Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1810
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarros, Lígia de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2057898401400633por
dc.contributor.advisor1Salomé, Josélia Schwanka-
dc.contributor.referee1Mendes, Maria Cristina-
dc.contributor.referee2Amaral Filho, Fausto dos Santos-
dc.date.accessioned2021-05-26T11:33:02Z-
dc.date.issued2021-04-27-
dc.identifier.citationBarros, Lígia de Oliveira. Políticas públicas para ação educativa em museus de arte: museu Oscar Niemeyer em Curitiba. 2021.106 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1810-
dc.description.resumoEsta Dissertação tem como estudo as Políticas Públicas para Ação Educativa nos Museus de Arte, especificamente no Museu Oscar Niemeyer (MON) em Curitiba no Estado do Paraná. A problemática está em compreender quais são os procedimentos nas Ações Educativas do MON. O objetivo está em compreender a educação em museus de arte a partir de análises dos Relatórios da Ação Educativa do MON dos anos de 2018 e 2019. Como objetivos específicos está em analisar a Ação Educativa no MON em observância aos fundamentos educacionais propostos, em verificar as políticas públicas para a ação educativa nos museus de arte no Brasil e analisar a educação em museus de arte em concordância com as contribuições dos autores citados e com as políticas públicas determinadas para os museus de arte. No primeiro capítulo, a fundamentação teórica trata das metodologias educacionais buscando uma discussão com os pressupostos da educação museal, Tais fundamentos teóricos da Educação embasam a análise sobre a educação em museus de arte, tendo a contribuição de Dermeval Saviani, Duarte Jr., Vicent Lanier e Ana Mae Barbosa. O segundo capítulo apresenta documentos legais promulgados com a finalidade de implementação de uma política museológica com ênfase na Educação Museal. O terceiro capítulo analisa os procedimentos nas ações educativas no MON com base nos Relatórios de 2018 e 2019 das Ações Educativas em concordância com os fundamentos educacionais propostos e com as políticas públicas determinadas para os museus de arte. Entendemos a Arte na educação como fundamental ao desenvolvimento da criatividade, sensibilidade e compreensão de mundo, pois o espectador ao se deparar com as obras de arte presentes no museu aprende sobre Arte e seus contextos de produção e história.por
dc.description.abstractThis Dissertation has as study the Public Policies for Educational Action in the Art Museums, specifically at the Oscar Niemeyer Museum (MON) in Curitiba in the State of Paraná. The problem is in understanding what are the procedures in MON Educational Actions. The objective is to understand education in art museums based on analyzes of the MON Educational Action Reports of the years 2018 and 2019. As specific objectives is to analyze the Educational Action at MON in compliance with the proposed educational foundations, in verifying the public policies for educational action in art museums in Brazil and to analyze education in art museums in accordance with the contributions of the aforementioned authors and with the public policies determined for art museums. In the first chapter, the theoretical foundation deals with educational methodologies seeking a discussion with the assumptions of museum education. Such theoretical foundations of Education support the analysis of education in art museums, with the contribution of Dermeval Saviani, Duarte Jr., Vicent Lanier and Ana Mae Barbosa. The second chapter presents legal documents promulgated for the purpose of implementing a museum policy with an emphasis on Museal Education. The third chapter analyzes the procedures in educational activities at MON based on the Educational Action Reports of 2018 and 2019 in accordance with the proposed educational foundations and with the public policies determined for art museums. We understand Art in education as fundamental to the development of creativity, sensitivity and understanding of the world, as the spectator, when faced with the works of art present in the museum, learns about Art and its contexts of production and history.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2021-05-26T11:33:02Z No. of bitstreams: 1 POLITICAS PUBLICAS PARA ACAO EDUCATIVA.pdf: 1824182 bytes, checksum: a66a51f15b312da670210bffa3e04eeb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-26T11:33:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 POLITICAS PUBLICAS PARA ACAO EDUCATIVA.pdf: 1824182 bytes, checksum: a66a51f15b312da670210bffa3e04eeb (MD5) Previous issue date: 2021-04-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação musealpor
dc.subjectArtepor
dc.subjectMuseu de artepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectArte-educaçãopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectMuseal educationpor
dc.subjectArtpor
dc.subjectArt museumpor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectArt educationpor
dc.subjectPublic policypor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePolíticas públicas para ação educativa em museus de arte: museu Oscar Niemeyer em Curitibapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLITICAS PUBLICAS PARA ACAO EDUCATIVA.pdf1.78 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.