Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1760
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAndrade, Patricia de-
dc.contributor.advisor1Uchôa, Fábio Raddi-
dc.contributor.referee1Adamatti, Margarida Maria-
dc.contributor.referee2Silva, Marcelo Carvalho da-
dc.contributor.referee3Teixeira, Rafael Tassi-
dc.date.accessioned2020-03-12T13:51:19Z-
dc.date.issued2019-11-12-
dc.identifier.citationAndrade, Patricia de. A mise-en-scène em o mágico de OZ (1939): entre o musical e a fantasia. 2019. 139 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1760-
dc.description.resumoOs filmes musicais tiveram grande significância na história do cinema clássico de Hollywood. O canto e a dança proporcionavam aos espectadores uma experiência de fascínio capaz de tirá-los dos problemas cotidianos e transportá-los a um mundo bem distante da realidade. Observando esse fenômeno, a pesquisa a seguir direciona o olhar ao filme musical O Mágico de Oz (1939), de Vitor Fleming, selecionado como objeto de pesquisa. Como metodologia, foi utilizado o conceito de análise fílmica defendido pelos teóricos Jacques Aumont e Michel Marie (2003). Tomando por base os conceitos de David Bordwell e Kristin Thompson (2014), atentou-se à referida produção como um grande conjunto de elementos que trabalharam na intenção de alcançar o íntimo do espectador, produzindo significados, sejam eles por meio das músicas, da montagem das cenas, das cores utilizadas nos cenários e nos figurinos, ou ainda, por meio dos efeitos especiais ou das emoções propostas pela narrativa, aqui entendido como mise-en-scène. Diante disso, pode-se confirmar a inicial ideia de que O mágico de Oz (1939) é uma produção híbrida denominada fantasia musical, uma vez que a cor intensa presente nos cenários e nos figurinos, associados às músicas que, em cada personagem, somavam elementos na mise-en-scène e engrandeciam a narrativa fantástica, trabalharam efetivamente na produção dos sentidos.por
dc.description.abstractMusical films were of great significance in the history of classic Hollywood cinema. Singing and dancing provided viewers with an experience of fascination that could lift them from everyday problems and transport them to a world far removed from reality. Observing this phenomenon the following research directs our gaze to Victor Fleming’s musical film The Wizard of Oz (1939), selected as the object of research. As a methodology, we used the concept of film analysis defended by theorists Jacques Aumont and Michel Marie (2003). Based on the concepts of David Bordwell and Kristin Thompson (2014), attention was given to the production as a large set of elements that worked to reach the intimate of the viewer, producing meanings, whether through music, the assembly of scenes, the colors used in the sets and costumes, or even through the special effects or emotions proposed by the narrative, here understood as mise-en-scène. Finally, we can confirm the initial idea that The wizard of Oz (1939) is a hybrid production called musical fantasy, since the intense collor present in the sets and costumes, associated in the songs in the mise-en-scène and enhanced the fantastic narrative, they worked effectively in the production of the senses.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2020-03-12T13:51:19Z No. of bitstreams: 1 A MISE-EN-SCENE.pdf: 3127340 bytes, checksum: b1c10132352a69fa03f25ab89cf7a98f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-12T13:51:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A MISE-EN-SCENE.pdf: 3127340 bytes, checksum: b1c10132352a69fa03f25ab89cf7a98f (MD5) Previous issue date: 2019-11-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectO mágico de Ozpor
dc.subjectMise-en-scènepor
dc.subjectFantasiapor
dc.subjectMusicalpor
dc.subjectCorpor
dc.subjectThe wizard of Ozeng
dc.subjectMise-en-scèneeng
dc.subjectFantasyeng
dc.subjectMusicalseng
dc.subjectColoreng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleA mise-en-scène em o mágico de OZ (1939): entre o musical e a fantasiapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A MISE-EN-SCENE.pdf3.05 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.