Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1814
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOratz, Janaina do Amaral-
dc.contributor.advisor1Salomé, Josélia Schwanka-
dc.contributor.referee1Mendes, Maria Cristina-
dc.contributor.referee2Costa Neto, Pedro Leão da-
dc.date.accessioned2021-06-16T13:37:19Z-
dc.date.issued2021-04-16-
dc.identifier.citationOratz, Janaina do Amaral. Políticas públicas para arte-educação no Brasil após lei de diretrizes e bases da educação nº 9.394/96: possibilidades para a educação estética. 2021. 84 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1814-
dc.description.resumoA presente pesquisa propõe um estudo sobre as políticas públicas para arte-educação a partir da década de 1960, buscando verificar sob quais perspectivas de educação e arte foram formuladas. Elucidar essa problemática nos documentos formulados neste período é compreender em que tipo de indivíduo pretendemos formar, analisando assim até que ponto às políticas públicas brasileiras foram formuladas no comprometimento da formação omnilateral para o desenvolvimento de uma atitude crítica e sensível frente ao mundo. Como objetivos específicos temos, discutir a relação entre educação e políticas públicas para o ensino de arte a partir da década de 1960. Em seguida, analisar as políticas públicas para a arte-educação durante a década de 1990. Em seguida, analisar as políticas públicas para a arte-educação durante a década de 1990. E por fim discutir a arte na educação, através do ponto de vista da educação estética, isto é, da educação das sensibilidades, com o propósito de trabalhar a formação omnilateral como prioridade. A arte resiste como um caminho possível para superação da alienação na qual vive, por vezes, o indivíduo, pois através da arte o ser humano concretiza seu desejo de humanizar-se. Em sua dimensão estética, a arte é uma maneira de possibilitar o contato com sua sensibilidade, aprendendo a sentir e perceber o mundo de forma mais sensível, para que possamos desenvolver a nossa capacidade crítica e criadora como seres humanos. Neste contexto, emerge a importância do ensino de arte nas escolas, pois, ao apropriar-se do conhecimento artístico elaborado no processo de humanização, o educando adquire fundamentos para a compreensão das transformações da realidade em diferentes momentos históricos, levando-o à reflexão e à compreensão de sua própria realidade, permitindo expressar aquilo que o inquieta e o preocupa, reelaborando seus próprios sentidos em relação ao mundo a sua volta.por
dc.description.abstractThe current research proposes a study on public policies for art education starting from the 1960s, seeking to verify under which perspectives of education and art they were formulated. Elucidating this problem, in the documents formulated in this period, is to understand what kind of individual we intend to form, thus, analyzing the extent to which Brazilian public policies were formulated in the compromise of omnilateral formation for the development of a critical and sensitive attitude towards the world. For the specific objectives, we are going to discuss the relation between education and public policies for the art teaching from the 1960s on. Then, analyze public policies for art education during the 1990s. And finally, discuss art in education, through the point of view of aesthetic education, namely, the education of sensitivities, with the purpose of working on omnilateral formation as a priority. Art resists as a possible path to the overcoming of alienation in which the individual sometimes lives, because through art the human being fulfills their desire to humanize themselves. In its aesthetic dimension, art is a way of allowing contact with your sensitivity, learning how to feel and perceive the world in a more sensitive way, so that we can develop our critical and creative capacity as human beings. In this context, the importance of art teaching in schools emerges because, by appropriating of the artistic knowledge elaborated in the humanization process, the pupil acquires fundamentals for the understanding of reality transformations at different historical moments, which lead them to the reflection and comprehension of their own reality, and allow them to express what disquiets them and worries them, reworking their own senses in relation to the world around them.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2021-06-16T13:37:19Z No. of bitstreams: 1 POLITICAS PUBLICAS PARA ARTE-EDUCACAO.pdf: 558428 bytes, checksum: 3d5105d06472defe6a36211596850f25 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-16T13:37:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 POLITICAS PUBLICAS PARA ARTE-EDUCACAO.pdf: 558428 bytes, checksum: 3d5105d06472defe6a36211596850f25 (MD5) Previous issue date: 2021-04-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectArte-educação e educação estéticapor
dc.subjectEducational policieseng
dc.subjectArt education and aesthetic educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePolíticas públicas para arte-educação no Brasil após lei de diretrizes e bases da educação nº 9.394/96: possibilidades para a educação estéticapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLITICAS PUBLICAS PARA ARTE-EDUCACAO.pdf545.34 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.