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dc.creatorBadin, Andréa Carraro de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2215417068797270por
dc.contributor.advisor1Mueller, Helena Isabel-
dc.contributor.referee1Gisi, Maria Lourdes-
dc.contributor.referee2Machado, Evelcy Monteiro-
dc.date.accessioned2021-08-05T13:21:18Z-
dc.date.issued2008-03-14-
dc.identifier.citationBadin, Andréa Carraro de Oliveira. Políticas públicas e educação para a cessação do tabagismo. 2008. 143 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2008.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1819-
dc.description.resumoNa presente dissertação buscou-se apresentar os mecanismos envolvidos no processo de tomada de decisão dos fumantes para a cessação do tabagismo, visando proporcionar uma nova perspectiva com relação ao “momento da cessação do tabagismo”. Buscou-se vislumbrar a possibilidade de conduzir a população em geral, fumante e não fumante, a uma nova representação em relação ao momento da cessação do tabagismo, de forma a desfazer muitos conceitos do senso comum em relação a esta ocasião, (pre)conceitos estes que impedem muitos fumantes à tomada de decisão por parar de fumar, pelo medo do enfrentamento desse momento. As análises que Cavalcante (2001) desenvolve, referentes à necessidade de socialização dos conhecimentos a respeito do tabagismo como uma dependência e especialmente sobre os processos de intervenção para a cessação de fumar no meio médico, deram suporte à análise da necessidade de se promover uma socialização destes mesmos conhecimentos a profissionais de outras áreas da saúde assim como de áreas da educação, comunicação, entre outras. A educação tem papel primordial na análise realizada e, neste sentido, o conceito de educação em saúde elaborado por alguns autores como Michaliszyn (2006), L’Abbate (1994), Valla (1992) e Candeias (1997) auxiliou no trabalho e direcionou a apontar este campo da educação- a educação em saúde – como extremamente importante para a pesquisa, elaboração e divulgação das informações necessárias para uma maior conscientização da complexidade do tabagismo e, em especial, dos processos de intervenção para a cessação do fumar em termos profissionais, sociais e individuais. Nesse sentido, o trabalho contempla a proposta de um processo educacional direcionado à cessação do tabagismo, visando a formação de profissionais de saúde, bem como de outras áreas de conhecimento tais como educação e comunicação, preparando-os para atuar com competência nesta ação, como mediadores dos conhecimentos que irão capacitar os fumantes a optar pela cessação do tabagismo. Conclui ser necessária a formação dos profissionais de saúde em geral, através de um processo de educação direcionado ao preparo destes para um correto e eficiente atendimento ao paciente tabagista, no sentido de se obter um aumento considerável de fumantes que venham a tomar a decisão de parar de fumar, pela descoberta de que existem formas favoráveis para a cessação do tabagismo.por
dc.description.abstractThe purpose of this paper was to present the mechanisms involved in the smokers’ decision-making process for quit smoking, aiming at providing a new perspective concerning the “tabagism quitting moment”. It was intended to glimpse the possibility of leading the population in general, smoker and non-smoker, to a new representation concerning the tabagism quitting moment, in order to change several common sense concepts as to this occasion, (pre)concepts that prevent a lot of smokers from making the decision to stop smoking, due to the fear of facing this moment. The analyses that Cavalcante (2001) develops concerning the need for knowledge socialization concerning tabagism as a dependency and especially about intervention processes for stop smoking in the medical environment, supported the needs analysis of favoring a socialization of these knowledge to professionals of other health areas as well as the areas of education, communication, among others. Education has an essential role in the analysis carried out and, in this sense, the concept of education in health developed by some authors such as Michaliszyn (2006), L’Abbate (1994), Valla (1992) and Candeias (1997), supported the work and pointed out this field of education – the education in health – as extremely important for the research, the development and spread of the necessary information for a better awareness of the tabagism complexity, and especially, of the intervention processes for the quitting of smoking in professional, social and individual terms. In this sense, the work considers the suggestion of an educational process concerning tabagism quitting aiming at health professional’s education, as well as professionals of other areas of knowledge such as education and communication, preparing them to act with competence in this action, as knowledge mediators who will enable smokers to opt for tabagism quitting. It is concluded that it is necessary the education of health professionals in general, through an education process aimed at their preparation for a correct and efficient care to the smoker patient, in order to obtain a considerable increase in the number of smokers that make the decision of stop smoking, by discovering that there are favorable ways for tabagism quitting.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2021-08-05T13:21:18Z No. of bitstreams: 1 POLITICAS PUBLICAS E EDUCACAO PARA.pdf: 731650 bytes, checksum: c54c1ca4c8987c80bdf85f9816ae681e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-05T13:21:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 POLITICAS PUBLICAS E EDUCACAO PARA.pdf: 731650 bytes, checksum: c54c1ca4c8987c80bdf85f9816ae681e (MD5) Previous issue date: 2008-03-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação em saúdepor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectTabagismopor
dc.subjectProfissionais da saúdepor
dc.subjectPrograma de controle do tabagismopor
dc.subjectEducation in healtheng
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectSmokingeng
dc.subjectHealth professionalseng
dc.subjectSmoking control programeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePolíticas públicas e educação para a cessação do tabagismopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

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