Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1755
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFabianovicz, Ana Cristina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7238496939620783por
dc.contributor.advisor1Garcia, Joe-
dc.contributor.referee1Amaral Filho, Fausto dos Santos-
dc.contributor.referee2Fontana, Maria Iolanda-
dc.contributor.referee3Boneti, Lindomar Wessler-
dc.contributor.referee4Luz, Araci Azinelli da-
dc.date.accessioned2020-03-11T12:11:15Z-
dc.date.issued2018-11-26-
dc.identifier.citationFabianovicz, Ana Cristina. Prática pedagógica restaurativa de convivência na escola. 2018. 126 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1755-
dc.description.resumoEsta tese apresenta uma investigação teórica a respeito do conceito de prática pedagógica restaurativa de convivência na escola. Com o objetivo de desenvolver este conceito, utiliza como método de pesquisa um tipo de Análise Conceitual, o Desenvolvimento Conceitual descrito na obra de Coombs e Daniels (1991), Wilson (2005) e Garcia (2012). Ao utilizar tal método para auxiliar na interpretação e desenvolvimento do conceito, explora a ideia de restauração pela concepção da Arte proposta por Viollet Le-Duc no século XIX. Apresenta um olhar ampliado de como a convivência pode ser transformada, considerando que o processo de aprendizagem é uma contínua abertura à experiência e à incorporação da mudança. Enfrenta, assim, um tema que ainda não foi percorrido em pesquisas na área da Educação, tendo em vista que o conceito de prática pedagógica restaurativa é entendido nesta investigação como um avanço para a prática pedagógica. A justificativa para a realização desta investigação é a de que as interações no âmbito da educação devem produzir esclarecimentos que tornem os sujeitos cada vez mais emancipados, num processo contínuo e histórico possível, que contribuam na elaboração de políticas educacionais, currículos e práticas escolares e que identifiquem critérios racionais válidos e consensuais para a ação educativa. Como parte do processo de desenvolvimento do conceito, explica a distinção entre educar e ensinar, expõe a escola como local onde se estabelecem as relações de convivência e realiza uma revisão de literatura, passando por estudos de Marpeau (2002), que tratam da construção da prática pedagógica compreendida como organização e como fenômeno cultural, capaz de moldar as ações dos seus atores, seguindo um sistema de referências comum; Dubet (2002, 2008), que entende a escola como mecanismo de definição de desigualdades justas; Blood e Thorsborne (2005), que estudam a convivência como cultura escolar; e Jarés (2008), com a ideia de escola como artífice cultural. Com o auxílio do método de pesquisa, é desenvolvido o conceito de prática pedagógica restaurativa de convivência na escola e, após abstrair elementos para ampliar a compreensão, são apresentadas as seguintes dimensões: a dimensão sociológica, que interpreta o conceito como o respeito às relações entre jovens que conversam de “igual para igual” com seus pares sobre diferentes assuntos, e o conhecimento que têm na própria comunidade em que vivem; a dimensão filosófica, explorada em Habermas (2012) como ação comunicativa que visa à observação de expressões sobre algo no mundo compartilhado, para se estabelecer consensos racionalmente motivados; e a dimensão pedagógica, fundamentada em Freire (1996, 2002, 2015), que aponta para valores e normas, avaliados no diálogo e extraído da experiência vivida, podendo tornar-se referências para a vida concreta. O desenvolvimento do conceito de prática pedagógica restaurativa trata de uma visão ampliada de convivência na escola, de valores que, em determinadas circunstâncias históricas, melhor atendem aos interesses de um bom convívio social. Contribuiu para a ideia de que a formação do sujeito como tarefa educativa deve levar em conta os aspectos individuais e sociais, mutuamente relacionados, possibilitando a competência individual para mobilizar forças transformadoras no âmbito das instituições sociais.por
dc.description.abstractThis thesis presents a theoretical investigation regarding the concept of pedagogical restorative practice of coexistence in the school. In order to develop this concept, it uses as a research method a type of Conceptual Analysis, Conceptual Development described in the work of Coombs and Daniels (1991), Wilson (2005) and Garcia (2012). Using this method to aid in the interpretation and development of the concept, he explores the idea of restoration by the conception of the art proposed by Viollet Le-Duc in the nineteenth century. It presents an expanded view of how coexistence can be transformed, considering that the learning process is a continuous openness to the experience and the incorporation of change. It thus explores a theme that has not yet been explored in research in the area of Education, considering that the concept of restorative pedagogical practice is understood in this research as an advance for pedagogical practice. The rationale for conducting this research is that interactions in education should produce clarifications that make subjects increasingly emancipated, in a continuous and historical process, that contribute to the elaboration of educational policies, curricula and school practices, and that identify valid and consensual rational criteria for educational action. As part of the concept development process, it presents the distinction between educating and teaching, presenting the school as a place where coexistence relations are established and conducting a literature review, including studies by Marpeau (2002), which deal with the construction of pedagogical practice understood as an organization and as a cultural phenomenon, able to shape the actions of its actors, following a common system of references; Dubet (2002, 2008), who understands school as a mechanism for defining fair inequalities; Blood and Thorsborne (2005), who study coexistence as a school culture; and Jarés (2008), with the idea of school as a cultural artifice. With the aid of the research method, the concept of pedagogical restorative practice of coexistence in the school is developed and, after abstracting elements to expand understanding, the following dimensions are presented: the sociological dimension, which interprets the concept as respect for relations between young people who talk "peer-to-peer" with their peers on different subjects, and the knowledge they have in the community in which they live; the philosophical dimension, explored in Habermas (2012) as communicative action that aims at the observation of expressions about something in the shared world, to establish rationally motivated consensus; and the pedagogical dimension, based on Freire (1996, 2002, 2015), that points to values and norms, evaluated in a qualified dialogue and extracted from the lived experience, that can become references for the concrete life. The development of the concept of restorative pedagogical practice deals with an expanded view of coexistence in school, values that in certain historical circumstances best serve the interests of a good social life. He contributed to the idea that the formation of the subject as an educational task must take into account the individual and social aspects, mutually related, enabling individual competence to mobilize transformative forces within the framework of social institutions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2020-03-11T12:11:15Z No. of bitstreams: 1 PRATICA PEDAGOGICA RESTAURATIVA.pdf: 1041535 bytes, checksum: 7003942240beb4c738b3dd110acb27fc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-11T12:11:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PRATICA PEDAGOGICA RESTAURATIVA.pdf: 1041535 bytes, checksum: 7003942240beb4c738b3dd110acb27fc (MD5) Previous issue date: 2018-11-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectConvivênciapor
dc.subjectAnálise conceitualpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subjectLiving togethereng
dc.subjectConceptual analysiseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePrática pedagógica restaurativa de convivência na escolapor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRATICA PEDAGOGICA RESTAURATIVA.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.