Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1816
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMeneghetti, Tania Cazuni-
dc.contributor.advisor1Berberian, Ana Paula-
dc.contributor.referee1Guarinello, Ana Cristina-
dc.contributor.referee2Bartira, Kyrlian-
dc.date.accessioned2021-07-28T12:23:25Z-
dc.date.issued2021-05-28-
dc.identifier.citationMeneghetti, Tania Cazuni. Condições de leitura e de escrita de alunos do ensino superior: análise da produção de conhecimento e de visões de docentes. 2021.72 f. Dissertação( Mestrado em Distúrbios da Comunicação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1816-
dc.description.resumoEste trabalho trata-se de uma pesquisa sobre as práticas de leitura e escrita em contextos acadêmicos e tem como objetivo analisar parte da produção do conhecimento publicada em periódicos nacionais das áreas da Fonoaudiologia e da Educação acerca das condições de leitura e de escrita de alunos que frequentam o ensino superior enfocando (1) abordagens teóricas adotadas, (2) condições de leitura que não atendem às demandas do ES, e (3) fatores e determinantes atribuídos a essas condições. Metodologicamente, fundamenta-se em uma revisão integrativa, enquadrando-se como uma pesquisa qualitativa, cujo corpus constitui-se de 20 artigos. Os resultados, explorados com base na metodologia da análise de conteúdo, apontam para duas principais direções teóricas de linguagem: (1) linguagem enquanto código e (2) linguagem constitutiva do sujeito, sendo que a primeira predomina. Quanto a condições de leitura que não atendem as demandas do ES, compreensão e interpretação foram encontradas como problemáticas, sendo que a primeira foi mais repetida. Já quanto as condições de escrita, as manifestações mais mencionadas nos dividiram-se em: discursiva, textual e normativa. Diferentemente de tal posição, estudos associam dificuldades de leitura e escrita dos acadêmicos a fatores individuais e inerentes aos mesmos como, por exemplo falta de interesse e de atenção. Pode-se inferir que a culpabilização, manifesta por alunos do ES, por tais condições é decorrente de visões que além de situarem no sujeito as causas do sucesso ou insucesso acadêmico, restringem as possibilidades de análise crítica e ampla acerca de aspectos econômicos, políticos educacionais envolvidos com as condições restritas de letramento que, parcela significativa da população brasileira apresenta, bem como, alunos que ingressam no ES.por
dc.description.abstractThis work is a research on reading and writing practices in academic contexts. It aims to analyze part of the production of knowledge published in national journals in the areas of Speech Therapy and Education about the reading and writing conditions of students who attend higher education focusing on (1) theoretical approaches adopted, (2) reading conditions that do not meet the demands of higher education, and (3) factors and determinants attributed to these conditions. Methodologically, it is based on an integrative review, framing itself as a qualitative research, whose corpus consists of 20 articles. The results, explored based on the content analysis methodology, point to two main theoretical directions of language: (1) language as code and (2) constitutive language of the subject, with the first predominating. As for reading conditions that do not meet the demands of the ES, understanding and interpretation were found to be probable, and the first was more repeated. As for writing, the manifestations were divided into: discursive, textual and normative, being respectively more mentioned in the works that were part of the present data collection. Unlike such a position, studies associate students' reading and writing difficulties with individual and inherent factors, such as lack of interest and attention. It can be inferred that the blame, manifested by students of ES, for such conditions are due to visions that in addition to situating the causes of academic success or failure in the subject, restrict the possibilities of critical and broad analysis about economic, political and educational aspects. involved in the restricted literacy conditions that a significant portion of the Brazilian population has, as well as students entering ES.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2021-07-28T12:23:25Z No. of bitstreams: 1 CONDICOES DE LEITURA E DE ESCRITA.pdf: 1597284 bytes, checksum: 38112ec0eac9d017623ef00ecded2a0c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-28T12:23:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CONDICOES DE LEITURA E DE ESCRITA.pdf: 1597284 bytes, checksum: 38112ec0eac9d017623ef00ecded2a0c (MD5) Previous issue date: 2021-05-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentDistúrbios da Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Distúrbios da Comunicaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLetramento e ensino superiorpor
dc.subjectLetramento acadêmicopor
dc.subjectPráticas de letramento no ensino superiorpor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscfitapor
dc.subjectLiteracy and higher educationeng
dc.subjectAcademic literacyeng
dc.subjectLiteracy practices in higher educationeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectWritingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.titleCondições de leitura e de escrita de alunos do ensino superior: análise da produção de conhecimento e de visões de docentespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONDICOES DE LEITURA E DE ESCRITA.pdf1.56 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.