Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1775
???metadata.dc.type???: Tese
Title: O cinema de Valêncio Xavier: articulações criadoras à luz da teoria dos cineastas
???metadata.dc.creator???: Cruz, Regina Celia da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Teixeira, Rafael Tassi
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Gatti, José
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa aqui apresentada estuda a realização cinematográfica de Valêncio Xavier, tendo como recorte Carta a Fellini – Caro Signore Fellini (19791 ), Pão negro: um episódio da Colônia Cecília (1993)2 e Os 11 de Curitiba: todos nós (1995)3 , tecendo aproximações como resultado de um repertório constituído na genealogia fílmica do cineasta. O objetivo deste estudo acadêmico é levantar, dentro da obra do cineasta/escritor, alguns elementos que mobilizam três eixos de compreensão e que demonstram a relação entre o seu processo de criação, os seus projetos coletivos e alguns de seus filmes, apontando conexões e articulações entre eles. Nosso caminho passa pelo levantamento da trajetória do realizador em sua relação com outros cineastas, gestores e pesquisadores; sua experiência nos campos da comunicação e da literatura; a criação e gestão de espaços e sua participação nas ações para a produção, pesquisa e acesso ao cinema. Como resultado da reflexão, reconhecemos nessas estratégias uma apresentação do processo criativo de sua obra, para sua/nossa produção do conceito de articulações criadoras e para a visibilização de um trabalho artístico ainda pouco estudado. A metodologia consistiu na busca por uma abordagem que atendesse aos objetivos e ao problema da pesquisa, ou seja, o estudo de teses, dissertações e outros textos de teoria fílmica – que auxiliaram o levantamento da trajetória do artista e a análise dos filmes mencionados –, além de entrevistas com pessoas que acompanharam o percurso de Valêncio Xavier. A investigação se apoia na abordagem da Teoria dos Cineastas, discutida por autores, como Manuela Penafria, André Rui Graça e Eduardo Baggio. Fernão Ramos, Robert Stam, Jacques Aumont, Giorgio Agamben, Gilles Deleuze e Jacques Rancière são alguns dos teóricos a quem recorremos nessa busca.
Abstract: The research presented is a study of the film work of Valêncio Xavier, using some of his films as Carta a Fellini – Caro Signore Fellini (1979)4 ; Pão negro: um episódio da Colônia Cecília (1993)5 ; Os 11 de Curitiba: todos nós (1995)6 , to weave ideas and relationships that come from an analysis of his artistic work. The objective of this academic study is to bring out from the selected work of the filmmaker/writer some elements that mobilize three axes of understanding which demonstrates the relationship between his creation process, collective projects and some of his films, pointing out connections between them. The path goes through an overview of the director's trajectory in his relationships with other filmmakers, managers and researchers; his experiences in the field of communication and literature; the creation and management of spaces and his participation in actions for the production, research and access to cinema. As a result of the reflexion, it is recognized that these strategies contributed to present his creative process and the creation of concept articulações criadoras, as well as to the visualization of a lesser-known artistic work. The methodology consisted of reading master and doctoral theses, academic articles, film theory books, analyzing the selected film work of Valêncio Xavier as well as interviewing people who have followed his life course. The investigation is based on the approach of the Teoria dos Cineastas, discussed by authors like Manuela Penafria, André Rui Graça, Eduardo Baggio. Fernão Ramos, Robert Stam, Jacques Aumont, Giorgio Agamben, Gilles Deleuze and Jacques Rancière were some of the theorists studied on this investigation.
Keywords: Cinema
Filmes
Valêncio Xavier
Teoria dos cineastas
Articulações criadoras
Film
Movies
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação e Linguagens
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Comunicação e Linguagens
Citation: Cruz, Regina Celia da. O cinema de Valêncio Xavier: articulações criadoras à luz da teoria dos cineastas. 2019. 170 f. Tese( Doutorado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1775
Issue Date: 28-May-2019
Appears in Collections:DOUTORADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O CINEMA DE VALENCIO XAVIER.pdf2.47 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.