até os dias de hoje. Defende-se a tese de que as ações comunicativas, atreladas ao consumo dessa iguaria, revelam ações culturais que traduzem modos, comportamentos e costumes da região ao longo dos anos e que esses costumes alimentares podem ser compreendidos como um sistema culinário que faz parte de um conjunto que enfatiza relações sociais e simbólicas da cultura tianguaense dentro de um processo comunicacional. Como ponto de partida, esse estudo compreende que os hábitos e consumos alimentares dentro dessa sociedade tendem a indicar sujeitos, posições sociais, religiosidade e etnicidade; na medida em que as práticas gastronômicas estão carregadas de símbolos que traduzem ações dentro de um universo permeado por condições como poder e estilo de vida. A pesquisa se fundamenta na folkcomunicação, na linguagem e nos estudos culturais, apoiando-se no entendimento que práticas consumeristas não atuam somente como uma produção simbólica cultural, mas também como meio de comunicação, objeto de construção e manutenção da memória coletiva e social mediante a disseminação das mensagens nos diferentes métodos e plataformas influenciadas pelo consumo dessa iguaria. A pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório e faz um recorte dentre os nove municípios que compreende a região ibiapabana para delimitar a cidade do objeto investigado. A análise é realizada a partir de pesquisas etnográfica, bibliográfica, documental e entrevista em uma perspectiva comunicacional. Portanto, o que deve ser identificado nessa tese é a soma da relação comunicativa junto às regras alimentares com a história e memória social de um povo. Como resultado, entende-se que a alimentação nessa comunidade tem uma relação direta com a cultura e a identidade, qualificando-se como uma fonte de comunicação. Esse estudo mostra como os sujeitos locais têm se apropriado de meios de comunicação ao longo dos anos para transmitirem informações sobre seu grupo, sua história.
Abstract: The thesis investigates how communicational practices based on cultural consumption help to strengthen culture and local identity, with an emphasis on the consumer habits of the inhabitants of the municipality of Tianguá (CE). Located in the Serra da Ibiapaba, the region stands out for its natural ingestion of the ant (tanajura) which reflects in the sociocultural dynamics proposed by residents and visitors of that community. The reports reveal that this eating habit arose with Indians - the first inhabitants of the region and has been perpetuated until today. The thesis is defended that, the communicative actions linked to the consumption of this delicacy, reveal cultural actions that translate ways, behaviors and customs of the region over the years and that these food customs can be understood as a culinary system that is part of a set which emphasizes social and symbolic relations of the culture of Tiangua within a communicational process. As a starting point, this study understands that eating habits and consumption within this society tend to indicate subjects, social positions, religiosity, ethnicity; as far as gastronomic practices are loaded with symbols that translate actions within a universe permeated by conditions such as power and lifestyle. The research is based on folk communication, language and cultural studies, based on the understanding that consumerist practices not only act as a symbolic cultural production, but also as a means of communication, object of construction and maintenance of collective and social memory through dissemination of messages in different methods and platforms influenced by the consumption of this delicacy. The research is qualitative, of exploratory character and makes a cut among the nine municipalities that comprise the Ibiapabana region to delimit the city of the investigated object. The analysis is made from ethnographic, bibliographic, documentary and interview research in a communicational perspective. Therefore, what should be identified in this thesis is the sum of the communicative relationship with food rules with the history and social memory of a people. As a result, it is understood that the food in this community has a direct relationship with culture and identity, qualifying as a source of communication. This study shows how local subjects have appropriated means of communication over the years to transmit information about their group, its history.
Keywords: Comunicação
Cultura
Folkcomunicação
Consumo alimentar
Tanajura
Communication
Culture
Folkcommunication
Food practices
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação e Linguagens
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Comunicação e Linguagens
Citation: Sousa, João Eudes Portela de. (FOLK)comunicação, cultura e identidade: práticas alimentares do consumo de tanajura enquanto dimensões comunicativas em Tianguá (CE). 2021. 193 f. Tese( Doutorado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1846
Issue Date: 9-Sep-2021
Appears in Collections:DOUTORADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

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