Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1822
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVaz, Aline-
dc.contributor.advisor1Fischer, Sandra-
dc.contributor.referee1Prysthon, Ângela Freire-
dc.contributor.referee2Uchôa, Fábio Raddi-
dc.contributor.referee3Teixeira, Rafael Tassi-
dc.contributor.referee4Carvalho, Marcelo-
dc.date.accessioned2021-08-11T12:28:14Z-
dc.date.issued2021-07-22-
dc.identifier.citationVaz, Aline. Nuevo cine argentino e políticas neoliberais pós-ditaduras: paisagens anestésicas e espaços estésicos em Lucrecia Martel e Pablo Trapero. 2021. 205 f. Tese( Doutorado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1822-
dc.description.resumoA pesquisa dedica-se a imagens e enquadramentos de filmes que integram a fase do dito Nuevo Cine Argentino (NCA), tendo como corpus principal La Ciénaga (Lucrecia Martel, 2001) e Leonera (Pablo Trapero, 2008). Secundariamente, serão abordados também outros filmes como: Rapado (Martín Rejtman; 1992), Pizza, birra, faso (Adrián Caetano, Bruno Stagnaro; 1998), Rey Muerto (Lucrecia Martel; 1995) e Mundo grúa (Pablo Trapero; 1999). A tese sustenta que o NCA, ao imprimir em suas narrativas fílmicas ficcionais as marcas diversificadas e complexificadas de cotidianidades múltiplas, acaba por construir, em larga escala, um encadeamento metafórico entre família, ficção e discurso político – e assim re-apresenta, potencialmente, a instituição familiar como inferência de uma persistente memória pós-ditatorial e dos efeitos de uma pletora de políticas neoliberais que têm lugar na Argentina. Propõe-se, então, que crises e iniquidades remanescentes de um passado recente e/ou vigentes no presente configuram-se, em restos e rastros, nas imagens da família. Família que poderá instalar-se 1) na paisagem anestésica de um ambiente doméstico delimitado pelo quadriculamento e comprimido pela rarefação de apropriações físicas e afetivas (a imagem da casa-calabouço); 2) no espaço estésico de uma paisagem doméstica constituída pelo movimento relacional fluido e ondulante inerente às vicissitudes do conviver que possibilita, na medida da conformação de suas características ambientais, a apropriação e a compreensão do ser e estar no mundo (a imagem da casa-concha). Considerando as interações das personagens em relação às topologias pessoais e sociais a que são expostas e/ou que lhes são impostas, busca-se apresentar e desenvolver reflexões acerca de experiências vivenciadas aquém e além da tela do NCA – observando-se encadeamentos que, em certa medida, criticam e sugerem proposições, estruturações e leituras de um mundo que, aparentemente sedentário e em declínio, se coloca em questão.por
dc.description.abstractEsta investigación aborda imágenes y fotogramas de películas que integran la fase del llamado Nuevo Cine Argentino (NCA), con La Ciénaga (Lucrecia Martel, 2001) y Leonera (Pablo Trapero, 2008) como corpus principal. De igual forma, se estudiarán otras películas como: Rapado (Martín Rejtman; 1992), Pizza, birra, faso (Adrián Caetano, Bruno Stagnaro; 1998), Rey Muerto (Lucrecia Martel; 1995) e Mundo grúa (Pablo Trapero; 1999). Esta tesis sostiene que el NCA, al imprimir en sus narrativas fílmicas las marcas diversificadas y complejizadas de cotidianeidades múltiples, llega a construir, a gran escala, una cadena metafórica entre familia, ficción y discurso político; por lo tanto, potencialmente representa la institución familiar como inferencia de una memoria postdictatorial persistente y los efectos de una plétora de políticas neoliberales que tienen lugar en Argentina. En este sentido, se propone que las crisis e inequidades remanentes del pasado reciente y/o vigentes en el presente se configuran, mediante restos y huellas, en las imágenes de la familia. La familia podrá instalarse: 1) en el paisaje anestésico de un entorno doméstico delimitado por la cuadrícula y comprimido por la rarefacción de las apropiaciones físicas y afectivas (la imagen de la casa-calabozo); 2) en el espacio estésico de un paisaje doméstico constituido por el fluido y ondulante movimiento relacional inherente a las vicisitudes de la convivencia que permite, en la medida de la conformación de sus características ambientales, la apropiación y comprensión del ser y estar en el mundo (la imagen del hogar-concha). Al considerar las interacciones de los personajes en relación con las topologías personales y sociales a las que son expuestos y/o se les imponen, se busca presentar y desarrollar reflexiones sobre las experiencias vividas debajo y más allá de la pantalla del NCA, observando interconexiones que, en cierta medida, critican y sugieren proposiciones, estructuras y lecturas de un mundo que, aparentemente sedentario y en decadencia, está en entredicho.spa
dc.description.abstractThis investigation dedicates itself to the images and framings of movies that integrate the period of the so-called New Argentine Cinema (NCA), having La Ciénaga (Lucrecia Martel; 2001) and Leonera (Pablo Trapero; 2008) as its fundamental corpus. On a secondary level, the research also approaches other movies, such as Rapado (Martín Rejtman, 1992), Pizza, birra, faso (Adrián Caetano, Bruno Stagnaro; 1998), Rey Muerto (Lucrecia Martel; 1995), and Mundo grúa (Pablo Trapero; 1999). The thesis sustains that, by expressing in its fictional film narratives the marks of multiple everydaynesses that are diversified and complex, NCA builds, on a large scale, a metaphorical enchainment between family, fiction, and political discourse – thus, potentially re-presenting the family institution as an inference of a post-dictatorial memory, and of the effects from the neoliberal policies’ plethora that take place in Argentina. The study proposes, then, that the crises and iniquities residual from a recent past and/or currently present configure themselves, in the form of remains and traces, in the imagery of family. Family that may install itself 1) in the anaesthetic landscape of a domestic environment, limited by a disciplinary grid and compressed by the rarefaction of physical and affective appropriations (the image of the jail-house); 2) in the esthesic space of a domestic landscape composed by a relational movement, fluid and undulating, inherent to the vicissitudes of the coexistence, which enables, as far as the conformation of its environmental characteristics, the appropriation and comprehension of being in the world (the image of the shellhouse). Considering the interactions of the characters regarding the personal and social topologies to which they are exposed to and/or that are imposed upon them, the research aims to present and develop reflections about the lived experiences below and above the NCA’s screen – observing sequencings that, to a certain extent, criticize and suggest propositions, structurings, and readings of a world which, apparently sedentary and declining, calls itself into question.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2021-08-11T12:28:14Z No. of bitstreams: 1 NUEVO CINE ARGENTINO.pdf: 3823911 bytes, checksum: 12f302b8b0e037dcb754943fdad31c8a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-11T12:28:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NUEVO CINE ARGENTINO.pdf: 3823911 bytes, checksum: 12f302b8b0e037dcb754943fdad31c8a (MD5) Previous issue date: 2021-07-22eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programDoutorado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNuevo cine argentinopor
dc.subjectLa ciénaga e leonerapor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectMemória pós-ditatorial e políticas neoliberaispor
dc.subjectPaisagens anestésicas e espaços estésicospor
dc.subjectNuevo cine argentinospa
dc.subjectLa ciénaga y leoneraspa
dc.subjectFamiliaspa
dc.subjectMemoria postdictatorial y políticas neoliberalesspa
dc.subjectPaisajes anestésicos y espacios estéticosspa
dc.subjectNew argentine cinemaeng
dc.subjectLa ciénaga and leoneraeng
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectPostdictatorial memory and neoliberal policieseng
dc.subjectAnaesthetics landscapes and esthesics spaceseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleNuevo cine argentino e políticas neoliberais pós-ditaduras: paisagens anestésicas e espaços estésicos em Lucrecia Martel e Pablo Traperopor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:DOUTORADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NUEVO CINE ARGENTINO.pdf3.73 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.