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???metadata.dc.type???: Tese
Title: A máscara e o rosto: as prescrições do banco mundial e o projeto de reforma empresarial para a educação pública brasileira no contexto do imperialismo das grandes corporações
???metadata.dc.creator???: Almeida, Tatiani Maria Garcia de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Schlesener, Anita Helena
???metadata.dc.contributor.referee1???: Masson, Gisele
???metadata.dc.contributor.referee2???: Flach, Simone de Fátima
???metadata.dc.contributor.referee3???: Souza, Maria Antônia de
???metadata.dc.contributor.referee4???: Costa Neto, Pedro Leão da
???metadata.dc.contributor.referee5???: Silva, Adnilson José da
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo central desta pesquisa consiste em investigar as prescrições/recomendações do Banco Mundial para as políticas educacionais no Brasil, nesta quadra histórica, com a finalidade de conciliá-las aos interesses imperialistas. À vista disso, procura-se refletir sobre a influência do mercado, pautado pela lógica da acumulação ilimitada, na definição de projetos que se consubstanciam em políticas para a educação pública. Desse modo, a questão central desse estudo é: Quais os instrumentos utilizados pelo imperialismo para condicionar a reforma empresarial da educação pública no Brasil no período de 2014 a 2020? A partir dessa problemática, delineou-se os seguintes objetivos: Entender o imperialismo enquanto uma fase superior do capitalismo, conforme a análise clássica de Lênin; Apreender o período da década de 1970 até a atualidade como a exacerbação do imperialismo clássico; Desvelar como se expandem os conglomerados da seara educacional e o fenômeno do empresariamento da educação, relacionados com a ideologia dominante do imperialismo e como estes elementos perpassam as políticas educacionais; Investigar as prescrições dos Banco Mundial no que tange às políticas educacionais no Brasil. Ademais, revelar como estes elementos estão imbricados com as políticas do neoliberalismo (fase do imperialismo), as quais têm como finalidade precípua levar à completa privatização da educação pública, laica, gratuita e de qualidade; A reforma empresarial, é assim, apenas um passo, entre outros, que objetivam conduzir a educação pública ao total controle do mercado. Para tanto, como parte da empiria, tratou-se dos programas impostos pelas políticas educacionais, inclusive mediante a observação de matrizes curriculares e alguns documentos do Banco Mundial sobre a educação brasileira; A análise pautou-se principalmente em cotejar estes documentos e entender as suas similitudes. Além disso, realizou-se um esforço teórico que contribuiu com o desvelamento do aparente e conduziu à retirada da máscara ideológica da defesa da reforma empresarial da educação pública. Nesse sentido, as análises pautaramse por categorias e conceitos analíticos provenientes do materialismo histórico, como por exemplo, totalidade, modo de produção, imperialismo, ideologia, hegemonia, intelectuais orgânicos, contradições, etc. Primeiramente, pressupõe-se que os homens são produzidos a partir das suas relações sociais, mediadas pelo modo de produção da sociedade capitalista, assim, a educação não pode ser compreendida como um fenômeno isolado das múltiplas determinações. Dessa forma, para entender as configurações da educação pública na atualidade é necessário compreender a educação inserida nas relações sociais, as quais são produzidas de acordo com o modo de produção daquele momento histórico. Após todo o percurso realizado chega-se a seguinte tese: o Banco Mundial, enquanto uma instituição capitaneada pelos EUA, constitui-se em um organismo que espelha a ideologia imperialista e procura refletir esse conjunto de ideias, por intermédio dos seus funcionários, técnicos e analistas, fundamentalmente, aos países da periferia do capitalismo. A produção desse corpo de ideias guarda uma ligação estreita com as relações sociais de produção, isto é, carrega a ótica burguesa, a qual procura assentar a sua hegemonia. Portanto, constatou-se, por meio do cotejamento de documentos, que há um alinhamento entre as concepções (teoria do capital humano, por exemplo) do BM e as práticas provenientes das políticas educacionais brasileiras; ambas têm como finalidade desenvolver ações que levam, consequentemente, à implantação das concepções e práticas procedentes do ideário da reforma empresarial para a educação pública brasileira.
Abstract: The main objective of this research is to investigate the World Bank's prescriptions / recommendations for educational policies in Brazil, in this historical period, with the purpose of reconciling them with imperialist interests. In view of this, we seek to reflect on the influence of the market, guided by the logic of unlimited accumulation, in the definition of projects that are embodied in policies for public education. Thus, the central question of this study is: What are the instruments used by imperialism to condition the business reform of public education in Brazil in the period from 2014 to 2020? Based on this problem, the following objectives were outlined: To understand imperialism as a superior phase of capitalism, according to the classic analysis of Lenin; Apprehend the period from the 1970s to the present as the exacerbation of classical imperialism; Unveil how the educational conglomerates and the phenomenon of entrepreneurship in education expand, related to the dominant ideology of imperialism and how these elements permeate educational policies; Investigate World Bank prescriptions regarding educational policies in Brazil. Furthermore, to reveal how these elements are intertwined with the policies of neoliberalism (phase of imperialism), whose main purpose is to lead to the complete privatization of public, secular, free and quality education; Business reform, therefore, is just one step, among others, that aim to bring public education to full market control. For this purpose, as part of the empiricism, it was about the programs imposed by educational policies, including through the observation of curricular matrices, and some World Bank documents on Brazilian education; the analysis was mainly based on comparing these documents and understanding their similarities. In addition, a theoretical effort was made that contributed to the unveiling of the apparent and led to the removal of the ideological mask of the defense of business reform in public education. In this sense, the analyzes were guided by analytical categories and concepts from historical materialism, such as, totality, mode of production, imperialism, ideology, hegemony, organic intellectuals, contradictions, etc. Firstly, it is assumed that men are produced from their social relationships, mediated by the capitalist society's mode of production, thus, education cannot be understood as a phenomenon isolated from multiple determinations. Thus, in order to understand the configurations of public education today, it is necessary to understand education inserted in social relations, which are produced according to the mode of production of that historic moment. After the whole journey, the following thesis is arrived at: the World Bank, as an institution led by the USA, is an organization that mirrors the imperialist ideology and seeks to reflect this set of ideas, through its employees, technicians and analysts, fundamentally to the countries on the periphery of capitalism. The production of this body of ideas is closely linked to the social relations of production, that is, it carries the bourgeois perspective, which seeks to establish its hegemony. Therefore, it was found, by collating documents, that there is an alignment between the conceptions (human capital theory, for example) of the BM and the practices arising from Brazilian educational policies; both aim to develop actions that, consequently, lead to the implantation of the concepts and practices arising from the ideas of business reform for Brazilian public education.
Keywords: Imperialismo
Educação
Banco mundial
Reforma empresarial da Educação
Ideologia
Hegemonia
Imperialism
Education
World bank
Education business reform
Ideology
Hegemony
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Educação
Citation: Almeida, Tatiani Maria Garcia de. A máscara e o rosto: as prescrições do banco mundial e o projeto de reforma empresarial para a educação pública brasileira no contexto do imperialismo das grandes corporações. 2020. 324 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1799
Issue Date: 3-Dec-2020
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

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