Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1820
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Caminhos da educação integral católica: do horizonte do concílio vaticano II às trilhas educacionais brasileiras
???metadata.dc.creator???: Teixeira, Emarianne Campanha 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pereira, Maria de Fátima Rodrigues
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Schelesener, Anita Helena
???metadata.dc.contributor.referee1???: Costella, Domenico
???metadata.dc.contributor.referee2???: Horn, Geraldo Baldufni
???metadata.dc.contributor.referee3???: Vechia, Ariclê
???metadata.dc.contributor.referee4???: Costa Neto, Pedro Leão da
???metadata.dc.description.resumo???: Esta tese apresenta uma investigação sobre os caminhos da educação integral católica a partir do horizonte do Concílio Vaticano II às trilhas educacionais brasileiras. Consideramos como fator predominante a educação integral católica que tem como base constituinte o desenvolvimento integral da pessoa, não como um conceito a ser efetivado, mas como um mandato inerente à sua missão. Portanto este trabalho tem a seguinte questão norteadora: que caminhos da educação integral católica foram percorridos pela Igreja após o Concílio Vaticano II nas trilhas educacionais do Brasil? De certa forma, essas trilhas conduzem a educação integral católica a compartilhar do seu projeto, a tecer alianças que incluem e valorizam todas as formas de educação que promovem a integralidade do ser humano. O estudo orienta-se a partir da Escola de Annales a qual procura analisar cada evento levando-se em conta o contexto político, econômico, religioso, social e cultural em que está inserido. Trata-se de um estudo bibliográfico e documental em que as fontes são abordadas a partir da metodologia hermenêutica, na busca da compreensão do encontro histórico entre o texto e o sujeito compreendedor e entre a história, o contexto e a linguagem imbricados no discurso que se apresenta. Nos debruçamos nos documentos da Igreja e outras fontes importantes em latim e italiano que desenham a feitura e as dinâmicas de discussão da Declaração Gravissimum Educationis. Referenciando a América Latina, nos detemos nas Conclusões de Medellín (1968), especificamente no documento que trata sobre a educação, em que avistamos as trilhas brasileiras a partir da educação libertadora. Percorrendo um caminho dialético, tecemos diálogos com autores que, no Brasil, debatem o tema em pauta, como Anísio Teixeira e Paulo Freire, que, por meio de suas obras e vida, contribuem para com a educação integral no Brasil. Na busca de compreender e explicar as implicações que a educação integral católica inscreve nas trilhas brasileiras, por consequência do Concílio Vaticano II e de Medellín, nos valemos da produção da AEC publicada no Boletim Servir, no período pós concílio e pós Medellín, entre 1970 e 1980. Isso nos faculta trazer as repercussões que se davam em vista do novo projeto educacional católico que, naquele contexto, impelia a educação católica no Brasil a rever seu percurso e aderir novas concepções para efetivar os apelos de uma educação integral. Não se trata de uma aliança exclusiva entre Instituições Confessionais, mas de uma aliança entre todas as pessoas, instituições, famílias e comunidades que acreditam e projetam a educação das futuras gerações. Assim, acreditamos se possa defender a tese de que os caminhos percorridos até aqui fomentam a propositura que a educação católica, no Brasil, encontra sua efetivação somente se for capaz de abrir-se a uma conjuntura de diálogo e colaboração com a educação como um todo. Como resultado, a pesquisa almeja colaborar para que a educação católica amadureça no sentido de construir alianças, partilhar responsabilidades, colaborar na construção de comunidades educadoras e avançar no entendimento da sua identidade clarificada no Concílio Vaticano II.
Abstract: This thesis presents an investigation on the paths of integral Catholic education from the horizon of the Second Vatican Council to the Brazilian educational trails. We consider as a predominant factor the integral Catholic education that has as a constituent base the integral development of the person, not as a concept to be carried out, but as a mandate inherent to its mission. Therefore, this work has as a guiding question: what paths of integral Catholic education were followed by the Church after the Second Vatican Council in the educational trails of Brazil? In a way, these paths lead integral Catholic education, to share in its project, to form alliances that include and value all forms of education that promote the integrality of the human being. The study is oriented at the Escola de Annales, which seeks to analyze each event taking into account the political, economic, religious, social and cultural context in which it is inserted. It is a bibliographic and documentary study in which the sources are approached from the hermeneutic methodology, in the search to understand the historical encounter between the text and the understanding subject, between the history, the context and the language intertwined in the discourse that introduce yourself. We look at Church documents and other important sources in Latin and Italian that outline the making and discussion dynamics of the Gravissimum Educationis Declaration. Referring to Latin America, we focus on the Conclusions of Medellín (1968), specifically in the document that deals with education, where we see the Brazilian trails from the liberating education. Following a dialectical path, we weave dialogues with authors who in Brazil debate the topic at hand, such as Anísio Teixeira and Paulo Freire who, through their works and life, contribute to integral education in Brazil. In the search to understand and explain the implications that integral Catholic education inscribes in the Brazilian trails, as a result of the Second Vatican Council and Medellín, we used the production of the AEC, published in the Boletim Servir, in the post-council period and after Medellín between 1970 and 1980. This allows us to bring the repercussions that were given in view of the new Catholic educational project that in that context impelled Catholic education in Brazil to review its course and adhere to new conceptions to effect the calls for a comprehensive education. It is not an exclusive alliance between confessional institutions, but an alliance between all people, institutions, families, communities that believe in and project the education of future generations. Thus, we believe we can defend the thesis that the paths taken so far foster the mentality that comprehensive Catholic education in Brazil finds its effectiveness only if it is able to open itself to a context of dialogue and collaboration with education as a whole. As a result, the research aims to collaborate so that Catholic education matures in building alliances, sharing responsibilities, collaborating in the construction of educating communities and advancing in the understanding of its clarified identity at the Second Vatican Council.
Keywords: Igreja católica
Concílio vaticano II
Educação integral
Gravissimum educationis
Educação libertadora
Catholic church
Vatican council II
Integral education
Gravissimum educationis
Liberating education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Educação
Citation: Teixeira, Emarianne Campanha. Caminhos da educação integral católica: do horizonte do concílio vaticano II às trilhas educacionais brasileiras. 2021. 327 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1820
Issue Date: 26-May-2021
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAMINHOS DA EDUCAO INTEGRAL.pdf1.88 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.