Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1730
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMezarobba, Gilson-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6444359175540203por
dc.contributor.advisor1Schlesener, Anita Helena-
dc.contributor.referee1Dalarosa, Adair Angelo-
dc.contributor.referee2Pereira, Maria de Fatima Rodrigues-
dc.contributor.referee3Costa Neto, Pedro Leão da-
dc.contributor.referee4Flach, Simone de Fátima-
dc.date.accessioned2020-01-27T20:37:07Z-
dc.date.issued2017-03-29-
dc.identifier.citationMezarobba, Gilson. Imperialismo e educação: a relação entre a educação pública e as fundações e institutos empresariais no Brasil (1990 - 2014). 2017. 406 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1730-
dc.description.resumoO objetivo central dessa pesquisa é investigar as intervenções da instituições e fundações empresariais no processo educativo das escolas públicas brasileiras tendo como pano de fundo o projeto imperialista mundial que define políticas internacionais para a educação (Jomtien, Banco Mundial). Procura-se refletir sobre a influência do mercado no processo educativo e os mecanismos de parcerias que permitem a intromissão do capital privado na definição dos projetos das escolas públicas. Busca-se desvendar as contradições existentes neste intercâmbio entre público e privado, a fim de superar as ilusões do senso comum, a visão acrítica e apologética que justifica as ações desses grupos empresariais. Trata-se de analisar os acontecimentos a partir da totalidade histórica, que envolve as ordens: macroeconômica, política, ideológica e social para explicitar elementos do cotidiano escolar, ou seja, parte-se do empírico particular e alimentado pela teoria para explicitar as relações gerais tendo como base metodológica o materialismo histórico. Os dados empíricos são explicitados com base em documentos, bibliografias, cartilhas e materiais produzidos pelas empresas que se utilizam dos programas. Os estudos permitiram inferir que as empresas, suas fundações e institutos realizam parcerias com as escolas públicas, perpassando-as com inúmeras formas de projetos. Muitas empresas optam por criar suas próprias escolas ou ajudam financiar esses empreendimentos. A empresa distribui gratuitamente ou vende para os municípios produtos e serviços de suas empresas, material elaborado segundo seu ideário político, sem a participação dos interessados (professores) que recebem este material para parte do cotidiano da escola, de modo que do projeto político pedagógico e o currículo sofrem interferências diretas e indiretas desses agentes. A tese se divide em seis seções: a primeira aborda a questão do imperialismo e suas novas formas de dominação; a segunda trata como o imperialismo organiza o mundo atual pela via do neoliberalismo; a terceira seção versa sobre as organizações das fundações empresariais no contexto da reestruturação imperialista neoliberal; a quarta discute os desdobramentos destas políticas no âmbito da educação escolar; a quinta seção analisa programas de fundações e institutos empresariais e a sexta e última seção avalia os materiais pedagógicos distribuídos nas escolas públicas do Brasil. Todo este percurso visa a demonstrar a tese que defendemos: na fase atual do imperialismo, existe uma relação entre as fundações e instituições empresariais e a educação pública no Brasil, que redefine a relação público/privado em defesa dos interesses da ordem capitalista e que diluem a luta de classes.por
dc.description.abstractThe central objective of this research is to investigate the interventions of institutions and foundations in the educational process of the Brazilian public schools against the backdrop of the world imperialist project that defines international policies for education (Jomtien, World Bank). It seeks to reflect on the influence of the market in the educational process and the mechanisms of partnerships that allow the intrusion of the private capital in the definition of the projects of the public schools. It seeks to unravel the contradictions existing in this exchange between public and private, in order to overcome the illusions of common sense, the uncritical and apologetic view that justifies the actions of these business groups. It is a question of analysing the events from the historical totality, which involves the orders: macroeconomic, political, ideological and social to explain elements of school daily, that is, it starts from the particular empiric and fed by the theory to explain the general relations based on historical materialism. The empirical data are explained on the basis of documents, bibliographies, booklets and materials produced by the companies that use the programs. The studies allowed to infer that the companies, their foundations and institutes realize partnerships with the public schools, crossing them with innumerable forms of projects. Many companies choose to set up their own schools or help finance these ventures. The company distributes free or sells to the municipalities products and services of its companies, material elaborated according to its political ideology, without the participation of the interested ones (teachers) that receive this material for part of the daily life of the school, so that of the pedagogical political project and The curriculum are directly and indirectly interfered with by these agents. The thesis is divided into six sections: the first deals with the question of imperialism and its new forms of domination; The second deals with how imperialism organizes the present world through neoliberalism; The third section deals with organizations of business foundations in the context of neoliberal imperialist restructuring; The fourth discusses the consequences of these policies in the context of school education; The fifth section analyses programs of foundations and business institutes and the sixth and final section evaluates the pedagogical materials distributed in public schools in Brazil. All this course is aimed at demonstrating the thesis we defend: in the current phase of imperialism, there is a relationship between foundations and business institutions and public education in Brazil, which redefines the public / private relationship in defence of the interests of the capitalist order and which dilute The class struggle.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2020-01-27T17:16:47Z No. of bitstreams: 1 IMPERIALISMO E EDUCACAO.pdf: 3427777 bytes, checksum: 09fe160de3adea552e442a949cecfe10 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2020-01-27T20:37:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 IMPERIALISMO E EDUCACAO.pdf: 3427777 bytes, checksum: 09fe160de3adea552e442a949cecfe10 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-27T20:37:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IMPERIALISMO E EDUCACAO.pdf: 3427777 bytes, checksum: 09fe160de3adea552e442a949cecfe10 (MD5) Previous issue date: 2017-03-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectImperialismopor
dc.subjectIdeologiapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectParcerias público privadaspor
dc.subjectTerceiro setorpor
dc.subjectImperialismeng
dc.subjectIdeologyeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPublic-private partnershipseng
dc.subjectThird sectoreng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleImperialismo e educação: a relação entre a educação pública e as fundações e institutos empresariais no Brasil (1990 - 2014)por
dc.typeTesepor
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IMPERIALISMO E EDUCACAO.pdf3.35 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.