Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1751
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Cuidados paliativos entre discentes de fonoaudiologia e psicologia: diálogos sobre formação no âmbito da graduação
???metadata.dc.creator???: Silva, Rosanna Rita 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Massi, Giselle Aparecida de Athayde
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Ana Paula Berberian Vieira da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Zambenedetti, Gustavo
???metadata.dc.contributor.referee3???: Ziesemer, Nadine de Biagi
???metadata.dc.contributor.referee4???: Tonocchi, Rita de Cássia
???metadata.dc.contributor.referee5???: Alves, Álvaro Marcel Palomo
???metadata.dc.description.resumo???: A presença de outras pessoas junto àquelas que estão em condições de grave adoecimento é impregnada pelos sentidos produzidos para esse cuidado. Na sociedade contemporânea ocidental está consolidada a profissionalização da função que passa a ser de cuidador, profissional da área de saúde, o qual recebe por meio de formação acadêmica o preparo e a legitimidade para exercer esse trabalho. Nesse sentido, a partir dos anos sessenta do século vinte, passou a ser construído um campo específico, o dos cuidados paliativos, compreendido como o acompanhamento realizado pela equipe de saúde ao longo de todo o processo de adoecimento em casos de patologias de risco grave à saúde. Essa equipe é responsável pela atenção ao conjunto de necessidades físicas, psicológicas, sociais e espirituais do paciente e de seus familiares. A assistência paliativa abrange várias áreas de conhecimento e atuação, entre elas a Fonoaudiologia e a Psicologia. Assim, esta tese defende que a dinâmica estabelecida entre a ciência e a história de vida dos discentes pode efetivar o diálogo que contempla a temática dos cuidados paliativos no âmbito dessa formação. E, nesse intento, foi desenvolvida a pesquisa que teve como objetivo discutir a perspectiva de discentes desses cursos de graduação acerca dos cuidados paliativos e da inserção destes no âmbito de sua formação acadêmica. A pesquisa foi qualitativa e teve como abordagem metodológica a Análise Dialógica do Discurso. Para seu desenvolvimento, foram empregadas entrevistas semi-estruturadas e rodas de conversa. As rodas de conversa consistiram em um aprofundamento das discussões empreendidas durante as entrevistas. Os participantes, em número de oito, são alunos regularmente matriculados nos cursos de Fonoaudiologia ou Psicologia de uma universidade pública paranaense, os quais anteriormente haviam integrado um grupo de estudos acerca de cuidados paliativos organizado na instituição universitária onde estudam. Suas idades variam entre vinte e um e vinte e cinco anos. Os resultados que emergiram a partir dos discursos dos participantes foram divididos em dois eixos temáticos. O primeiro eixo intitulado cuidados paliativos e formação universitária e o segundo, compreensões acerca dos cuidados paliativos. No primeiro eixo, os resultados foram de que, na perspectiva dos discentes, não estão presentes ou estão apenas pontualmente presentes, nas atividades curriculares obrigatórias dos cursos, a inserção dos conhecimentos específicos acerca dos cuidados paliativos. De toda maneira, os participantes entendem que não há, na formação curricular, a sistematização de conteúdos ou práticas que possibilitem o conhecimento básico sobre essa área de atuação. Por outro lado, em seus relatos, narram participações em atividades extracurriculares nas quais está implicada a escolha individual, tais como grupo de estudo, oficina e leituras acerca do tema. Outro aspecto recorrente nas produções discursivas dos participantes foi a identificação de que as participações em atividades extracurriculares sobre cuidados paliativos possibilitaram novas construções de sentidos relativas às experiências pessoais anteriores de cuidados com familiares gravemente adoentados. No segundo eixo temático, denominado “compreensões acerca dos cuidados paliativos”, as produções discursivas dos participantes resultaram em três formas de abordagem da questão: cuidados paliativos como cuidados ao fim da vida, cuidados paliativos quando não há mais o que fazer ou quando ainda há muito por fazer e cuidados paliativos como atendimento ao paciente e seus familiares. A primeira delas está centrada na compreensão de que os cuidados paliativos estão restritos à assistência ao paciente somente nos momentos que cercam a morte. A segunda concepção que emergiu foi acerca das possibilidades e limites de atuação dos profissionais de saúde no adoecimento e nos cuidados ao fim da vida. E, finalmente, a terceira compreensão é a de que os cuidados paliativos são práticas de atenção não somente ao paciente, mas também aos seus familiares. Concluiu-se, portanto, que os participantes conhecem os cuidados paliativos bem como questões concernentes ao contexto que abrange essa forma de assistência, notadamente por meio de seu envolvimento em atividades extracurriculares que trataram do tema. Entretanto, em suas perspectivas, a formação para essa modalidade de atenção em saúde não está sendo devidamente contemplada no âmbito dos cursos de graduação e, assim não possibilitam a formação básica em seu currículo obrigatório, o qual abrange todos os discentes. Fazse necessário, então, reconhecer e atuar no sentido de que a formação para os CP esteja presente no currículo obrigatório dos cursos de Fonoaudiologia e Psicologia, abrangendo o conjunto de discentes e, ainda, despertando a necessária discussão do corpo docente em torno dos aspectos teóricos e metodológicos para que esse trabalho seja executado.
Abstract: The presence of other people near those who are in severe conditions of illness is permeated by the meanings produced towards this care. In the western contemporaneous society the professionalization of the function that becomes the one of caretaker is already consolidated as a health area professional who receives the preparation and the legitimacy to develop this work through an academic formation. In this sense, from the 60’s of the 20th century, an specific field of knowledge has begun to be constructed – the one of palliative care – understood as the follow-up undertaken by the health team along the whole therapeutic process in cases of severe health risks pathologies, focusing on the totality of physical, psychological, social and spiritual necessities of the patient and his/her family. The palliative assistance comprehends several areas of knowledge and practice, among them the Phonoaudiology and Psychology ones. Thus, this thesis defends the insertion of the specific basic assumptions about palliative care in the curricular formation of Phonoaudiology and Psychology graduation courses. And, from this intent, this research was also developed aiming to discuss the undergraduates’ perspective from these graduation courses about palliative care and its insertion in the scope of their academic formation. The research followed the qualitative guidelines and has adopted the Dialogic Discourse Analysis as the methodological approach. In order to gather this information, the procedures of semi-structured interviews and talking sessions were employed. The last ones consisted of deepen the discussions developed during the interviews. The participants, eight subjects, are undergraduates regularly enrolled in the courses of Phonoaudiology and Psychology in a public university in the State of Paraná, Southern region of Brazil, who had previously taken part in a study group aiming to discuss about palliative care offered by the university. The age of the subjects varied between twenty one and twenty five years old. The results obtained from the participants discourse were divided into two thematic axes entitled palliative care and formation and understanding about palliative care. In the first one the results showed that, from the undergraduates’ perspective, the insertion of specific knowledge about palliative care are not present or are just partially present in mandatory curricular activities of the courses. Anyway, the participants figure out that there is no systematization of contents or practices in the curricular formation which allow the fundamental knowledge about this area of activity. On the other hand, through their reports they reveal some participations in extra-curricular activities in which personal choices are implied, such as study groups, workshops and readings about the theme. Another aspect emerged through the participants’ discursive productions was the identification that the participation in extra-curricular activities about palliative care allowed new constructions of meanings related to previous personal experiences of severely ill relatives’ health care. In the second thematic axes, entitled understanding about palliative care, the participants discursive productions resulted in three different approaches for the question, which are: palliative care as a specific care on the end of human life, palliative care when there is nothing more to do, or when there is a lot more to do, and palliative care as an assistance to the patient and his/her family. The first one is focused in the comprehension that palliative care is restricted to the assistance to the patient just during the previous moments of death. The second perspective emerged from the participants’ discursive production is about the possibilities and limitations of health professionals’ procedures in the course of illness and care at life’s end. And, finally, the third one is that palliative care are careful practices not just in relation to the patient but also to his/her family members. Thus, it was possible to conclude that the participants know palliative care as well as some issues related to the context where this situation is inserted, markedly by means of their involvement in extra-curricular activities which have handled this thematic. However, in their perspectives, the formation to this health care modality is not being properly considered in graduation courses and, thus, do not allow the basic formation in its mandatory curriculum, the one which comprises all the undergraduates. So, it’s necessary to recognize and act in the sense that the formation related to palliative care must be present in the mandatory curriculum of Phonoaudiology and Psychology graduation courses covering the whole scope of undergraduates and arising, as well, the necessary debate among the professors towards the theoretical and practical aspects in order to develop this field of work.
Keywords: Cuidados paliativos
Formação em fonoaudiologia
Formação em psicologia
Dialogismo
Palliative cares
Formation in phonoaudiology
Formation in psychology
Dialogism
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Distúrbios da Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Distúrbios da Comunicação
Citation: Silva, Rosanna Rita. Cuidados paliativos entre discentes de fonoaudiologia e psicologia: diálogos sobre formação no âmbito da graduação. 2019. 101 f. Tese( Doutorado em Distúrbios da Comunicação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1751
Issue Date: 22-Nov-2019
Appears in Collections:DOUTORADO EM DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CUIDADOS PALIATIVOS.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.