Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1668
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Por uma educação para a emancipação: uma contribuição de Naura Syria Carapeto Ferreira
???metadata.dc.creator???: Markowicz, Daniel 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Costa Neto, Pedro Leão da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Gouveia, Andréia Barbosa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Dourado, Luiz Fernando
???metadata.dc.contributor.referee3???: Machado, Dinamara Pereira
???metadata.dc.contributor.referee4???: Salomé, Josélia Schwanka
???metadata.dc.contributor.referee5???: Amaral Filho, Fausto dos Santos
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho é resultado de um estudo sobre a trajetória e as principais contribuições da professora Doutora Naura Syria Carapeto Ferreira na área educacional. A tese está ancorada em uma fundamentação crítica acerca do trabalho intelectual da pesquisadora na perspectiva da emancipação humana. A presente análise traz um olhar sobre a trajetória da pesquisadora e o mundo do trabalho. Apresenta como foco de análise os pilares escolhidos pela autora que são: as políticas públicas; a gestão democrática da educação e a formação. Estes temas formam um sólido tripé presente nas produções intelectuais da professora e revelam o caminho condutor de suas produções. As pesquisas são extraídas do complexo contexto histórico social da humanidade. A problemática da pesquisa discute sobre se há a perspectiva real de emancipação humana em seus trabalhos. O objetivo é demonstrar possibilidades de emancipação por meio do conhecimento presente nos trabalhos de Ferreira. A sua trajetória demonstra de forma clara a possibilidade de emancipação do homem e da mulher por meio do conhecimento, caminho de emancipação defendido pela autora porque pode formar sujeitos conscientes da realidade e preparados para lutar pela emancipação humana nesta sociedade desigual. Seus trabalhos apontam caminhos sólidos a serem seguidos no campo educacional com a perspectiva de melhorar a vida dos trabalhadores, homens, mulheres e filhos. O estudo justifica-se pela necessidade no presente de combater e lutar contra a retirada dos direitos sociais dos trabalhadores e dos sem trabalho presentes na modernidade. A sociedade brasileira vive um momento de forte crise, desemprego e aumento da violência, as alternativas elucidadas pela autora em ininterruptas pesquisas podem significar possibilidades de um mundo melhor no cenário de desilusão, desigualdade, desemprego e violência que assola a sociedade capitalista. O pensamento crítico e dialético da autora pode contribuir decisivamente na luta diária da classe trabalhadora e das futuras gerações. O conhecimento e o trabalho são fundamentais, na perspectiva de Ferreira para a emancipação humana.
Abstract: The present work is the result of a long period of studying about the trajectory and main contributions belonged from Professor Naura Syria Carapeto Ferreira in the educational area. The thesis is sustained in a critical foundation about the researcher's intellectual work in order to human emancipate. The analysis brings a look at the trajectory of the researcher and the world of work. It presents as focus of analysis the three pillars chosen by the author that they are: the public policies; the democratic management of education and educational background. These themes form a solid support present in the teacher's intellectual productions and reveal the thread of their productions. Research is drawn from the complex social historical context of humanity. The research problem discusses whether there is the prospect of human emancipation in their work. The objective is to demonstrate possibilities of emancipation through the knowledge present in Ferreira’s work. His trajectory clearly demonstrates the possibility of emancipation of man and woman through knowledge, the path of emancipation defended by the author because he can form subjects aware of reality and prepared to fight for human emancipation in this unequal society. His work points out solid paths to be followed in the educational field with the perspective of improving the lives of workers, men, women and children. The study is justified by the present need to contest and fight against the withdrawal of social rights from workers and unemployed present in the present time. Brazilian society is experiencing a time of strong crisis, unemployment and increased violence, the alternatives elucidated by the author in uninterrupted research can mean possibilities for a better world in the scenario of disillusionment, inequality, unemployment and violence that disturb capitalist society. The author's critical and dialectical thinking can contribute decisively to the daily struggle of the working class and future generations. Knowledge and work are fundamental, in Ferreira’s perspective for human emancipation.
Keywords: Alienação
Emancipação humana
Força de trabalho
Trajetória de Naura Syria Carapeto Ferreira
Formação dos profissionais da educação
Gestão democrática da educação
Políticas públicas
Trabalho
Alienation
Human emancipation
Workforce
Training of education professionals
Democratic management of education
Public policy
Job
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Educação
Citation: Markowicz, Daniel. Por uma educação para a emancipação: uma contribuição de Naura Syria Carapeto Ferreira. 2019. 300 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1668
Issue Date: 17-Jun-2019
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POR UMA EDUCACAO PARA.pdf2.69 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.