Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1845
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A aplicação da comunicação para visibilidade de ações organizacionais: uma análise da articulação entre plataformas analógicas e digitais para aumentar o alcance do público de interesse (o caso FAEP)
???metadata.dc.creator???: Guimarães Filho, Carlos Manoel Machado 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Marquioni, Carlos Eduardo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Fort, Mônica Cristine
???metadata.dc.contributor.referee2???: Fernandes, José Carlos
???metadata.dc.description.resumo???: O término da contribuição sindical obrigatória, instituído pela Lei 13.467/2017, em vigor desde novembro de 2017, impôs desafios para instituições de diversos setores da economia, como: industrial, comercial, de serviços e rural. O pagamento facultativo gerou queda na arrecadação a partir de 2018 (primeiro ano da vigência da legislação), limitando ações voltadas à defesa dos interesses do público de cada setor. A dissertação investiga, sob a perspectiva da Comunicação, as “táticas” (Certeau) adotadas pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) no processo de conscientização dos produtores rurais para a necessidade do pagamento do tributo (apesar do caráter facultativo), usando como justificativa especialmente o fortalecimento do sistema sindical rural. Tais “táticas” envolveram a articulação das plataformas analógicas e digitais, visando a “uma Comunicação em rede mais participativa” (Jenkins), permitindo o acesso dos participantes do meio rural, independentemente das gerações e “culturas” (Williams). Analisam-se, então, as práticas comunicacionais adotadas de forma continuada, a partir da ideia de que as plataformas de comunicação constituiriam extensões (McLuhan) das ações realizadas pela Faep para informar as conquistas institucionais aos produtores rurais. A pesquisa é de natureza exploratória e qualitativa (com questionário aplicado para a coleta de dados junto a uma parcela dos produtores do Paraná) e investiga em que medida as “táticas” de comunicação utilizadas pela Faep efetivamente influenciam o público de interesse. A partir dos resultados da análise teórica do contexto regional no âmbito do agronegócio, conceitualmente, entende-se ser possível aplicar as ações de Comunicação para instituições de outros setores econômicos.
Abstract: The end of the mandatory union contribution, stated by Law 13.467 / 2017, current since November 2017, brought obstacles for institutions from different economy areas, such as industry, commerce, services and rural. The optional payment generated a drop in tax intakes since 2018 (the first year of the legislation's validity), limiting actions that defend the public's interests in each area. The thesis investigates, under the Communication perspective, the “tactics” (Certeau) adopted by the Federation of Agriculture of the State of Paraná (Faep) in the process of raising the awareness of rural producers about the necessity of tax payment (despite the optional nature), relying in the strengthening of the rural union system as justification. Such “tactics” involved the articulation of analog and digital platforms, aiming “a more participative network communication” (Jenkins), allowing access for the rural participants, regardless of generations and “cultures” (Williams). Then, the communicational practices adopted are continuously analyzed, based on the idea that the communication platforms would constitute extensions (McLuhan) of the actions carried out by Faep in order to inform the institutional achievements to rural producers. The research is exploratory and qualitative (with quiz applied to collect data from a portion of producers in Paraná) and investigates how effectively the communication “tactics” used by Faep influenced the public of interest. Based on the results of the theoretical analysis of the regional context in the agribusiness, conceptually, it is possible to apply Communication actions to institutions in other economic areas.
Keywords: Comunicação
Táticas
Agronegócio
Contribuição sindical
Paraná
Communication
Tactics
Agribusiness
Union contribution
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação e Linguagens
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Comunicação e Linguagens
Citation: Guimarães Filho, Carlos Manoel Machado. A aplicação da comunicação para visibilidade de ações organizacionais: uma análise da articulação entre plataformas analógicas e digitais para aumentar o alcance do público de interesse (o caso FAEP). 2021. 103 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1845
Issue Date: 2-Jul-2021
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A APLICACAO DA COMUNICACAO.pdf2.39 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.