Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1729
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFontana, Maria Iolanda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6884872007844590por
dc.contributor.advisor1Ferreira, Naura Syria Carapeto-
dc.contributor.referee1Cury, Roberto Jamil-
dc.contributor.referee2Souza, Maria Antônia de-
dc.contributor.referee3Schlesener, Anita Helena-
dc.contributor.referee4Romanowski, Joana Paulin-
dc.date.accessioned2019-12-12T13:49:59Z-
dc.date.issued2014-12-05-
dc.identifier.citationFontana, Maria Iolanda. Políticas públicas para pesquisa na formação e no trabalho dos profissionais da educação básica: contradições e materialidade. 2014. 335 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1729-
dc.description.resumoEste estudo tem o objetivo de analisar as contradições e a materialidade das políticas públicas para pesquisa na formação e no trabalho de profissionais da educação básica. O pressuposto é que a pesquisa realizada na perspectiva da práxis em cursos de formação inicial e continuada, como no trabalho de professores da universidade e da educação básica, pode, pela produção do conhecimento crítico emancipador, potencializar a ação coletiva e transformadora dos profissionais da educação. Defende-se a necessidade de políticas públicas para que a pesquisa se efetive nos cursos de formação inicial e continuada dos profissionais da educação e se constitua como conhecimento e prática integrante da identidade e da profissionalidade docente. Adota-se a dialética na concepção do materialismo histórico como método para compreender o movimento histórico, as ideologias e as determinações político-econômicas que configuram as relações contraditórias entre políticas públicas, a pesquisa na formação e no trabalho do profissional da educação básica. Utiliza-se como procedimentos de pesquisa empírica: a contextualização da produção do conhecimento científico sobre o tema, com base no banco de dados da Capes e periódicos nacionais; a análise de documentos oficiais de três programas que incluem a pesquisa como atividade mediadora da formação continuada de profissionais da educação básica: 1) Observatório da Educação - Obeduc/Capes; 2) Programa de Desenvolvimento da Educação no Paraná – PDE/SEED; 3) Projeto EduPesquisa/SME; análise de entrevistas e questionários aplicados a coordenadores e professores envolvidos nos referidos programas. Os principais autores que fundamentam as análises são: Kopnin (1978) e Vieira Pinto (1979), sobre a ciência e a pesquisa na perspectiva dialética; Gramsci (1978); Marx (1996) e Vázquez (2007), sobre a pesquisa na dimensão da práxis; André (2008) e Lüdke (2007), sobre a pesquisa na formação de professores; Saviani (2014); Freitas (2007); Gatti, Barreto, André (2011), sobre políticas públicas para a formação docente. O processo de investigação busca responder: O que é pesquisar na perspectiva da práxis? Qual a concepção de pesquisa que fundamenta as políticas públicas para a formação e o trabalho dos profissionais da educação básica? O que diz a produção científica brasileira sobre a pesquisa na formação e no trabalho dos profissionais da educação básica? O que são e quais são as políticas públicas para a pesquisa dos profissionais da educação básica? Os programas de formação continuada Obeduc, PDE/PR e o projeto EduPesquisa favorecem o desenvolvimento da pesquisa na escola? Como se apresentam ou podem se apresentar as práticas de pesquisa pedagógica em escolas de educação básica, no estado do Paraná? Constata-se, neste estudo, que as políticas públicas Obeduc, PDE e projeto EduPesquisa, embora tenham diferentes concepções de pesquisa e de produção de conhecimentos apresentam avanços importantes, pois superam modelos de formação estritamente técnico-instrumentais. A síntese contraditória é a falta de políticas públicas que aliem a pesquisa na dimensão formativa à sua materialidade na dimensão do trabalho dos profissionais da educação básica. Para tanto, é necessário prover recursos financeiros que transformem as precárias condições de trabalho nas escolas públicas e valorizem a carreira e salário docente.por
dc.description.abstractThe purpose of the present study is to analyze the contradictions and the materiality of the public policies for research in the training and in the work of professionals of nursery, primary and secondary education. The presupposition is that the research carried out under the praxis perspective in higher and further education training courses, as well as in the work of university professors and school teachers, can strengthen the collective and transforming action of the education professionals, through the production of emancipating critical knowledge. We defend the necessity of public policies for the research accomplishment in higher and further education training programs and that it may constitute itself as integrating knowledge and practice of the teachers’ professional identity. The dialectic in the conception of the historical materialism is adopted as a method in order to understand the historical movement, the ideologies and the political-economical determinations that depict the contradictory relations concerning political policies, the research in training courses and work of the nursery, primary and secondary education professionals. The empiric research procedures have been: the contextualization of the production of the scientific knowledge about the theme based on the data bank from Capes and national periodicals; the analysis of official documents of three programs in which research is included as a mediating activity in the further education programs for nursery, primary and secondary education professionals: 1) Observatório da Educação – Obeduc/Capes; 2) Programa de Desenvolvimento da Educação no Paraná – PDE/SEED; 3) project EduPesquisa/SME; analysis of interviews and questionaries answered by coordinators and professors/teachers envolved in the referred programs. This study is mainly based on the following authors: Kopnin (1978) and Vieira Pinto (1979), on science and research in the dialectic perspective; Gramsci (1978); Marx (1996) and Vázquez (2007), on research in the praxix dimension; André (2008) and Lüdke (2007), on research in teachers’ training; Savini (2014); Freitas (2007); Gatti, Barreto, André (2011), on public policies for teachers’ training. The investigation process aims at answering: What is it to investigate under the praxis perspective? What research conception fundaments the public policies for the training and work of the nursery, primary and secondary education professionals? What does the Brazilian scientific production state about research on the training and work of nursery, primary and secondary education professionals? What and which are the public policies concerning research for nursery, primary and secondary education professionals? Do the programs for further education Obeduc, PDE/PR and EduPesquisa favor the research development at schools? How is the pedagogical research practice presented in nursery, primary and secondary education schools – or how can it be presented, in the state of Paraná? It has been verified in the present study that although they have different research and knowledge production conceptions, the public policies Obeduc, PDE and EduPesquisa project show important advances, for they overcome strictly technical-instrumental training models. The contradictory synthesis is the lack of public policies that associate research in the training dimension to its materiality in the dimension of the work of nursery, primary and secondary education professionals. Therefore, it is necessary to provide financial resources to transform the precarious working conditions at public schools and to value the teachers’ career and income.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2019-12-12T13:47:14Z No. of bitstreams: 1 POLITICAS PUBLICAS PARA PESQUISA.pdf: 2014093 bytes, checksum: 9f53e764ee8e0449d4a33c9fa26b27b7 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by maria oliveira (maria.oliveira@utp.br) on 2019-12-12T13:49:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 POLITICAS PUBLICAS PARA PESQUISA.pdf: 2014093 bytes, checksum: 9f53e764ee8e0449d4a33c9fa26b27b7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-12T13:49:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 POLITICAS PUBLICAS PARA PESQUISA.pdf: 2014093 bytes, checksum: 9f53e764ee8e0449d4a33c9fa26b27b7 (MD5) Previous issue date: 2014-12-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectFormação de profissionais da educação básicapor
dc.subjectTrabalho de profissionais da educação básicapor
dc.subjectPesquisapor
dc.subjectPráxispor
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectTeachers educational training programeng
dc.subjectWork of education professionalseng
dc.subjectResearcheng
dc.subjectPraxiseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePolíticas públicas para pesquisa na formação e no trabalho dos profissionais da educação básica: contradições e materialidadepor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLITICAS PUBLICAS PARA PESQUISA.pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.