Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1734
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPianovski, Regina Bonat-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6935046863064758por
dc.contributor.advisor1Souza, Maria Antônia de-
dc.contributor.referee1Hage, Salomão Mufarrej-
dc.contributor.referee2Silva, Daniel Vieira da-
dc.contributor.referee3Franco, Adriana de Fátima-
dc.contributor.referee4Fontana, Maria Iolanda-
dc.date.accessioned2020-02-28T14:39:01Z-
dc.date.issued2017-04-07-
dc.identifier.citationPianovski, Regina Bonat. Ensino e aprendizagem em escolas rurais multisseriadas e as contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. 2017.225 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1734-
dc.description.resumoA pesquisa dá visibilidade a um contexto específico da escola pública brasileira, ainda pouco pesquisado, as escolas multisseriadas localizadas no campo. Pretendese compreender como o processo de ensino e aprendizagem, nessa especificidade, pode ser potencializado tomando as vivências da vida no campo como contexto e conteúdo da aprendizagem. O objetivo geral consiste na análise do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula, em relação aos determinantes externos e internos que contribuem para concretizar a vivência das escolas multisseriadas. O lócus da pesquisa empírica foram duas escolas multisseriadas localizadas em um município da Região Metropolitana de Curitiba, onde realizaram-se observações e entrevistas. O desenvolvimento da pesquisa se orienta por uma perspectiva materialista histórica dialética, tendo como conceitos centrais: escola pública, ensino e aprendizagem, Educação do Campo e Educação Rural. O processo de ensino aprendizagem é analisado segundo os aportes teóricos da psicologia históricocultural, no que tange à aprendizagem e à formação dos conceitos científicos e pela pedagogia histórico-crítica que preconiza o acesso ao saber historicamente acumulado pela humanidade. As teorias referidas permitiram pensar um processo de ensino e aprendizagem voltado para a formação humana. O estudo também evidencia alguns marcos constitutivos da escola pública e uma breve contextualização do campo no Brasil, apontando a presença de duas concepções teóricas antagônicas quanto à concepção do campo e dos povos do campo, a saber: a Educação do Campo e a Educação Rural. Os resultados da pesquisa mostram que: 1- existem vários fatores que servem de obstáculo ao desenvolvimento do potencial educativo nas escolas multisseriadas, dentre eles, as políticas públicas de âmbito nacional, estadual e municipal; a formação inicial e continuada dos professores; o projeto político-pedagógico das escolas, subordinado às decisões da Secretaria de Educação municipal; a concepção de Educação Rural; 2- dentre os elementos que favorecem o ensino nas escolas multisseriadas destacam-se o vínculo do professor com a escola e a comunidade; as condições do aluno; a participação da comunidade; 3- a apropriação de conhecimentos científicos depende de um trabalho vinculado ao campo, que considere a prática social dos alunos. 4- a formação continuada dos professores carece de estudos sobre as especificidades do campo, de modo que os professores possam trocar experiências e construir sua docência como professores das escolas do campo; 5- as análises dos dados da pesquisa, além de confirmarem o potencial educativo das escolas multisseriadas, apontam que, para a efetivação deste potencial, há que se pensar numa outra forma de organização escolar que se contraponha à multisseriação como junção de séries, e contemple momentos de trabalho tanto individual como coletivo, vinculados à prática social dos alunos, instrumentalizando-os para pensar a realidade vivenciada.por
dc.description.abstractThis research presents the multigraded schools on countryside, a scenario of a Brazilian public school. Its purpose is to understand how to maximize education and learning processing, considering life experience on countryside as learning content and environment. The objective is to analyze the process of teaching and learning in classroom related to internal and external factors that contribute to realize the experience of multigraded schools. The empirical research took place at two multigraded schools on the metropolitan zone of Curitiba with observational study and interviews. This study is oriented by a dialectical and historical materialism perspective with central concepts: public school, teaching-learning process, Rural Education and Countryside Education. The teaching-learning process is analyzed per theoretical contributions from historical-cultural psychology regarding to learning and development of scientific concepts; from historical-critical pedagogy, that recommends the access to historically accumulated knowledge by humanity. These theories suggest a teaching- learning process oriented by human development. The study also emphasizes constitutive milestones of public school and a contextualization of countryside in Brazil, appointing two conflicting theoretical concepts: Rural Education and Countryside Education. The results show: 1- there are several obstacles to educational potential on multigraded schools like public policies from national, state and municipal context; initial and continuous teacher training; political- pedagogical project that are subordinated to Municipal Department of Education; the concept of rural education; 2 – the relationship among teacher, school and community stand out among components that help the teaching process on multigraded schools; student conditions; community involvement; 3- the appropriation of scientific knowledge depends on a fieldwork with a social practice from students; 4 – continuous teacher training needs study about countryside features, to exchange experiences with other teachers and to build their own teaching as teachers of countryside schools; 5 – data analysis form this research confirm the educational potential of multigraded schools. To reinforce this potential its necessary to think about a school organization that can oppose to multigraded as merger of series, and contemplate individual and collective tasks, associated with social practice from students providing tools to think about experienced reality.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2020-02-28T14:36:03Z No. of bitstreams: 1 ENSINO E APRENDIZAGEM EM ESCOLAS.pdf: 4562902 bytes, checksum: 1584ceaf756d729432d4bdfc8f0c18cd (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2020-02-28T14:39:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ENSINO E APRENDIZAGEM EM ESCOLAS.pdf: 4562902 bytes, checksum: 1584ceaf756d729432d4bdfc8f0c18cd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-28T14:39:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ENSINO E APRENDIZAGEM EM ESCOLAS.pdf: 4562902 bytes, checksum: 1584ceaf756d729432d4bdfc8f0c18cd (MD5) Previous issue date: 2017-04-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectEscolas multisseriadaspor
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpor
dc.subjectPedagogia histórico-críticapor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectTeaching-learning processeng
dc.subjectMultigraded schoolseng
dc.subjectHistorical-Cultural psychologyeng
dc.subjectHistorical-critical pedagogyeng
dc.subjectCountryside educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEnsino e aprendizagem em escolas rurais multisseriadas e as contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-críticapor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENSINO E APRENDIZAGEM EM ESCOLAS.pdf4.46 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.