Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1815
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorScorsato, Adriana Branco-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4895094954728279por
dc.contributor.advisor1Berberian, Ana Paula-
dc.contributor.advisor-co1Krüger, Simone Infingard-
dc.contributor.referee1Carnevale, Luciana Branco-
dc.contributor.referee2Araújo, Cristiano Miranda de-
dc.date.accessioned2021-07-01T11:50:21Z-
dc.date.issued2021-05-27-
dc.identifier.citationScorsato, Adriana Branco. Análise da produção do conhecimento acerca de recursos e de instrumentos avaliativos envolvidos com o uso da comunicação suplementar e / ou alternativa no contexto educacional. 2021.73 f. Dissertação( Mestrado em Distúrbios da Comunicação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1815-
dc.description.resumoRESUMO: Diante da precária e tímida utilização da PCA nos diferentes níveis e etapas da formação escolar, torna-se necessário o implemento de pesquisas que ofereçam elementos para a sistematização de conhecimentos que promovam a ampliação e a efetividade do uso da PCA junto a alunos com restrições de fala. Objetivo: Analisar parte da produção do conhecimento científico acerca das concepções, finalidades e modos de construção relacionados à PCA no contexto educacional. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de artigos publicados em periódicos indexados nas bases Lilacs, Scielo, Eric, Pubmed/Medline, Google scholar, ProQuest. A partir da aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 12 estudos que passaram a compor o corpus de análise. Resultados: Quanto aos participantes envolvidos nas pesquisas, 50% eram professores e alunos, 25% professores, alunos e familiares, 8% apenas alunos e familiares, 8% alunos, professores e pesquisador e em 8% só alunos. Quanto à faixa etária dos alunos, 83% dos participantes eram crianças, 18% adolescentes e 8% sem idade definida. Pode- se observar o predomino de alunos com paralisia cerebral . Nota -se em relação à escolaridade dos alunos participantes o predomínio de estudos voltados as séries inicias ( Educação Infantil e Ensino Fundamental) em detrimento as demais etapas da escolarização. Em relação ao tipo de instituição de ensino 66% dos participantes estavam matriculados na escola regular e 33 % em escolas especiais. No que concerne à finalidade no uso da PCA constatou-se o uso para promover a interação/dialogo. Conclusão: Os estudos aqui analisados apontam que a crescente presença de alunos com oralidade restrita no contexto educacional evidenciam a necessidade do implemento de estudos que possam contribuir com a interações entre os diferentes profissionais que estejam envolvidos com os seus processos de ensino-aprendizagem. Enfatizamos a premência de novos estudos que abordem tal recurso a partir de um referencial teórico que conceba a PCA como recurso capaz de promover interações sociais estabelecidas entre professores / alunos, aluno/aluno, e que ofereça elementos teórico-práticos para que a construção da mesma seja realizada, com a participação da pessoa/aluno com restrições de fala e de seus principais interlocutores e que contribua, especialmente, para a sua constituição enquanto sujeito /autor de seu processos de aprendizagem.por
dc.description.abstractABSTRACT: In view of the precarious and timid use of PCA at different levels and stages of school education, it is necessary to implement research that offers elements for the systematization of knowledge that promote the expansion and effectiveness of the use of PCA with students with disabilities. speech restrictions. Objective: To analyze part of the production of scientific knowledge about the conceptions, purposes and modes of construction related to PCA in the educational context. Method: This is an integrative review of articles published in journals indexed in the Lilacs, Scielo, Eric, Pubmed, Scholar, Pro Quest databases. From the application of the inclusion and exclusion criteria, 12 studies were selected, which became part of the analysis corpus. Results: As for the participants involved in the research, 50% were teachers and students, 25% teachers, students and family, 8% only students and family, 8% students, teachers and researcher and in 8% only students. Regarding the age of the students, 83% of the participants were children, 18% were adolescents and 8% had no defined age. It is possible to observe the predominance of students with cerebral palsy. It is noted in relation to the education of the participating students the predominance of studies aimed at the early grades (Early Childhood Education and Elementary School) to the detriment of the other stages of schooling. Regarding the type of educational institution 66% of the participants are enrolled in regular school and 33% in special schools. Regarding the purpose of using the PCA, it was found to be used to promote interaction / dialogue. Conclusion: The studies analyzed here show that the growing presence of students with restricted orality in the educational context shows the need for the implementation of studies that can contribute to the interactions between the different professionals who are involved with their teaching-learning processes. We emphasize the urgency of new studies that address this resource from a theoretical framework that conceives the PCA as a resource capable of promoting social interactions established between teachers / students, student / student, and that offers theoretical and practical elements so that the construction of it be carried out, with the participation of the person / student with speech restrictions and their main interlocutors and that contributes, especially, to their constitution as the subject / author of their learning processes.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2021-07-01T11:50:21Z No. of bitstreams: 1 ANALISE DA PRODUCAO DO CONHECIMENTO.pdf: 853343 bytes, checksum: bc79fc0ea706c6c209a413ce3959bfd5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-01T11:50:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANALISE DA PRODUCAO DO CONHECIMENTO.pdf: 853343 bytes, checksum: bc79fc0ea706c6c209a413ce3959bfd5 (MD5) Previous issue date: 2021-05-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentDistúrbios da Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Distúrbios da Comunicaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSistemas de comunicação alternativo e aumentativopor
dc.subjectPrancha de comunicaçãopor
dc.subjectTecnologia assistivapor
dc.subjectAlternative and augmentative communication systemseng
dc.subjectCommunication boardeng
dc.subjectAssistive technologyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.titleAnálise da produção do conhecimento acerca de recursos e de instrumentos avaliativos envolvidos com o uso da comunicação suplementar e / ou alternativa no contexto educacionalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANALISE DA PRODUCAO DO CONHECIMENTO.pdf833.34 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.