Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1772
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFaquin, César Biégas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8285244350749881por
dc.contributor.advisor1Araujo, Denize-
dc.contributor.referee1Uchôa, Fábio Raddi-
dc.contributor.referee2Oliva, Rodrigo-
dc.date.accessioned2020-05-28T14:11:14Z-
dc.date.issued2018-04-13-
dc.identifier.citationFaquin, César Biégas. Black Mirror: cinema, televisão ou produto híbrido. 2018. 136 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1772-
dc.description.resumoHibridização é um processo que permite desdobramentos de produção midiática que contribuem para novas práticas e sentidos de criação. Características de diversas mídias são reunidas em uma composição única e original, permitindo a expansão do espectro midiático, bem como a fruição de produtos esteticamente distintos. O audiovisual acompanhou esta trajetória e incorporou em suas estéticas formas diferenciadas de produção artística, sejam estas pela já conhecida e explorada adaptação (literária, cênica, audiovisual e outras) ou pelas novas narrativas híbridas, que unem televisão e cinema em um mesmo discurso e produto, por exemplo. Esta dissertação propõe-se a analisar conceitos de dialogismo e polifonia, intertextualidade, intermidialidade e hipervenção, que caracterizam hibridações midiáticas. Estas contribuem para um entendimento dos processos de hibridizações, que serão analisados na ficção seriada Black Mirror (2011/2017), produzida por Charlie Brooker, inicialmente, uma produção voltada para a televisão britânica, que hoje se encontra no meio digital pela plataforma Netflix, com uma elaboração e apresentação diferente do formato de seu gênero, nos quais as temporadas e episódios não dialogam diretamente entre si. A série Black Mirror é composta por capítulos distribuídos entre quatro temporadas que se unem somente pela sua premissa e sua temática, sendo que se assemelham muito mais a filmes da sala escura do que a abordagens televisivas. Além dessa intermidialidade entre televisão e plataforma Netflix, percebe-se uma intertextualidade do discurso do seriado com o filme 1984 (Michael Radford) baseado no romance escrito por George Orwell em 1949, permitindo um maior aprofundamento a respeito da hibridização. Assim, tratase de um produto originalmente televisivo, que sugere um diálogo com um filme que revisita um discurso literário. Essas constatações norteiam a questão central da pesquisa, que tem dois objetivos: analisar a hibridização intertextual presente entre alguns episódios de Black Mirror e o filme 1984 de Michael Radford e verificar também a intermidialidade que surge na série em sua nova configuração na plataforma Netflix. O referencial teórico sobre hibridização, intertextualidade e intermidialidade se aporta em autores como André Bazin, Julia Kristeva, Irina Rajewsky, Lúcia Nagib e Denize Araujo, entre outros.por
dc.description.abstractHybridization is a process that allow the development of media productions that contribute to new practices and senses of creation. Characteristics of diverse media are gathered in a unique and original composition, allowing the expansion of the media spectrum, as well as the fruition of aesthetically distinct products. Audiovisual has followed this trajectory and has incorporated in its aesthetics different ways of artistic production, either by the already known and used adaptation (literary, scenic, audiovisual and others) or by the new hybrid narratives that unite television and cinema in the same discourse and product, for example. This dissertation aims to analyze concepts of dialogism and polyphony, intertextuality, intermediality and hypervention, which characterize hybrid media. These contribute to an understanding of the hybridization processes, which will be analyzed in the serial fiction Black Mirror (2011/2017), produced by Charlie Brooker. It is initially a production aimed at British television, which today is incorporated by the digital media under Netflix’s platform, with a different elaboration and presentation of the format of its genre, in which seasons and episodes do not dialogue directly with each other. Black Mirror (2011/2017) is composed by a scope of chapters distributed between four seasons that are united only by its premise, its theme, and its format resemble much more to films rather than televising approaches. In addition to this intermediality between television and the Netflix platform, it is perceived an intertextuality of the serial fiction with the film 1984 (Michael Radford) based on the novel written by George Orwell in 1949, allowing a greater deepening regarding the hybridization: there is an original television product, which suggests a dialogue with a film revisiting a literary discourse. These findings guide the central question of the research, which has two objectives: to analyze the intertextual hybridization present between some episodes of Black Mirror and the film 1984 of Michael Radford and also verify the intermediality that arises in the series in its new configuration on the Netflix platform. The theoretical reference on the process of hybridization, intermidiality and intertextuality is provided by authors like André Bazin, Julia Kristeva, Irina Rajewsky, Lúcia Nagib and Denize Araujo, among others.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2020-05-28T14:11:14Z No. of bitstreams: 1 BLACK MIRROR.pdf: 2006431 bytes, checksum: 350e180c495ffb057a9019a3aca67437 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-28T14:11:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BLACK MIRROR.pdf: 2006431 bytes, checksum: 350e180c495ffb057a9019a3aca67437 (MD5) Previous issue date: 2018-04-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIntermidialidadepor
dc.subjectHibridizaçãopor
dc.subjectFicção seriadapor
dc.subjectBlack Mirrorpor
dc.subjectIntertextualidadepor
dc.subjectIntermidialityeng
dc.subjectHybridizationeng
dc.subjectSerial fictioneng
dc.subjectIntertextualityeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleBlack Mirror: cinema, televisão ou produto híbridopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BLACK MIRROR.pdf1.96 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.