Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1801
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Educação ambiental nos cursos de licenciatura em matemática de Santa Catarina
???metadata.dc.creator???: Rosa, Rosangela Silveira da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rosa, Maria Arlete
???metadata.dc.contributor.referee1???: Campos, Marília Andrade Torales
???metadata.dc.contributor.referee2???: Morais, Josmaria Lopes de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Ens, Romilda Teodora
???metadata.dc.contributor.referee4???: Souza , Maria Antônia de
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como objeto a educação ambiental no contexto da educação superior, em específico, da Licenciatura em Matemática. A questão norteadora da investigação está assim definida: de que maneira a educação ambiental está proposta nos documentos norteadores da formação das Licenciaturas em Matemática? O objetivo geral é analisar a presença da educação ambiental na Licenciatura em Matemática, sendo objetivos específicos: (i) compreender a presença da educação ambiental no Plano de Desenvolvimento Institucional e no Projeto Pedagógico de Curso, nas dimensões ensino, pesquisa e extensão, e sua conformidade com a política de educação ambiental; (ii) buscar, na matriz curricular e ementa das disciplinas da Licenciatura em Matemática, a presença de componentes curriculares que tenham aproximações com a educação ambiental; (iii) identificar práticas socioambientais desenvolvidas no âmbito das dimensões espaço físico, gestão e currículo; (iv) verificar a existência de projetos inovadores que desenvolvam articulações com a educação ambiental nas instituições pesquisadas. O levantamento bibliográfico sobre o tema revelou a presença incipiente de teses, dissertações e artigos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em 14 instituições de educação superior de Santa Catarina que ofertam curso de Licenciatura em Matemática na modalidade presencial. O substrato documental investigado foi formado por diretrizes curriculares, legislação, Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso, estando a análise pautada nos eixos temáticos: (i) elementos articuladores de educação ambiental nas dimensões ensino, pesquisa e extensão; (ii) práticas socioambientais com foco nos três eixos da educação ambiental (organização curricular, gestão e edificações); (iii) aproximação dos componentes curriculares da Licenciatura em Matemática com a educação ambiental; (iv) projetos inovadores em educação ambiental; como também na proposta de Cellard (2012), com enfoque no contexto do documento, autores, autenticidade e confiabilidade do texto, conceitos-chave e lógica interna do texto. A tese defendida é de que a abordagem da educação ambiental na Licenciatura em Matemática apresenta fragilidades teórico-metodológicas, sendo trabalhada de forma pontual. A análise documental permitiu afirmar que há potencial para fortalecer a perspectiva crítica de educação ambiental nas instituições pesquisadas, haja vista ter sido identificado um conjunto de práticas socioambientais institucionais capazes de fortalecer a concepção pragmática presente nos documentos. No entanto, um número exíguo de cursos de Licenciatura em Matemática faz menção às políticas de educação ambiental no Projeto Pedagógico de Curso e a realização de práticas socioambientais no âmbito da extensão na licenciatura é escassa. Quando analisado o Plano de Desenvolvimento Institucional, constataram-se indícios de educação ambiental na dimensão da extensão. Com relação às dimensões espaço físico, gestão e currículo, a maioria desses documentos apresenta práticas socioambientais nas duas primeiras dimensões, enquanto, no Projeto Pedagógico de Curso, tais indícios são mínimos, dando-se a abordagem do tema de forma isolada, por meio de componentes curriculares, secundarizando a relevância do trabalho interdisciplinar nos cursos, bem como a abordagem crítica e transformadora da educação ambiental.
Abstract: This research has as its object the environmental education in the context of higher education, in particular, the degree in Mathematics. The guiding question of the investigation is thus defined: how is Environmental Education proposed in the documents guiding the formation of degrees in Mathematics? The general objective is to analyze the presence of environmental education in the Mathematics degree. The specific objectives are: a) to understand the presence of environmental education in the Institutional Development Plan (PDI) and in the Pedagogical Course Project (PPC) in the dimensions of teaching, research and extension and its compliance with the environmental education policy; b) seek in the curriculum matrix and menu of the subjects of the degree in Mathematics the presence of curricular components that have similarities with environmental education; c) identify socio-environmental practices developed within the scope of physical space, management and curriculum; d) verify the existence and the content of innovative projects that develop links with environmental education in the researched institutions. The bibliographic survey on the subject reveals the incipient presence of theses, dissertations and articles. The research is qualitative, carried out in 14 higher education institutions in Santa Catarina that offer a degree course in Mathematics in the face-to-face modality. The investigated documentary substrate is formed by curricular guidelines, legislation, PDI and PPC. The analysis is based on the thematic axes a) articulating elements of environmental education in the dimensions of teaching, research and extension, b) socio-environmental practices focusing on the three axes of environmental education (curriculum organization, management and buildings), c) Approximation of the curriculum components of degree in Mathematics with environmental education and d) innovative projects in environmental education. Analysis is based on the proposal of Cellard (2012) with a focus on the context of the document, the author and the authors, the authenticity and nature of the text, the key concepts and the internal logic of the text. The thesis defended is that the approach of environmental education in the Mathematics degree has theoretical and methodological weaknesses, being worked in a punctual way. The documentary analysis allows us to affirm that there is potential to strengthen the critical perspective of environmental education in the researched institutions, given that a set of institutional socio-environmental practices capable of strengthening the pragmatic conception present in the documents is identified. A small number of undergraduate courses in mathematics mention environmental education policies in the PPC, and the implementation of socio-environmental practices within the scope of extension in undergraduate courses is scarce. When the PDI is analyzed, there is evidence of environmental education in the extension dimension. Regarding the physical space, management and curriculum dimensions, it was found that the majority of IDPs have socio-environmental practices in the physical space and management dimension. In the PPC, the evidence for socioenvironmental practices is minimal and the approach to the theme of environmental education takes place in isolation through curricular components, secondary to the relevance of interdisciplinary work in mathematics degree courses, as well as the critical and transforming approach of environmental education.
Esta investigación tiene como objeto la educación ambiental en el contexto de la educación superior, en particular, la licenciatura en Matemáticas. Se define así la pregunta orientadora de la investigación: ¿cómo se propone la Educación Ambiental en los documentos que orientan la formación de los grados en Matemáticas? El objetivo general es analizar la presencia de la educación ambiental en la carrera de Matemáticas. Los objetivos específicos son: a) comprender la presencia de la educación ambiental en el Plan de Desarrollo Institucional (PDI) y en el Proyecto Curso Pedagógico (PPC) en las dimensiones de docencia, investigación y extensión y su cumplimiento con la política de educación ambiental; b) buscar en la matriz curricular y menú de las asignaturas de la licenciatura en Matemáticas la presencia de componentes curriculares que tengan similitudes con la educación ambiental; c) identificar las prácticas socioambientales desarrolladas en el ámbito del espacio físico, la gestión y el plan de estudios; d) verificar la existencia y el contenido de proyectos innovadores que desarrollen vínculos con la educación ambiental en las instituciones investigadas. El relevamiento bibliográfico sobre el tema revela la incipiente presencia de tesis, disertaciones y artículos. La investigación es cualitativa, realizada en 14 instituciones de educación superior en Santa Catarina que ofrecen un curso de grado en Matemáticas en la modalidad presencial. El sustrato documental investigado está formado por lineamientos curriculares, legislación, PDI y PPC. El análisis se fundamenta en los ejes temáticos a) articular elementos de la educación ambiental en las dimensiones de docencia, investigación y extensión, b) prácticas socioambientales enfocadas en los tres ejes de la educación ambiental (organización curricular, gestión y edificación), c) Aproximación de los componentes curriculares de la licenciatura en Matemáticas con la educación ambiental yd) proyectos innovadores en educación ambiental. El análisis se basa en la propuesta de Cellard (2012) con un enfoque en el contexto del documento, el autor y los autores, la autenticidad y naturaleza del texto, los conceptos clave y la lógica interna del texto. La tesis defendida es que el abordaje de la educación ambiental en la carrera de Matemáticas tiene debilidades teóricas y metodológicas, siendo trabajada de manera puntual. El análisis documental permite afirmar que existe potencial para fortalecer la perspectiva crítica de la educación ambiental en las instituciones investigadas, dado que se identifica un conjunto de prácticas socioambientales institucionales capaces de fortalecer la concepción pragmática presente en los documentos. Un pequeño número de cursos de pregrado en matemáticas mencionan políticas de educación ambiental en el PPC, y la implementación de prácticas socioambientales en el ámbito de la extensión en los cursos de pregrado es escasa. Cuando se analiza el PDI, hay evidencia de educación ambiental en la dimensión de extensión. En cuanto a las dimensiones del espacio físico, la gestión y el currículo, se encontró que la mayoría de los desplazados internos tienen prácticas socioambientales en la dimensión del espacio físico y la gestión. No PPC, os indícios de práticas socioambientais são mínimos e a abordagem do tema da educação ambiental se dá de forma isolada por meio de componentes curriculares, secundarizando a relevância do trabalho interdisciplinar nos cursos de licenciatura em Matemática, bem como a abordagem crítica e transformadora da educación ambiental.
Keywords: Educação ambiental
Licenciatura em matemática
Formação de professores
Políticas educacionais
Educação superior
Environmental education
Degree in mathematics
Teacher training
Educational policies
College education.
Educación ambiental
Licenciada en matemáticas
Formación de profesores
Políticas educativas
Educación universitaria
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Educação
Citation: Rosa, Rosangela Silveira da. Educação ambiental nos cursos de licenciatura em matemática de Santa Catarina. 2020. 203 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1801
Issue Date: 14-Dec-2020
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCACAO AMBIENTAL NOS CURSOS.pdf4.1 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.