Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1736
???metadata.dc.type???: Tese
Title: A Neue Deutsche Schule de Blumenau: cultura escolar e identidade étnica (1889-1938)
???metadata.dc.creator???: Probst, Melissa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Vechia, Ariclê
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos, Ademir Valdir dos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Fritzen, Maristela Pereira
???metadata.dc.contributor.referee3???: Renk, Valquíria Elita
???metadata.dc.contributor.referee4???: Viana, Iêda
???metadata.dc.description.resumo???: O tema central da presente pesquisa é cultura escolar da Neue Deutsche Schule entre os anos de 1889 a 1938, na cidade de Blumenau no Estado de Santa Catarina. Nossa hipótese inicial é que em meio a outras instituições étnicas, a “escola alemã, aqui representada pela Neue Deutsche Schule foi um dos principais elementos da manutenção da identidade étnica alemã em Blumenau. E, embora a escola em questão permaneça em funcionamento até os dias atuais, sob o nome de Escola Estadual Básica Pedro II, optou-se por delimitar o recorte da pesquisa do ano de 1889 ao ano de 1938, levando em conta que a nacionalização da educação pelo Estado Novo (1937-1945) implicou profundas mudanças educacionais. A Neue Deutsche Schule, desde a sua fundação, funcionou com cultura e práticas que lhe fizeram singular em meio às demais instituições escolares, até quando, a realidade imposta pela nacionalização compulsória extinguiu as singularidades da escola até então existentes, transformando sua cultura interna, aproximando-a da configuração do modelo proposto pelo governo central. Como objetivo, buscou-se investigar a Cultura Escolar da Neue Deutsche Schule, levando em conta o que acontece no interior da escola, seu universo micro, sem perder de vista a totalidade histórica, ou seja, sem desconectá-la da realidade social, das demais culturas, política, cultural, econômica e educacional macro. Para tanto, são consideradas duas diferentes, porém complementares, perspectivas de cultura escolar: a de Dominique Julia (2001) e de Viñao Frago (1995; 2001; 2005; 2006). Contou-se ainda, entre outros autores, com as contribuições de Chervel (1990) e Forquin (1993). O estudo, portanto, se insere na linha da História Cultural, mais especificamente situada no campo da Historia das Instituições Escolares sob o prisma da Cultura Escolar, que nos possibilita novo olhar sobre a escola, permitindo perceber a lógica do funcionamento interno da instituição, as ações dos sujeitos educacionais, as normas e a práticas pedagógicas, os discursos, os tempos e o espaço escolar, ou seja, a capacidade da instituição escolar em produzir, no contexto micro, uma cultura singular, única e original. Para efetivação da pesquisa foram utilizadas fontes bibliográficas e documentais, escritas e iconográficas, entre as quais podem ser citadas as fotografias, atas, fichas de identificação de alunos, relatórios, livros de matrículas, boletins e certificados escolares, jornais, entre outras além das fontes bibliográficas. Nesses meandros, a diversidade de fontes e registros nos permite realizar uma análise crítica e interdisciplinar da história da Neue Deutsche Schule. Após submeter à análise as fontes históricas inventariadas no interior da instituição, em bibliotecas, arquivos públicos e acervos particulares, juntamente com as fontes bibliográficas que nortearam o presente estudo, defende-se a tese de que a Neue Deutsche Schule, tendo iniciado suas atividades no ano de 1889 no município de Blumenau (SC) foi, juntamente com outras instituições sociais, uma das mais importantes no que diz respeito à manutenção da identidade étnica da comunidade blumenauense. Os resultados da pesquisa mostam que não há duas insituições de ensinam que possam ser iguais, pois existe variação das performances em cada insituição, que torna as torna singular no âmbito da cultura escolar interna; e que a partir da constituição de uma cultura própria, as atividades desenvolvidas na Neue Deutsche Schule foram deveras importantes na manutenção da cultura e da identidade ética alemã do município de Blumenau. As aulas ministradas em língua alemã, o curriculo que valorizava as artes (canto, teatro, música), os métodos e práticas escolares pautados na realia, a valorização da literatura e desenvolvimento das atividades da biblioteca alemã, a alfabetização das crianças em língua alemã, a realização de festas escolares, a contratação de professores especializados formados na Alemanha, entre outros aspectos nos permitiu concluir que a Neue Deutsche Schule fazia alusão diária aos hábitos e costumes germânicos, subjetivando nos estudantes e na comunidade do entorno questões relacionadas à identidade cultural dos indivíduos e valorizando o pertencimento ao grupo étnico teuto-brasileiro.
Abstract: The central theme of this research is the school culture of Neue Deutsche Schule between 1889 and 1938, in Blumenau city, in the State of Santa Catarina. Our initial hypothesis is that among other ethnic institutions, the "German school, represented here by the Neue Deutsche Schule was one of the main elements of the maintenance of the German ethnic identity in Blumenau. And although the school in question remains in operation until today, under the name of Pedro II Basic State School, it was decided to delimit the research cut of the year 1889 to the year 1938, taking into account that the nationalization of the education by the Estado Novo (1937-1945) entailed profound educational changes. Since its founding, the Neue Deutsche Schule has functioned with culture and practices that made it unique among other school institutions, until when the reality imposed by compulsory nationalization extinguished the singularities of the school until then, transforming its internal culture, -a of the configuration of the model proposed by the central government. The purpose of this study was to investigate the Neue Deutsche Schule school culture, taking into account what happens inside the school, its micro universe, without losing sight of the historical totality, that is, without disconnecting it from the social reality, the other cultures, political, cultural, economic and educational macro. For this, two different but complementary perspectives of school culture are considered: Dominique Julia (2001) and Viñao Frago (1995, 2001, 2005, 2006). Among other authors, it was also mentioned the contributions of Chervel (1990) and Forquin (1993). The study, therefore, is inserted in the line of Cultural History, more specifically located in the field of the History of School Institutions under the prism of School Culture, which allows us to look at school again, allowing us to perceive the logic of the institution's internal functioning, actions of educational subjects, norms and pedagogical practices, discourses, times and school space, that is, the capacity of the school institution to produce, in the micro context, a singular, unique and original culture. In order to carry out the research, bibliographical and documentary sources were used, written and iconographic, among which photographs, minutes, student identification cards, reports, enrollment books, school bulletins and certificates, newspapers, among others besides sources bibliographical references. In these meanders, the diversity of sources and registers enables us to conduct a critical and interdisciplinary analysis of the history of the Neue Deutsche Schule. After reviewing the historical sources inventoried within the institution, in libraries, public archives and private collections, together with the bibliographic sources that guided the present study, the thesis is defended that the Neue Deutsche Schule, having started its activities in the year of 1889 in the city of Blumenau (SC) was, along with other social institutions, one of the most important ones regarding the maintenance of the ethnic identity of the community blumenauense. The results of the research show that there are no two teaching institutions that can be the same, since there is variation in the performances in each institution, which makes them unique within the internal school culture; and that from the constitution of a culture of its own, the activities developed at the Neue Deutsche Schule were very important in maintaining the culture and the German ethical identity of the municipality of Blumenau. The classes taught in German, the curriculum that valued the arts (singing, theater, music), school methods and practices based on realia, appreciation of the literature and development of activities of the German library, literacy of German- the celebration of school holidays, the hiring of specialized teachers trained in Germany, among other aspects allowed us to conclude that the Neue Deutsche Schule made daily allusion to German habits and customs, subjecting students and the community around issues related to the cultural identity of individuals and valuing belonging to the ethnic group.
Keywords: Cultura escolar
Educação étnica alemã
Neue Deutsche Schule
School culture
German ethnic education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Educação
Citation: Probst, Melissa. A Neue Deutsche Schule de Blumenau: cultura escolar e identidade étnica (1889-1938). 2017. 324 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná,Curitiba, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1736
Issue Date: 27-Jul-2017
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A NEUE DEUTSCHE.pdf16.39 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.